O clima tem efeitos visíveis no aspecto do cabelo, especialmente a chuva e o vento, frequentes no inverno. Também a umidade, ar seco, frio e calor artificial fazem com que o cabelo fique frágil e difícil de arrumar. As recentes pesquisas identificaram três tipos de síndromes que afetam o cabelo de um maior ou menor grau.
Alguns estudos realizados por especialistas espanhóis no cuidado do cabelo e seus principais problemas indicaram diversas enfermidades capilares:
• A Síndrome do Cabelo Saara: esse problema é encontrado na região localizada na península central, onde foi observado que as pessoas possuem cabelo frágil, quebradiço, seco e crespo, devido às mudanças bruscas de temperatura. O aquecimento e uso frequente de secador associados às temperaturas só desidratam o cabelo.
• A Síndrome do Cabelo Triste: esse problema é encontrado em muitas pessoas da região da Galícia (Europa Central), Astúrias e País Basco, onde o clima facilita cabelos opacos, sem brilho devido à chuva e alta umidade do ar associada à falta de sol.
• A Síndrome do Cabelo-Gorro: especialmente presente na área da Cantábria (norte da Espanha) e Pirinéus, o cabelo tem por principal sintoma o volume, é “grudado” na cabeça, oleoso na raiz e pontas ressecadas. O que causa isso é o uso excessivo de gorro ou chapéu que produz mais teor de suor do couro cabeludo, deixando na raiz uma sensação de sujeira e um ressecamento nas pontas, pois ficam expostas ao frio, vento e chuva.
O especialista Andy Uffels dão algumas dicas úteis para tratar esses problemas:
• A Síndrome do Cabelo Saara: o que falta é controlar a umidade da atmosfera do lugar. Recomenda-se aplicar nos cabelos um condicionador hidratante e penteá-los com escovas de cerdas naturais e não plásticas.
• A Síndrome de Cabelo Triste: Uffels recomendada secar os cabelos numa temperatura baixa, restringindo o uso de pranchas alisadoras (chapinhas) e usar produtos de fixação que realcem o brilho do cabelo.
• A Síndrome do Cabelo-Gorro: lave os cabelos com um bom xampu de limpeza para retirar o excesso de oleosidade e aplique como proteção um condicionador intenso.
Outro especialista da mesma empresa, Rafael Artero diz que a lavagem e condicionamento dos cabelos são os dois passos básicos para obter um cabelo saudável e bonito principalmente durante o inverno como também nas outras estações. Uma adequada aplicação de xampu e condicionador reflete nos cabelos saúde, força e brilho. Quando lavamos os cabelos estamos retirando deles sujeira e poeira. Alguns de seus truques são:
• Escolha um xampu adequado: cada pessoa tem uma necessidade diferente e deve ajustar a frequência da lavagem dos cabelos. Nós temos que saber o nosso tipo de cabelo e couro cabeludo e analisar se existe alguma necessidade específica que queremos resolver (cabelo castigado ou seco, oleosidade, caspa, etc.). Procurar um dermatologista para termos essa informação é sempre bom.
• Lave o cabelo com água morna. Jamais lave os cabelos com água quente demais, pois qualquer problema tende a piorar.
• Aplique o xampu massageando suavemente com as pontas dos dedos (não com as unhas). Nunca se deve esfregar demais.
• Deixe que a água escorra através dos cabelos enquanto você acompanha com as mãos de dentro para fora. O último enxágue seria bom se fosse com água fria para que os poros fiquem bem fechados.
• Retire o excesso de água com uma toalha ou aplicando pressão com as mãos sem torcer o cabelo.
• Aplique o condicionador (ou máscara) mecha por mecha, desde as pontas até em cima, mas somente na medida em que for necessário. Deixe por alguns minutos.
• Lavar o cabelo mais uma vez.
• Se possível, deixe seu cabelo secar ao ar livre. Se você usar o secador, faça isso depois de remover a umidade do cabelo com uma toalha e não concentre todo o calor em um ponto específico.
Muitas mulheres gostam do seu cabelo comprido, belo e saudável. Mas muitas vezes o comprimento trás inconvenientes como as pontas
Estamos sempre a procura de alternativas naturais e eficazes para cuidar da nossa saúde e aparência, e de fato estas
Todas as mulheres desejam ter os cabelos sedosos, belos e saudáveis. E existem diversos tratamentos para te ajudar a alcançar
Em outras ocasiões já trouxemos dicas de cuidados para os cabelos e como secá-los em casa, então, no artigo de
Que os nossos cabelos necessitam de cuidados adequados todas nós já sabemos. Mas hoje vamos falar sobre os cuidados especiais
Confesso andreia, tenho sido menos relapsa com meu cabelo e fiquei feliz quando notei que dentre essas dicas que você passou boa parte delas tenho seguido (estou aprendendo) beijos.
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com