Durante nove meses, a placenta alimenta e nutre o feto, eliminando os resíduos tóxicos; sem ela o bebê não sobreviveria. É o único órgão do corpo humano que desempenha um papel vital e em seguida, torna-se obsoleto; depois que o bebê nasce à placenta já não tem mais uma função.
A principal função e importância da placenta é garantir que o oxigênio se movimente na corrente sanguínea do bebê e o dióxido de carbono seja transportado para longe e também inclui a limpeza de outros resíduos que são produzidos pelo bebê. Da mesma forma que garante o oxigênio para o bebê, também garante que o bebê receba alguns nutrientes.
A placenta é uma peça muito complexa do equipamento biológico; atua como sistema pulmonar, renal e digestivo para o bebê. Desempenha um papel importante na produção de hormônios; a gonadotropina crônica humana ou hCG é produzida pela placenta.
Este hormônio se encontra na corrente sanguínea do bebê depois de 10 dias de gravidez, mas não é o único hormônio que a placenta produz, já que também é responsável pela produção de estrogênio e de progesterona.
A placenta também realiza a importante função de proteger o seu bebê de infecções, no entanto, nem sempre é capaz de distinguir entre o que é uma boa substância e o que não é, e é por isso que se pede para as mulheres grávidas evitarem as substâncias que podem causar danos, como a cafeína, o álcool, drogas e substâncias à base de plantas.
Na semana 10 da sua gravidez, a placenta já pesa 20 gramas e na semana 20 já estará com um peso de 170 gramas. Na semana 30 possui um peso de 430 gramas e quando a gravidez chega ao final à placenta pesará cerca 650 gramas.
Matérias RelacionadasO diabetes gestacional pode ser detectado antes ou durante a gravidez. Raramente causa complicações para a mãe e o bebê.
A celulite é um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento de suas vidas e causa uma
O sedentarismo pode ter consequências muito prejudiciais para a nossa saúde. Uma delas é a embolia que tem maiores probabilidades
Os danos do tabagismo materno na saúde do bebê são evidentes. No entanto, muitas grávidas continuam fumando. Por que é
Esta condição afeta muito mais as mulheres e deve ser tratada com medicação para que os sintomas não se agravem.
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com