Verdades e Mentiras Sobre a Gelatina

Verdades e Mentiras Sobre a GelatinaEla tem sido citada como o inimigo número um da celulite. Pode ser consumida em forma natural ou misturada com outros alimentos. Conheça, agora, quais são os mitos e as verdades sobre a gelatina.

Muito tem sido dito sobre a gelatina: que impede a celulite, protege as unhas e fortalece o cabelo. Houve um tempo em que estava na moda dar à gelatina outros grandes méritos.

No entanto, os estudos sobre este produto ainda continuam. Hoje em dia, se sabe que a gelatina é eficaz para a manutenção do tônus muscular e firmeza da pele.

A gelatina é obtida pelo processamento do colágeno protéico, que é extraído da pele, cartilagens e ossos de diversos animais. Contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais para a manutenção dos ossos e a regeneração de algumas articulações. Contém de nove a dez aminoácidos essenciais para o corpo.

Versátil, ela pode ser encontrada na forma de folhas, em pó, naturais ou em forma de cápsulas. Mas existe uma diferença entre a gelatina que compramos no supermercado (sobremesa) e as que são vendidas em lojas de suplementos dietéticos.

Esta última, o colágeno em pó ou cápsulas vendidos como suplemento alimentar, é o colágeno na sua forma pura. Além disso, a gelatina que compramos no supermercado para fazer sobremesa, também tem colágeno na composição, mas em pequenas quantidades.

A gelatina que compramos no supermercado pode ser utilizada como um tratamento de suporte, no entanto, para conseguir cabelos e unhas forte, uma pele mais firme, a saúde das articulações, é necessário o consumo de colágeno fresco, devido à maior concentração de nutrientes.

Aqui estão as principais dúvidas sobre o que é mito ou verdade sobre a gelatina:

• A gelatina previne ou reduz a celulite?

A celulite é o resultado de um processo multifatorial, que é causada por deficiência da circulação linfática e venosa, retenção de água, a acumulação de gordura e inflamação. A gelatina não age diretamente sobre a celulite. Ela permite que a pele adquira maior elasticidade, mas isso tem pouca influência sobre a evolução e aparência da celulite.

• É verdade que a gelatina não tem gordura ou colesterol?

Sim, a gelatina (ou colágeno hidrolisado) está livre de colesterol, gordura e carboidratos. Ela contem aproximadamente 84-90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água.

• A gelatina deixa as unhas mais fortes e os cabelos mais brilhantes?

Sim, a gelatina contribui para isso. Para um crescimento saudável, tanto as unhas como os cabelos precisam de nutrientes diferentes. Entre eles o colágeno, que está presente na gelatina. O colágeno é responsável pela cicatrização de feridas e regeneração de tecidos. No caso das unhas e cabelos, o colágeno forma uma matriz onde os minerais aderem para torná-los fortes, resistentes e brilhantes.

• Mulheres que fazem dietas devem comer gelatina para prevenir a flacidez da pele?

A gelatina é a maior fonte dietética de aminoácidos que ajuda a estimular a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante as dietas para a perda de peso ajuda a manter o tônus e a elasticidade da pele, evitando assim a flacidez.

• A gelatina produz sensação de saciedade?

A gelatina possui uma grande quantidade de água, o que ajuda a dar uma sensação de saciedade depois de comer. Além disso, o seu elevado teor de proteínas permite a sua utilização em dietas. A gelatina também pode substituir os ingredientes mais pesados e calóricos no preparo de pratos.

• Qual a quantidade de gelatina devo comer?

Comer gelatina como sobremesa diariamente como prevenção é interessante. Se, no entanto, suas unhas e cabelos estão fracos, o uso do colágeno, em cápsulas ou em pó, se faz necessário para se obter a solução do problema. Procure um dermatologista, que com certeza te receitará a dose certa e eficaz.

• Qual gelatina é melhor: a sem sabor ou as coloridas?

Ambas têm o mesmo efeito nutricional, porém a gelatina sem sabor você pode misturar com frutas ou sucos de sua preferência, como também em pratos salgados.

• Quanto tempo demora para se notar os resultados?

Os resultados começam a aparecer após dois ou três meses de consumo diário. O interessante é que alcançado os efeitos desejados, o consumo se incorpore no cardápio. A dose recomendada é de 10 gr por dia, ou seja, uma colher de sopa de colágeno hidrolisado diluído em meio copo de água, ou sucos, ou leite, ou sopas, ou chás, etc.

• Aplicar a gelatina diretamente na pele, em forma de máscara, deixa mais bonita?

A aplicação da gelatina diretamente na pele não tem nenhum efeito, porém, existem algumas máscaras que contêm colágeno na fórmula e possuem uma ação hidratante, entretanto temporária. Para que a gelatina faça diferença na pele, ela deve ser ingerida.

• Comer muita gelatina faz mal para a saúde?

Não, porém você não pode usá-la como sua única fonte de proteína. A gelatina deve fazer parte de uma dieta equilibrada em proteína, carboidratos e gorduras.

Por trás dos rótulos: Gelatina é saudável?
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Modelar o Cabelo Cacheado Usando Gelatina Incolor

Quem não quer ter o cabelo bonito desde manhã até a noite? Para você que tem cabelo cacheado fica a

Beleza da Mulher Os Benefícios do Colágeno para a Pele

O colágeno é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e que proporciona hidratação e elasticidade para a pele. Mas

Beleza da Mulher Alimentos que Formam Colágeno

O colágeno produzido pelo nosso organismo vai diminuindo ao longo dos anos e com isso a nossa pele vai perdendo

Saúde da Mulher Celulite e Alimentação: 5 Dicas Infalíveis

A celulite é um problema que a maioria das mulheres enfrenta, mas que não é impossível de controlar ou eliminar.

Cuidado com a pele Gelatina para Acabar com Cravos e Espinhas

Cravos e espinhas são um problema em todas as fases da vida, mas é possível amenizar e controlar com alguns

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Verdades e Mentiras Sobre a Gelatina"
Cleuzeni

Sofri queimadura com ondas curta fazendo fisioterapia como fazer cicatriza mas rápido!!

Stefani

Amei, muito interessante, vou comer todos os dias.