Os refrigerantes ou bebida gaseificada, são consumidos em todo o mundo, mas, atenção, o seu consumo pode representar um risco para a nossa saúde. Quem pode resistir a um copo de refrigerante no final do dia? Mas como todos os excessos são ruins, essas bebidas não são exceções.
Além disso, os sucos de frutas e ervas que promovem um melhor sabor e aceitação, tal refrigerante geralmente contém algumas substâncias tais como acidulantes e corantes. O efeito secundário do seu consumo dependerá da sensibilidade individual de causar uma reação como alergias, por exemplo.
Um dos componentes presentes nas bebidas não alcoólicas é o açúcar e, no grupo cola, um acidulante chamado ácido fosfórico. O excesso de açúcar (tanto na fabricação do produto quanto no consumo excessivo) pode causar cárie, variar a sensibilidade e a predisposição de cada pessoa, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar gastrite, diabetes (além de fatores genéticos, estresse, etc.), elevar os níveis de triglicérides no sangue, o que pode levar ao aumento dos níveis de colesterol total e do LDL (colesterol ruim).
As bebidas do grupo Cola e Guaraná, que são os mais ricos em cafeína, são os mais consumidos entre as variedades que se encontram no mercado. Em maior ou menor medida, a cafeína tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central, tonifica e reduz o sono e a fadiga. Por outro lado, pode provocar uma descarga de adrenalina e quando é consumida em doses elevadas, podem causar tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.
O grupo de refrigerantes a base de Cola tem na sua composição, além da cafeína, o ácido fosfórico, que é uma substância que pode danificar a ligação do cálcio nos ossos e pode deixar o consumidor propenso a desenvolver a osteoporose.
Os refrigerantes light são uma boa opção para quem gosta destas bebidas, e ajuda na luta contra os quilos extras. Mas… Cuidado! Devem ser consumidos com moderação, porque na sua composição tem adição dos componentes acima mencionados, adoçantes artificiais, que têm efeitos desconhecidos com consumo frequente e abusivo em longo prazo. O pior dos refrigerantes light é o teor de sódio que eles contêm. Uma pessoa que já tem problemas de pressão de alta consumindo este tipo de refrigerante de uma maneira intensa pode agravar a situação.
De um modo geral o consumo excessivo de refrigerantes pode causar:
Aí você pode perguntar: – Se estas bebidas podem causar tantas patologias por que são tão populares e tão consumidas? A resposta é simples: – MARKETING MARAVILHOSO!
Sempre lembramos que o refrigerante não é adequado para as dietas de perda de peso,mas não é apenas isso. Hoje
Os dentes são uma parte importante da nossa aparência, afinal um bom sorriso abre muitas portas. Mas existem diversos tipos
Sabemos da importância da hidratação para a nossa saúde em geral, especialmente quando praticamos atividades físicas. Hoje vamos falar sobre
A labirintite é uma doença que tem como principal sintomas as tonturas, nos fazendo perder totalmente o equilíbrio do corpo.
Muitas pessoas que fazem academia ou esportes radicais fazem uso de bebidas isotônicas e energéticas, contudo é necessário observar que
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com