Muitas mulheres pensam que devem estar lindas nos 365 dias do ano e para isto entram e saem de esteticistas, médicos e qualquer clínica em busca de satisfação. Por que a aparência é mais importante do que as emoções? Até quando essa busca pelo perfeito é benéfica e quando passa a ser nociva? É sobre isso que vamos falar.
Vamos ver primeiro o conceito de “emoção estética”: É o sentimento que temos em relação à arte, uma música, uma pintura ou uma dança. Essa emoção que nasce diante de uma arte, pode ser transferida às mulheres que querem “ficar melhores” eliminando o que as perturba esteticamente para que sejam 100% bonitas. Isto pode ser visto nas clínicas de estética no dia a dia. Existem prós e contras de unir a estética às emoções?
Nos últimos tempos temos visto que tanto a beleza quanto a aparência tem sido enaltecida ao extremo. O modelo feminino foi construído com uma série de exigências e a beleza é uma delas. Hoje é preferível ser bonita a ser inteligente. Mas socialmente, a mulher deve ser inteligente e bela.
Algumas mulheres nunca estão satisfeitas com seu próprio corpo. São infinitas as mudanças que querem fazer. Estas consideram o corpo uma obra de arte que nunca vai estar completamente terminada. Sempre vão ter algo para arrumar, aumentar ou diminuir. Sempre faltará um detalhe. Tudo isso para estar bonita.
E o que dizer da pressão social, mudanças estéticas que variam de uma época para outra. E o gosto pessoal? Muita coisa pesa na hora de uma mudança e as mulheres sabem e muitas pagam um preço muito alto por isso. Muitas vezes com a própria vida.
Embora seja importante conservar um look agradável para manter a autoestima, é preciso ter limites quanto aos excessos estéticos. Nestes casos as pacientes precisam sempre estar fazendo “algo”, dependentes de inovações e de tratamentos não comprovados. Tudo em prol de ficar “ainda mais bonita”.
Essa busca desenfreada pela beleza domina e governa as emoções. A pessoa perde completamente a sensatez e vive cada vez mais para a estética. E muitas vezes vira obsessão.
Em primeiro lugar aparece o pavor ao envelhecimento. Contra ele lutam incansavelmente. Não gostam de falar sobre o assunto. Sua meta: Jovem para sempre! E todas nós sabemos que isto é impossível e que o tempo passa para todos. É inevitável. No entanto, cada idade tem sua beleza própria. Não se deve querer aparentar uma juventude inexistente, antinatural e forçada demais. Entretanto essas pessoas perdem a noção do ridículo e fazem de tudo para ter uma aparência jovem modificando cada vez mais o corpo e ficando cada vez mais longe do “normal”.
O que essa pessoa quer em primeiro lugar é se sentir feliz com a mudança estética. Só que essa felicidade dura muito pouco. Em um curto espaço de tempo, ela estará insatisfeita com outra coisa, pois ainda não está com o corpo que deseja.
Há mudanças corporais em que os resultados são drásticos, intensos e irrevogáveis. Nestas situações, o profissional da estética deve colocar limites e explicar o porquê de recomendar outro procedimento ou intervenção.
Com certeza esta é a tarefa de um especialista sério, comprometido e focado no bem estar estético, emocional e psicológico de suas pacientes. No entanto, a mulher que não consegue encontrar um limite para a estética e não aceita um “não” como resposta, costuma sair de um médico e procurar outro, até que um diga sim à sua doidice.
Infelizmente para muitos médicos o mais importante é o dinheiro. Ele sabe que se ele não fizer, outro fará. E nessa ambição desvairada acaba comprometendo muitas vezes sua reputação e acabando com a vida da paciente que só precisaria de uma ajuda psicológica.
Leia também: “Mitos e Verdades da Beleza“.
Existem alguns tratamentos simples, através do qual as mulheres que frequentam uma clínica conseguem boa aparência, sem grandes mudanças. São pequenos retoques que fazem grande diferença e que realçam seu brilho natural e melhoram seu estado de ânimo.
Há certos cuidados que são essenciais no momento de optar por uma mudança estética. São eles:
Isto garante que você fique satisfeita e se sinta bem com procedimentos pequenos. Por sua vez, não implicam grandes mudanças sem que busque uma opção melhor sem cortes, manchas ou sala de cirurgia. São exemplos:
• Ozonioterapia: O ozônio tem um efeito regenerador das células. Isto por que o ozônio tem o poder de transportar oxigênio até os capilares menores, prevenindo assim o estresse oxidativo (que é o desequilíbrio entre remoção e formação de agentes oxidantes no organismo), que é um dos responsáveis pelo envelhecimento celular prematuro.
