Um problema que afeta um grande número de mulheres é a progressiva perda de cabelo em grandes quantidades às vezes chegando a produzir falhas em algumas áreas da cabeça.
São muitos os fatores que podem causar essa queda maciça e em cada caso os tratamentos são diferentes. Neste artigo, apresentamos todos os fatores que podem estar fazendo com que o seu cabelo não seja mais o mesmo de sempre.
O couro cabeludo tem cerca de 100.000 fios de cabelo, dos quais todos os todos os dias se perdem pelo menos cerca de 100, naturalmente, como consequência do penteado e emaranhados do cabelo. Isso é perfeitamente normal e não deve disparar um alarme.
Todo o oposto acontece se a perda de cabelo se desenvolve constante e gradualmente em áreas específicas ou de maneira generalizada gerando com os meses algumas áreas em branco.
A idade é um fator que desenvolve a perda de espessura e quantidade de cabelo, tem a ver com o envelhecimento, a hereditariedade e as mudanças nos hormônios. Mas outras, então são as causas mais comuns quando é o caso de problemas a tratar.
Estresse: seja físico ou emocional, se ocorre de uma maneira súbita pode causar a queda da metade até três quartos do cabelo em todo o couro cabeludo. Neste caso, o sintoma é que o cabelo sai em punhados, enquanto você toma banho, penteia ou passa as mãos pelo cabelo. Geralmente, isto não se percebe desde o início, mas começa a aparecer e se agravar com os meses.
Alopecia areata: caracteriza-se por manchas de calvície que ocorrem no couro cabeludo em homens e mulheres. Acredita-se que esta é uma doença auto-imune e muitas vezes afeta outras áreas, como braços, sobrancelhas, cílios, etc. Muitas vezes apresenta-se com ardor e prurido, e outras simplesmente se manifestam na queda. Para resolver, existem alguns tratamentos, mas nada que detenha o problema de uma vez.
Doença: quando a perda de cabelo é causada por um problema de saúde que exige a radioterapia ou a utilização de fortes medicamentos, não é necessário tratamento. O cabelo crescerá novamente quando a doença terminar ou a terapia se concluir. Nestes casos, a queda é muito maciça e rápida.
Seborréia: a dermatite seborréica pode estar presente durante toda a vida, às vezes mais e outras menos. Manifestam-se como erupções cutâneas vermelhas que se descamam e isto acontece nas áreas da pele onde existe maior atividade das glândulas sebáceas. Vulgarmente é conhecida como caspa e é causada por um fungo que pode ser tratado, em alguns casos, apenas com o shampoo adequado.
Hormônios: a gravidez é um momento chave quando se trata de cabelo. Muitas mulheres experimentam um aumento do crescimento do cabelo e das unhas, assim como um fio de cabelo mais espesso e brilhante. Mas o mais comum na realidade é o ressecamento, quebra e perda de cabelo.
O pior momento é quando o bebê nasce, já que todos os nutrientes do corpo vão para o leite materno e, em seguida, a pele ou o cabelo podem ter uma aparência muito ruim. Todo esse desconforto é resolvido naturalmente com o passar do tempo.
Na menopausa acontece algo semelhante, mas não tem muita solução. Convém aqui não abusar de tinturas e secadores para não contribuir mais para a queda.
Nutrição: dietas extremas e sem acompanhamento médico, fazem com que não se incorporem os nutrientes e vitaminas importantes, causando anemia e outras doenças que se refletirão claramente no cabelo.
Hipotireoidismo: é muito comum que as mulheres com este transtorno apresentem evidências de perda de cabelo, pele muito seca e unhas quebradiças.
Além disso, as pessoas que sofrem com diabetes, resistência à insulina e hipoglicemia apresentam perda de cabelo em uma idade precoce.
O mais importante em qualquer dos casos identificados ou não, é sempre consultar um dermatologista, que pode realizar estudos e analisar os sintomas que acompanham a perda de cabelo. Também diagnosticar e prescrever os produtos que atendam às necessidades individuais de cada pessoa. Nunca devemos tratar nem medicar com remédios caseiros, já que a perda ou a queda de cabelo pode ser o início de uma doença interna e o problema pode piorar.
Existem tratamentos com loções tópicas, cremes, ampolas, plasma rico em plaquetas, micro transplante de cabelo, etc. Cada um projetado para combater ou solucionar um caso.
A queda de cabelo é um dos problemas que causa muita preocupação para as mulheres e como tal está envolvida
Muitas vezes nos preocupamos com a saúde dos nossos cabelos, mas é necessário estar atenta também para a saúde do
Um problema que assombra todas as pessoas, especialmente as mulheres é a queda de cabelos. Mas uma solução natural e
A queda de cabelo é um problema muito comum entre homens e mulheres, mas costuma incomodar especialmente a mulheres pela
Ter um cabelo bonito, saudável e luminoso requer cuidados especiais para nutrição e crescimento dos fios, assim como para manter
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com