Nossa sociedade veicula várias imagens de modelos, atores e atrizes jovens com corpos magros e sarados. Ditadura da magreza, o hedonismo… Hoje em dia o que a mídia mostra ser beleza é um corpo sarado e uma beleza fabricada. Que influência tem esses novos ícones sobre nós? Como evitar esse culto ao corpo?
Não a ditadura da beleza! Quando vemos imagens das modelos na TV, é impossível que não sintamos vontade de sermos como elas. Todos e todas estão extremamente magros e magras, corpos esculturais… Enquanto a população mundial é totalmente diferente! No entanto, isso começa desde a infância: você se lembra da famosa boneca Barbie. Suas medidas transformadas para a escala de centímetros seriam: 95 de busto, 56 de cintura e 82 de quadril (sem mencionar o tamanho do sutiã).
Porém, como destacaram vários médicos, o contorno dos quadris de uma mulher deve ser de no mínimo 88 a 90 cm. Não existe quadril de 82 centímetros num corpo escultural como o da Barbie! Agora, o fabricante da boneca Barbie deu a ela formas mais humana. Quanto estrago aconteceu na mente de pré-adolescentes da época. Quanta bulimia, anorexia e outras enfermidades podem ter sido inculcadas na mente destas meninas. E até nos dias de hoje.
O corpo que todas, que são escravas da beleza, buscam não se contenta em estar bem proporcional. Além disso, você deve ser jovem. Basta verificar a idade das modelos que aparecem nas capas de revistas, cantoras ou atrizes que fazem mais sucesso… Somente a política é uma área onde a idade adulta é uma vantagem. Hoje cada vez mais é pregado que fazer academia é uma necessidade, gastar rios de dinheiro em cirurgias plásticas não tem problema, muito pelo contrário, resolve “todos” os seus problemas. Hoje na mídia veicula que o “cabelo” de certa atriz custou R$ 20.000,00. Mas como? E como faz a maioria esmagadora das mulheres que não tem tudo isso para gastar com o corpo todo, que dirá só com o cabelo?
É certo que a imagem da beleza criada pela sociedade influencia nossos comportamentos. Desta forma, o “boom” dos produtos de emagrecimento, juntamente com a cirurgia estética nos demonstra isso. No entanto, o problema é que certas fases da vida são mais sensíveis do que outras. Assim, na adolescência, as jovens buscam sua identidade e muitas vezes se inspiram nas modelos. E é precisamente neste ponto que a imagem da magreza que transmite nossa sociedade pode acarretar vários problemas. Os distúrbios alimentares tais como anorexia, é um dos principais problemas.
Não obstante, será que essa regra que transmite a sociedade pode ter uma influência sobre nossa escolha amorosa? De fato, a noção de beleza é, a priori, altamente subjetiva. Será que somos guiadas pelas imagens de televisão, revistas ou filmes? Acaso esta beleza não tende a padronizar os gostos e “forçar” as pessoas a ter o mesmo ideal? Seria esta a razão do crescente número de solteiros e solteiras? É evidente, é claro que os critérios para se encontrar um parceiro não podem e nem devem ser apenas focados no físico. Existem muitos outros fatores que devemos levar em consideração no momento (principalmente o caráter). Nenhuma ciência tem determinado com sucesso as razões que nos leva a se apaixonar! Portanto, dê preferência a critérios baseados em uma personalidade como a sua.
Para escapar disto, além de se exilar em uma ilha deserta, as opções são poucas. Procure ser você mesma, mantenha um corpo saudável com uma alimentação balanceada, não para ter o corpo sarado, porém livre de enfermidades que decorrem do excesso de peso.
Volte sua mente para assuntos mais interessantes do que ficar horas a fio folheando uma revista e conhecendo a vida cheia de futilidades de atrizes, cantoras e modelos que muitas vezes sofrem por saber que um dia toda sua beleza vai acabar. Está aí a imensidão de dinheiro gasto com cirurgias plásticas. Muitas delas preferem ficar disformes do que apenas deixar-se envelhecer. Não que não se deva fazer um retoque aqui, outro ali, mas nada de exageros.
Faça coisas que te dão prazer: dance, viaje, leia livros interessantes, faça artesanato, faça uma escola de pintura, de música, de canto, enfim, volte sua mente para coisas mais saudáveis. Cuide de seu interior que com certeza o seu exterior será bonito seja do que jeito que for.
Aqui vai um texto de Augusto Cury para todas nós que sabemos que beleza física não é fundamental:
“O seu espelho não tem problemas,
você é que distorce a sua imagem.
Não há dois seres humanos iguais
nem duas belezas iguais.
Faça escolhas!
Tenha um caso de amor com você mesma.
Consuma menos produtos e mais ideias.
O tempo da escravidão acabou:
diga não à ditadura da beleza”.
Augusto Cury (A Ditadura da Beleza).
A obesidade é um problema grave e que tem crescido em todo o mundo, agora também afetando as crianças e
Os meios de comunicação se tornaram uma forma de disseminar estereótipos de beleza que afetam as nossas vidas no dia-a-dia,
Estamos sempre expostos à diversos tipos de doenças, tensões e pressões no nosso cotidiano, por isso é importante nos cuidarmos
Dizer que o medo é coisa antiga e que as mulheres de hoje não o conhece não é bem verdade.
Cada vez mais ouvimos falar sobre levar um estilo de vida saudável e devemos saber que o conceito de saúde
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com