• Eletroporação: Também conhecida como mesoterapia virtual. Com a ajuda de um aparelho que emite correntes elétricas, este faz com que os poros das membranas celulares sejam abertos e permitindo assim que o produto seja absorvido com maior facilidade. É um tratamento totalmente indolor. Muito bom para celulites, flacidez e gordura localizada.
• Carboxiterapia: Consiste na infusão de CO2, ou seja, dióxido de carbono em diferentes camadas da pele. E isto permite a mudança da textura da pele e melhora a circulação sanguínea. Muito usado nos casos de gordura localizada, estrias e celulites.
Este ponto é muito importante, pois depois de realizado o procedimento se a cliente não ficou satisfeita a garantia de que o produto será reabsorvido pelo organismo já deixa qualquer uma mais tranquila. Se ao contrário, ficou do jeito que a cliente desejava, então basta fazer novamente. São exemplos:
• Ácido Hialurônico: É utilizado para minimizar rugas rejuvenescendo assim o rosto deixando a pele mais lisa. Também usado para volume em certas partes como: maçãs do rosto, lábios e queixo. O tratamento é feito através de pequenas infiltrações de ácido hialurônico. Quando se faz a primeira aplicação, deve-se fazer o retoque logo após 6 meses, enquanto que depois da segunda aplicação o retoque pode ser feito em 3 meses.
• Botox: Sem sombra de dúvidas é o procedimentos mais usado no mundo inteiro. É ideal para o preenchimento de rugas faciais tanto leves quanto profundas. Com o passar do tempo, o botox é reabsorvido, o que requer novas aplicações.
Tendo este cuidado, com certeza, se fará o procedimento correto, sem exageros. Sempre que possível o tratamento deverá ser mais intenso se a patologia for severa, e moderado se a patologia for leve. Por exemplo:
• Plasma enriquecido com fatores de crescimento – também conhecido com PRP (Plasma Rico em Plaquetas): Para este procedimento é usado o próprio sangue da paciente, que é centrifugado para separar as partes do sangue. Uma dessas partes é o plasma que é introduzido na pele afetada por meio de micro injeções. A anestesia é tópica, não sendo necessária a sedação. Muito usado no caso de celulites em estado avançado.
• Radiofrequência: este procedimento é bem simples, porém muito bom para ativar as fibras de colágeno e elastina, corrigindo assim a textura da pele. Além de influenciar na textura da pele, firma e modela as zonas que tem tendência à flacidez e acúmulo de gordura. É muito usado nos casos de celulite de grau leve.
Embora esses procedimentos exijam uma nova sessão, contudo na primeira sessão já se nota grandes melhoras. Se o tratamento for contínuo serão alcançados melhores resultados. Por exemplo:
• Drenagem linfática manual: Tem como principal função ativar os gânglios e vasos linfáticos com o objetivo de eliminar o excesso de líquidos. É feito de forma suave e bem específica, tendo o cuidado com a pele da paciente.
• Mesoterapia: Utilizando micro injeções, essa técnica, incorpora elastina e colágeno na pele. Deste modo, o tecido cutâneo se recupera, reafirma e renova sua aparência.
• Pressoterapia sequencial: O procedimento é parecido com a drenagem linfática, porém de forma mecânica onde são utilizadas, por exemplo, botas pneumáticas que inflam e desinflam. Desta forma são eliminados os líquidos e também as gorduras que são excretadas pela urina e ao mesmo tempo modelam as pernas e melhora muito a circulação.
• Eletroestimulação-Corrente Russa: Por meio de ventosas com eletrodos que enviam pequenos choques elétricos, este procedimento combate a flacidez que causa a celulite. Esses choques fazem com que seja gerada a contração muscular e isso fortalece e tonifica a região tratada.
O chocolate não é apenas um alimento delicioso para o nosso paladar, mas atualmente tem sido muito utilizado em terapias
A pele precisa de cuidados para estar sempre saudável e bonita, para isso existem várias técnicas e tratamentos para te
Ao contrário do que todas nós pensamos as cutículas não devem ser removidas. E isso pode proporcionar muitos benefícios para
A beleza não está apenas no nosso exterior, mas em nosso interior e por isso precisamos cuidar de ambos. Para
Antigamente o medicamento Bepantol era apenas usado para dermatite nos bebês, contudo tem sido utilizado pelas mulheres para uma infinidade
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com