Quanto Tempo Dura o Amor?

Quanto Tempo Dura o Amor?Antes de qualquer coisa vamos diferenciar amor de paixão. A paixão é um sentimento bom, porém muitas vezes nos cega. É intensa, repentina e pode acabar com a mesma intensidade que começou. Já o amor… O amor é o sentimento que não nos machuca, vem acompanhado de certezas, é construído no dia a dia, é renúncia, é companheirismo, é cumplicidade, é bom, é paciente. O amor não exige mudanças.

A paixão é um estado de alegria incontrolável, irracional e que nos dá um sentido na vida. Freud já dizia que estar apaixonado é como estar em um estado psicótico da personalidade e de certa forma ele tinha razão, pois não há nada mais parecido com um louco do que uma pessoa apaixonada. Essa pessoa não está vivendo uma realidade. Ela idealiza o outro em sua totalidade e muitas vezes nem percebe os piores defeitos. Por exemplo: Uma mulher que está super apaixonada por um homem extremamente ciumento. Qual o primeiro pensamento dela? Ah, ele me ama muito, por isso o ciúme. Contudo, ela não vê o risco que corre tendo ao lado um homem ciumento ao extremo.

Leia também: “Amor ou Obsessão?”.

A paixão não se sustenta ao longo do tempo. Ela pode durar horas, dias e meses. E pode se transformar em amor, claro. E de acordo com a passagem do tempo, as decepções aparecem, os defeitos e as virtudes também aparecem. Será a partir desse ponto que poderemos começar a construir um relacionamento e a paixão é substituída, em alguns casos, pelo amor.

A Química do Amor

Hoje já se sabe que todo sentimento tem sua correlação com o físico. Por exemplo, quando estamos com medo, nos leva ao arrepio; quando estamos ansiosos, acelera o coração; quando estamos amando, sentimos tudo isso e mais um pouco.

A principal responsável por isso é a dopamina, um neurotransmissor que neste estado aumenta de quantidade e produz sintomas prazerosos, excitantes e tem o poder de fazer com que fiquemos longe da realidade. Só que ela não age sozinha. A noradrenalina é que faz com que nossa atenção se prenda a algo ou a alguém. A tudo isso se acrescenta uma baixa da serotonina que é o que provoca o aparecimento de pensamentos obsessivos em relação ao nosso amor. Agora sim, com esse coquetel a ponto de explodir não podemos evitar nos apaixonar.

Dicas Para as Apaixonadas

• Aproveite os momentos, porém esteja preparada, pois as diferenças aparecerão.

• Não tome decisões importantes em relação ao seu parceiro quando você estiver apaixonada. A paixão te faz cega, surda e muda.

• Não deixe a rotina tomar conta do seu relacionamento. Rotina e paixão não combinam.

• Não fique com medo de se apaixonar novamente. O importante é manter seus próprios espaços para que você não se surpreenda com o outro.

• Respeite os seus limites e os dos outros.

• Seja você mesma desde o primeiro momento, pois ninguém consegue ser outra pessoa por muito tempo. Uma hora a casa cai e a decepção é bem pior.

• Observe os detalhes da relação. Atente para os pensamentos, sonhos e como vive seu parceiro.

Paixão, Amor e Diferenças
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Sete Mulheres Para um Homem

Uma preocupação que as mulheres devem ter em relação aos seus relacionamentos é que os mesmos não caiam em uma

Maternidade Depressão Pós-Parto

Já ouvimos falar sobre a depressão pós-parto e muitas vezes não sabemos ou entendemos o que é. Vamos explicar do

Intimidade Feminina Como Identificar se seu Relacionamento está Funcionando como Deveria

Hoje em dia tudo acontece e funciona muito rápido, inclusive quando se trata dos relacionamentos. Hoje as pessoas vivem juntas

Intimidade Feminina É Possível Morrer de Amor?

Quem nunca ouviu a expressão: Morrer de amor, isso mesmo uma expressão utilizada muitas vezes de forma divertida ou carinhosa

Intimidade Feminina Amor ou Obsessão?

Duas palavras que andam muito próximas mas que se distinguem dentro do relacionamento. É preciso tomar cuidado ao iniciar uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Quanto Tempo Dura o Amor?"