Graças a um grupo de cientistas pode ser desenvolvido uma nova superfície plástica que melhora as dificuldades relacionadas com o cultivo de células-tronco, uma nova esperança na saúde para doenças como diabetes, artrite, Alzheimer e Parkinson.
O que são células-tronco?
São células que tem a capacidade de gerar qualquer tipo de tecido como, por exemplo, o pancreático, novos vasos sanguíneos e inclusive neurônios. A maior quantidade de células-tronco se encontra localizada na medula óssea. O procedimento consiste em extrair as células da medula e as utilizar onde houver necessidade. Existem dois grandes tipos de células-tronco: as embrionárias e as adultas.
Células-tronco em pacientes com diabetes
A aplicação de células-tronco em diabéticos ajuda a melhorar o controle da glicemia e da hemoglobina glicosada, que é o parâmetro para medir o risco de patologias relacionadas à retina ou aos neurônios.
Além disso, melhora a qualidade de vida do paciente, pois diminui a dose de medicamentos e o número de injeções de insulina. Também, acelera a cicatrização das úlceras na pele (muito comum nos diabéticos), melhora o funcionamento renal e a visão.
Células-tronco em pacientes com artrite reumatoide
Um dos muitos benefícios da investigação com células-tronco é a possibilidade de tratamento em longo prazo para a artrite ou uma possível cura. A artrite pode ser debilitante e não existe nenhuma cura, apenas um tratamento de apoio. Foi descoberto que as injeções de células-tronco poderiam ser úteis. São aplicadas nas articulações dos joelhos ajudando a regenerar o tecido saudável ou no momento de uma cirurgia de reimplante fazendo com que seja mais bem sucedida.
Células-tronco em pacientes com Alzheimer
Foi realizado um estudo muito avançado que demonstrou a possibilidade de se combater o Alzheimer aumentando o número de células no cérebro. Para isso, é indispensável a utilização de células-tronco do indivíduo extraídas do seu cordão umbilical no momento do nascimento. Acredita-se que a chave é que essas células se convertam em neurônios saudáveis e substituam os neurônios doentes. Esse procedimento já foi testado com camundongos e obteve sucesso.
Células-tronco em pacientes com Parkinson
O tratamento com células-tronco para a doença de Parkinson ainda está no estágio inicial de desenvolvimento. Alguns dos mais importantes avanços incluem o uso de metodologia para desenvolvimento de neurônios produtores de dopamina em laboratório; investigação para melhorar a efetividade dos transplantes evitando reações adversas; e estudos que investigam como funciona a doença e como as células podem ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos.
Assim como o Ômega 3, o Ômega 6 é um ácido graxo essencial e como o próprio nome diz essencial
Consumir chocolate moderadamente já é sabido que faz bem à saúde. Conheça alguns dos mitos e verdades sobre o chocolate,
Surpresa: beber dois copos de chocolate por dia pode ajudar a prevenir o Mel de Alzheimer! Isso mesmo descobriu-se que
O câncer de mama é muito temido pelas mulheres e a causa de um grande número de mortes ainda na
Existe uma diversidade de tratamentos para cuidar da pele e mantê-la sempre em bom estado. Hoje vamos falar sobre a
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com