Tudo o que Você Precisa saber Sobre a Osteoporose

Tudo o que Você Precisa saber Sobre a OsteoporoseA osteoporose é uma enfermidade em que os ossos se tornam frágeis devido à perda de cálcio ou também chamado de descalcificação. A qualidade do osso diminui muito por causa da redução da massa óssea. O risco de uma fratura aumenta de acordo com esta fragilidade. Os homens podem padecer deste mal, mas são as mulheres que tem maior probabilidade de desenvolver esta doença.

Quando a pessoa nasce seus ossos crescem até aproximadamente 20 anos, se não houver nenhum impedimento por causa de alguma doença. A partir daí a densidade aumenta progressivamente até aos 35 anos. Depois disto se dá a perda pouco a pouco da massa óssea (osteoporose). Nas mulheres este processo é mais rápido por causa da menopausa.

Quais as causas da osteoporose?

  • Idade avançada
  • Menopausa
  • Pessoas que são muito magras
  • História familiar
  • Diabetes
  • Falta de cálcio
  • Falta de atividade física
  • Tabagismo
  • Não se expor à luz do sol
  • Alcoolismo
  • Consumo excessivo de café
  • Enfermidades crônicas

Quais os sintomas da osteoporose?

  • Deformidade da coluna
  • Debilidade dos ossos
  • Dores musculares
  • Perda de peso e altura
  • Dor no pescoço e coluna vertebral

Quais as perguntas mais frequentes?

Se eu não gosto de leite, corro o risco de desenvolver a osteoporose?

Não. Um dos principais nutrientes para evitar a osteoporose é o cálcio e é necessário consumir no mínimo 1200 mg por dia. Se você não gosta de leite, opte por outros produtos lácteos como iogurte, queijo, etc.

A osteoporose não pode ser tratada, portanto não tem cura?

A osteoporose depois de instalada não tem cura e nem tampouco pode ser tratada. Porém pode-se estabilizar a doença. Procure um especialista para evitar maiores complicações e reduzir o risco de fraturas principalmente nas pessoas mais idosas, pois os problemas serão maiores.

Posso praticar alguma atividade física se tiver osteoporose?

Sim. É essencial manter a prática de exercícios físicos. Procure um profissional para que os exercícios sejam planejados para que não haja quase nenhum impacto sobre os ossos e as articulações. Caminhar é uma ótima opção.

Após a menopausa me preocuparei com a osteoporose. Está certo?

Não. Mesmo que o nível de cálcio seja baixo na menopausa, muitas vezes em períodos mais recentes é possível ter o nível baixo.  A osteoporose não está intimamente ligada com a menopausa, por isso a importância da prevenção, como: consumir produtos lácteos fortificados e legumes, pois fornecem vitamina D; exposição ao sol, sem filtro (por apenas 15 minutinhos por dia) e principalmente no rosto, tórax e braços (evitar o sol nos horários impróprios).

A osteoporose é coisa de mulher?

As mulheres sofrem mais desta doença, por que sua constituição física é mais delgada que a do homem e quando chega a menopausa ela tem uma perda significativa de massa óssea. Entretanto os homens também podem ter esta enfermidade devido aos seguintes fatores: deficiência nutricional de cálcio e/ou vitaminas, uso dos derivados da cortisona por mais de 3 meses, redução da testosterona, tabagismo, insuficiência hepática ou renal, alcoolismo e uso de certos medicamentos usados no tratamento da AIDS.

Por isso é importante que todos, homens e mulheres, fiquem atentos quanto aos sintomas. E em qualquer dúvida procure seu médico.

A osteoporose é hereditária?

Não é certo afirmar que se na sua família tem um caso de osteoporose, todos fatalmente terão. Mas é importante determinar se os pais são portadores desta enfermidade. Se forem, a prevenção se faz mais do que necessário. (Observação: em algumas pessoas a vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio do que em outras. Esta é uma característica é hereditária).

Tudo Sobre a Osteoporose
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Osteoporose

Uma doença que pode surgir com o passar dos anos e juntamente com diversas outras causas é a osteoporose. Trata-se

Saúde da Mulher Dicas para Mulheres com boa Saúde aos 50 anos

Com o passar dos anos vários temas de saúde devem ser considerados para que possamos nos manter saudáveis e bonitas,

Saúde da Mulher Problemas de Saúde Comuns em Mulheres com Mais de 40 Anos

As mulheres com mais de 40 anos hoje em dia cuidam muito da sua aparência e parecem muito mais belas

Saúde da Mulher Dicas para Lidar com a Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida da mulher na qual ocorrem muitas mudanças físicas e psicológicas. Mas muitas se

Regimes Dieta Para Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida da mulher em que ocorrer alterações no seu organismo que podem causar muitos

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Tudo o que Você Precisa saber Sobre a Osteoporose"