Vinho Tinto e Suas Propriedades Medicinais

Vinho Tinto e Suas Propriedades MedicinaisQue o vinho é uma bebida deliciosa e chique todas nós sabemos, entretanto ele traz muitos benefícios para nossa saúde. Vários estudos têm sido feitos sobre as propriedades do vinho tinto e chegou-se a conclusão que beber o vinho tinto com moderação não apenas  é benéfico para saúde como também ajuda na prevenção de certas doenças graves incluindo aquelas que afetam o coração. Por exemplo, você sabia que ele reduz o risco de doença cardiovascular?

Por que o vinho tinto tem propriedades medicinais?

O vinho tinto contém magnésio que é um mineral que atua na distribuição do cálcio promovendo a saúde óssea e reduzindo os efeitos do estresse. Contém também as vitaminas: C, A, várias do Complexo B, como: ácido fólico ou vitamina B9, cobalamina ou vitamina B12, biotina ou vitamina B7, ácido nicotínico ou niacina ou vitamina B6, tiamina ou vitamina B1, piridoxina ou vitamina B6, colina ou vitamina B8, inositol entre outras.

Ele também contém zinco que é um mineral que ajuda na fertilidade, saúde do cabelo e reforça a imunidade. É também uma fonte de lítio que ajuda no equilíbrio do sistema nervoso. Possui potássio que é importante para o equilíbrio de fluidos do corpo e ajuda a evitar a retenção de líquido, bem como controlar a hipertensão. O vinho tinto também contém ferro, sendo benéfico para pessoas que sofrem de anemia.

Além de tudo isso, ele é rico em polifenóis, que é um grupo de substâncias químicas encontradas em plantas medicinais que exercem ações no nosso organismo. Entre estas substâncias se destaca o Resveratrol que é encontrado na casca das uvas vermelhas e tem propriedades especiais para prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e prevenir acidentes vasculares cerebrais.

Benefícios do vinho tinto

- Trombose – Reduz o risco de trombose, pois evita a formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos.

- Colesterol – É benéfico para aquelas pessoas que tem problemas com o colesterol já que impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL).

- Coração – Está cientificamente provado que o vinho tinto protege a saúde do coração e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

- Circulação sanguínea – Melhora a circulação do sangue ao manter os vasos sanguíneos flexíveis e limpos.

- Aterosclerose – O consumo regular e moderado de vinho tinto previne o endurecimento das paredes das artérias mantendo-as elásticas e flexíveis.

- Alergia – Como o vinho tinto contém substâncias anti-histamínicas ele pode ajudar a controlar alguns tipos de alergia.

- Artrite – Algumas substâncias presentes no vinho tinto possuem propriedade antiinflamatória e analgésica, sendo ambas benéficas para aliviar o desconforto da artrite.

- Varizes e hemorróidas – O vinho tinto beneficia o sistema venoso reduzindo o risco de formação de varizes e hemorróidas.

- Olhos – Os especialistas afirmam que o consumo moderado de vinho tinto previne a catarata e a degeneração macular.

- Cérebro – Beba uma ou duas taças de vinho tinto (uma taça de 125 ml) durante as refeições e reduza o risco de obstruções nas artérias do cérebro e ter um acidente vascular cerebral ou derrame.

- Dentes e gengivas – componentes do vinho são benéficos para prevenir e tratar a periodontite que é uma doença infecciosa progressiva que afeta a gengiva e os ossos que sustentam os dentes causando afrouxamento e perda de dentes.

- Menopausa – Uma taça (125 ml) de vinho tinto por dia melhora o desconforto da menopausa.

- Diabetes – Se beber uma ou duas taças (uma taça de 125 ml) de vinho tinto com a refeição ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, o que seria benéfico para pessoas com diabetes.

- Rejuvenescimento – O vinho tinto é rico em substâncias antioxidantes as quais retardam os efeitos do envelhecimento, melhorando também a textura da pele e do cabelo.

- Digestão – O vinho tinto melhora a digestão das proteínas, carnes, gorduras, queijos, etc. e é por isso que é benéfico quando consumido com as refeições.

- Infecções do trato urinário – O vinho tinto pode ter efeitos semelhantes ao suco de cranberry na prevenção de infecções das vias urinárias.

- Anemia – Uma ou duas taças (uma taça de 125 ml) de vinho tinto por dia é benéfico para aqueles que sofrem de anemia devido ser rico em ferro e cobre.

Quanto de vinho posso beber para obter benefícios?

As mulheres devem beber uma taça (125 ml) e os homens duas taças (taça de 125 ml) durante as duas principais refeições. Porém se beber em excesso além de cancelar suas propriedades medicinais se torna um risco para saúde.

Os benefícios do vinho para a saúde
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Benefícios Do Vinho Tinto Para a Saúde

Gosta de vinho? Leia mais para sabber dos Benefícios Do Vinho Tinto Para a Saúde que além de ser delicioso,

Cuidado com a pele Vinhoterapia Para a Pele

Que o vinho é uma bebida saudável e chique, todas sabemos? Mas que tal experimentar a vinhoterapia para a pele?

Regimes Regime da Uva Super Poderosa

Vou falar sobre os poderes do uva. Sabiam que as uvas têm efeito antioxidante e são ricas em vitaminas e

Saúde da Mulher Chocolate para prevenir o Mal de Alzheimer

Surpresa: beber dois copos de chocolate por dia pode ajudar a prevenir o Mel de Alzheimer! Isso mesmo descobriu-se que

Saúde da Mulher Alimentos “Antipicoteos”

O chamado “antipicoteo” são alimentos realmente aconselháveis para comer entre as refeições, para preencher o todo e não para ganhar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Vinho Tinto e Suas Propriedades Medicinais"