Verrugas: Causas e Tratamentos

Verrugas: Causas e TratamentosAs verrugas são protuberâncias que aparecem na pele causadas por um vírus chamado Vírus do Papiloma Humano.

As verrugas consistem num crescimento anormal das células da pele produzindo protuberâncias de forma geralmente arredondadas e de cores diversas. O aparecimento de verrugas é causado pelo vírus HPV e são altamente contagiosas, quando o sistema imunológico está debilitado.

Como se adquire as verrugas?

A propagação de verrugas ocorre por contato direto ou indireto com lesões de outra pessoa. As áreas mais susceptíveis de verrugas são aquelas que estão mais expostas a contatos repetidos como as mãos, como no caso de crianças.

As verrugas genitais são causadas pela transmissão do vírus HPV através do contato íntimo com outra pessoa infectada.

Por que algumas pessoas têm verrugas e outras não?

Existem vários fatores que influenciam para que algumas pessoas sejam mais propensas a desenvolver verrugas, por exemplo:

  • Defesas baixas
  • Diabetes
  • Síndrome de Resistência à Insulina
  • Tomar muito sol
  • Pele muito sensível e irritável
  • A idade

Tipos de verrugas

Algumas verrugas podem ser tão pequenas como a ponta de uma agulha, e outras podem ter mais do que um centímetro de diâmetro. Existem verrugas planas, protuberantes ou em forma de couve-flor (condilomas). A cor mais frequente de uma verruga é a mesma da pele, mas também pode ser bege, marrom, rosa, branca ou preta. As verrugas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas mãos, face, pescoço, joelhos e pés, no caso dos órgãos genitais aparecem também nas mucosas.

Tratamentos para Verrugas

As verrugas devem ser sempre observadas por um dermatologista, que decide qual é o tratamento mais eficaz para o tipo de verrugas e sua localização.

Na maioria dos casos, o médico indica substâncias medicinais de uso tópico, as quais a pessoa aplicará em casa, como por exemplo, a Podofilina ou ácido salicílico, porém não podem ser utilizados nas verrugas da face ou verrugas genitais.

Quando o tipo de verruga requer outras técnicas pode-se usar a Crioterapia (congelamento), cauterização ou laser. A imunoterapia tem sido amplamente utilizada como um tratamento de verrugas e é injetada diretamente na lesão.

Atualmente existe vacina contra alguns tipos de HPV especialmente aquelas que causam verrugas nos órgãos genitais com risco de se transformar em lesões malignas.

sobre o HPV, tratamento e prevenção da doença
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-las

Muitas de nós já ouvimos sobre o HPV, um vírus de transmissão sexual que pode ou não se manifestar e

Saúde da Mulher Aprenda a se Prevenir da Contaminação na Manicure

A maioria das mulheres gosta e faz questão de fazer manicure, seja no salão de beleza ou mesmo em casa.

Cuidado com a pele Manchas na Pele: Como Detectar, Prevenir e Tratar

As manchas na pele muitas vezes são desconfortáveis, mas na maioria dos casos não são graves. Por isso, vamos te

Beleza da Mulher Tratamentos a Base de Chocolate

O chocolate é o alimento preferido de muitas pessoas e um ótimo remédio para os problemas cardíacos, mas além disso

Cuidado com a pele Tratamentos Eficazes para Cicatrizes

As cicatrizes muitas vezes podem incomodar e se tornar anti-estéticas, mas hoje te contamos sobre os tipos de cicatrizes e

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Verrugas: Causas e Tratamentos"
Elaine

Boa noite! o hpv da coceira? com exame de sangue é possível saber se está com o hpv? tão logo que saiba estar com o vírus deve ser feito o tratamento ou pode esperar um pouco, ou seja, mais de 15 dias para tratar?