Você é Nomofóbica?

Você é Nomofóbica?

A nomofobia é uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar, em algum lugar, sem seu aparelho celular ou qualquer outro dispositivo tecnológico. A nomofóbica é a pessoa viciada em celular. É marcada por ansiedade e medo.

Estima-se ser tão grave como outras dependências, já que o efeito emocional que tem na pessoa de não poder se comunicar, faz com que ela aprecie mais o celular do que uma necessidade primordial como alimentação, uma boa noite de sono, convivência com familiares e com os amigos, etc.

Os nomófóbicos são identificados pelo estado de desespero e ansiedade que sentem ao estar “incomunicáveis”, então se preocupam em ver a cada minuto se tem alguma chamada, ou mensagem, mesmo na hora do trabalho, por exemplo.

A situação piora quando não há sinal ou a bateria está descarregada. Eles não conseguem controlar o desconforto e isso pode criar um sentimento de perda, levando à problemas físicos como palpitações e transpiração.

Os nomofóbicos utilizam seu celular nas reuniões, igrejas, festas, enquanto se alimentam, antes de dormir, no banho e se não podem utilizá-lo por alguma razão, se estressam.

Se estiverem associadas outras complicações, o uso exagerado de celulares pode afetar a qualidade do sono e o excesso de irradiação pode afetar a saúde, como levar a doenças como o câncer.

Entre os casais, o uso excessivo do celular pode acarretar sérias complicações como a diminuição da qualidade do tempo juntos, falta de comunicação, vida sexual reduzida, a família é deixada em segundo plano, entre outros tantos.

Como se reconhece a nomofobia?

Descobrir um nomofóbico não é uma tarefa fácil, já que o uso de um celular é corriqueiro e tê-lo por perto em todo tempo é normal, mesmo quando por algum motivo não é possível se comunicar, o estresse devido a isso, é sentido pela maioria das pessoas.

No imagem abaixo, você pode verificar um teste para saber se você é nomofóbica:

31ci140a

Como combater a nomofobia?

Se você é viciada num celular, controle-se e medite nos problemas que isso implica para você e sua família. Desligue o celular assim que chegar em casa, se dedique à sua família, pois as mensagens estarão lá quando você tiver tempo disponível para vê-las.

Se você já tentou de tudo, porém não teve sucesso, procure ajuda de um profissional da área e lembre-se: os celulares nos facilitam a vida, mas não devem prejudicar, de maneira nenhuma os nossos relacionamentos e nossa dedicação a família e aos amigos. Os celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico podem ser substituídos, no entanto família e amigos, não.

 

Você é nomofóbico?
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Adolescentes e Celulares

Os celulares começaram como uma moda e hoje se tornarem um item praticamente indispensável na vida das pessoas, e os

Intimidade Feminina Aprendendo a se Comunicar Melhor com os Outros

Não basta apenas ter assuntos para conversar com as pessoas ao nosso redor, precisamos aprender a nos comunicar com os

Cuidado com a pele Hábitos Inimigos para a Saúde da Pele

Quando pensamos nos cuidados com a nossa pele, logo pensamos nos cosméticos e diversos produtos que podemos utilizar. Mas hoje

Maternidade Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional pode ser detectado antes ou durante a gravidez. Raramente causa complicações para a mãe e o bebê.

Beleza da Mulher Maus Hábitos na Hora de Dormir Prejudicam nossa Beleza

Ter uma boa noite de sono faz muito bem para a nossa saúde, disso já sabemos, mas queremos chamar a

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Você é Nomofóbica?"