Vaginismo: Saiba o que é e Como Tratar

Vaginismo: Saiba o que é e Como TratarPodemos definir o vaginismo como constrição involuntária dos músculos vaginais de tal maneira que causa dor, desconforto, ardor, problemas de penetração ou diretamente incapacidade para praticar relações sexuais.

O vaginismo pode provocar espasmos na vagina ou na parte inferior das costas. Supõe viver relações sexuais dolorosas ou não poder realizá-las. Normalmente, o vaginismo surge de um trauma durante o parto, uma operação cirúrgica, endometriose, infecções crônicas do trato urinário, ou causas psicológicas, como uma experiência sexual ruim no passado ou abuso.

A mulher não controla diretamente que a constrição ocorra, por isso dizemos que se trata de uma resposta involuntária pélvica. É possível que não seja consciente de que seja a resposta muscular que está causando esse problema.

Em muitos casos, a constrição do vaginismo pode começar a causar dor desconfortável durante a relação sexual. É a principal causa de relações sexuais não consumadas, já que não é possível realizar a penetração e, em seguida, o coito é interrompido pela dor.

Muitas mulheres sofrem de vaginismo primário, caracterizado pela incapacidade de ter relações sexuais sem dor e impossibilidade de colocar tampões ou completar exames pélvicos. Mas, o vaginismo também pode aparecer mais tarde na vida, sem ter tido antes quaisquer problemas nas relações sexuais. É conhecido com o nome de vaginismo secundário.

Em qualquer caso, devemos ressaltar que o vaginismo é altamente tratável. O tratamento não necessita de medicamentos, cirurgia ou hipnose. Para tratar o vaginismo geralmente são realizados exercícios e técnicas de relaxamento.

É a melhor maneira de acabar gradualmente com a dor. São movimentos específicos para o controle muscular (contraindo e relaxando os músculos pélvicos) e outros preparados para a penetração.

Vaginismo - como tratar
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Causas de Falta de Resposta Sexual em Mulheres

A relação sexual para muitas mulheres ainda é um tabu, principalmente quando se trata do orgasmo. Hoje falamos sobre alguns

Intimidade Feminina A Sexualidade Feminina na Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida das mulheres em que ocorrem diversas mudanças, uma delas é em relação a

Saúde da Mulher A Hidroterapia E Seus Benefícios

Existem algumas terapias que são utilizadas há milhares de anos como método preventivo para diversas doenças ou condições. Este é

Saúde da Mulher Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

A mulher deve realizar os exames ginecológicos como forma de cuidar da sua saúde, mas a dúvida que surge é

Maternidade Mitos e Verdades na Gravidez

A gravidez da mulher moderna está amparada pela medicina e pela tecnologia. Raras são as mulheres que não podem desfrutar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Vaginismo: Saiba o que é e Como Tratar"