O ciclo menstrual, também chamado ciclo do ovário, ocorre em mulheres saudáveis em idade fértil. Geralmente dura cerca de 28 dias, mas também é normal quando oscila entre 21 e 35 dias.
Todo este processo começa no primeiro dia de sangramento menstrual e termina um dia antes da sua próxima menstruação começar. Este lapso de tempo determina a duração do período
Quando uma mulher está em idade fértil, os ovários são capazes de produzir óvulos, que são células essenciais para a reprodução. Em cada ciclo, um dos dois ovários que possuímos, libera um óvulo (ovulação).
Esse processo ocorre aproximadamente 14 dias antes do período menstrual, mas isso não é uma regra geral para todas as mulheres, especialmente aquelas com períodos irregulares. Cabe destacar que algumas mulheres podem ovular em qualquer momento do ciclo, inclusive quando estão menstruando, mas isto é algo muito raro.
A regulação do ciclo menstrual de uma mulher depende do hipotálamo, da pituitária e dos ovários.
O hipotálamo segrega o hormônio (GnRH), o qual é responsável pela estimulação da pituitária, que por sua vez libera os hormônios pituitários gonadotróficos.
Os hormônios liberados pela glândula pituitária são o folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), necessários para a secreção de hormônios gonadotrofinas FSH e LH nos ovários.
– Hormônio folículo-estimulante (FSH): este hormônio é responsável pela maturação do óvulo no ovário.
– Hormônio luteinizante (LH): esta é o que regula a ovulação induzindo o desenvolvimento do corpo lúteo e a maturação do folículo (a envoltura do óvulo). Graças a sua ação o óvulo é liberado e começa o seu trajeto pelas trompas de Falópio até o útero.
São os responsáveis pela secreção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
– Estrogênios: estes hormônios são produzidos durante a fase de maturação do óvulo e estimulam o útero para gerar o endométrio e para que o óvulo fecundado possa se fixar nele.
– Progesterona: são os responsáveis pelo crescimento do revestimento uterino, mas se o óvulo não for fecundado, os níveis desses hormônios diminuem gerando o desprendimento do endométrio (menstruação).
– Prostaglandinas: são os hormônios que geram as contrações uterinas necessária para poder expelir para fora do corpo, o óvulo que não foi fecundado juntamente com o endométrio.
Como você pode ver, os hormônios são responsáveis por todo o ciclo menstrual de uma mulher. Quando existe um desequilíbrio hormonal, este processo é alterado, gerando diferentes complicações.
Se existe muito ou pouca quantidade de qualquer hormônio, se fala de desequilíbrio hormonal. Isso pode ser causado por problemas nutricionais, estilo de vida, estresse, medicamentos, doenças, tumores, etc.
O desequilíbrio hormonal é uma das principais causas da infertilidade. As mulheres podem apresentar irregularidades na fase lútea, distúrbios menstruais, maturação incompleta dos óvulos ou problemas de implantação, entre outras coisas.
Saber se está ovulando ou não pode ajudar uma mulher a evitar uma gravidez indesejada ou engravidar mais rapidamente se
Todas as mulheres se preocupam muito com a beleza e buscam todos os cuidados possíveis para mantê-la. Hoje vamos falar
A cólica menstrual ocorre antes ou durante o período da menstrual e é uma resposta do organismo a este processo
Existem cinco tipos de alimentos que podem te auxiliar na condição de amenorreia ou ciclo menstrual irregular. Basta adicioná-los a
O período menstrual é um momento do mês muito incômodo para as mulheres, já que ocorrem dores, alterações e desconfortos
Gostei das dicas e gostaria receber regularmente as vossas edições.
Bom dia, minha menstruação está atrasada dois meses e nesses dois meses fiz dois testes de farmácia e deram negativos, mas tenho vontade de ir ao banheiro quase toda hora e se eu segurar doi, não consigo segurar o xixi e tenho pontadas no pé da barriga e também náuseas.
Como aliviar a queda de cabelo?
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com