Uma Correta Higiene Íntima para uma boa Saúde Genital

Uma Correta Higiene Íntima para uma boa Saúde GenitalAssim como a cada dia nós dedicamos alguns minutos para limpar, hidratar e tonificar o nosso rosto tomamos banho e escovamos os dentes, devemos prestar atenção a nossa higiene íntima. Certos fatores de contato diário afetam a mucosidade natural da vagina, e podem estimular o desenvolvimento de bactérias ou outros microrganismos que afetam o pH ou o equilíbrio da flora genital.

Esses fatores são o uso de roupas íntimas apertadas ou materiais sintéticos, o período menstrual, as relações sexuais, as alterações hormonais, o uso de cremes contraceptivos ou sabonetes com fragrâncias ou muitas vezes a incorreta. No entanto, apenas respeitando certos cuidados evitaremos os odores, infecções ou irritações.

A vagina se limpa ela mesma com os fluídos gerados por suas paredes, que carregam qualquer célula morta ou microorganismo de fora da flora que tenha conseguido acessá-la. É por isso que não é necessário nem se recomenda o uso de métodos de limpeza interna da nossa vagina: apenas é necessário limpar a parte externa dos nossos órgãos genitais com água morna e sabão neutro. Devemos deixar a água correr o bastante para nos certificarmos de eliminar quaisquer vestígios de sabão. Isso deve ser feito durante o nosso banho diário e não mais vezes por dia. Podemos também usar protetores em nossa roupa íntima e ter à mão lenços úmidos para higienizarmos cada vez que vamos ao banheiro (não é recomendado usar o bidê).

Por outro lado, algumas mudanças em nossos hábitos também favorecem a nossa higiene íntima. Por exemplo, usar calcinha de algodão, evitar o uso de roupas apertadas e reduzir o uso de meia-calça, não deixar os tampões ou absorventes por mais de 5 horas, evitar o uso de duchas vaginais e dos desodorantes íntimos, e realizar a higiene anal para trás para não arrastar bactérias nocivas para a vagina.

Se apresentarmos fluxo mais copiosamente do que o normal, um forte cheiro ou de alguma cor rara devemos recorrer ao médico, porque pode ser que o nosso corpo esteja combatendo o início de uma infecção vaginal.

Higiene íntima feminina
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Risco do Uso da Roupa Apertada

As tendências atuais de moda, tanto para homens como para mulheres, requer corpos com silhuetas bem torneadas e visíveis, e

Saúde da Mulher Precauções para Evitar Infecções Vaginais

Os órgãos genitais femininos são muito sensíveis e suscetíveis de contrair alguma infecção. Existem diversos tipos de infecções vaginais e

Saúde da Mulher Os Jeans Justíssimos Fazem Mal?

Os jeans estão sempre na moda e muitas de nós até acham que ele é extremamente confortável. Mas os jeans

Beleza da Mulher Pedicure Profissional com Segurança

A pedicure faz parte dos cuidados com os nossos pés e inclusive para que eles estejam sempre bonitos. Mas precisamos

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Uma Correta Higiene Íntima para uma boa Saúde Genital"