Tomar Analgésicos em Excesso Pode Provocar Infarto

Tomar Analgésicos em Excesso Pode Provocar InfartoOs cientistas dizem que o ibuprofeno e o diclofenaco consumidos em grandes quantidades, aumentam as chances de ataques cardíacos. Qual é a dose que envolve esse risco?

Se for tomado em grandes quantidades durante um longo período de tempo, o ibuprofeno e o diclofenaco podem aumentar o risco de sofrer algum problema cardiovascular, como um ataque cardíaco ou derrame. Isto é sugerido pelos resultados de um estudo realizado na Universidade de Oxford e publicado na revista científica “The Lancet”. Aliás, os excessos (no total) são ruins.

Os pesquisadores analisaram mais de 353 mil histórias de pacientes. Concentrou-se apenas sobre aquelas pessoas que, por prescrição médica, consumiam altas doses de analgésicos: 150 mg. de diclofenaco e 2.400 mg de ibuprofeno por dia. Referem-se aos casos “extremos”, como as pessoas com artrite grave que tomam estes medicamentos regularmente para aliviar a inflamação. Isso não deve preocupar, dizem os especialistas, quem os consome por um curto período de tempo para aliviar uma dor de cabeça.

Foi descoberto que em um ano, a cada 1.000 pessoas consumidoras dessas drogas (em grandes doses e diariamente) tiveram três ataques cardíacos ou mais, quatro casos a mais de insuficiência cardíaca e uma morte. E em muitos casos há sangramento do estômago.  Isso significa que o número de ataques cardíacos aumentaria de 8 para 11, a cada 1000 pessoas. O consumo desse tipo de medicação pode ser bastante perigoso, sobretudo se o paciente já sofre de algum problema cardíaco ou tem outros fatores de risco associados (falta de exercícios, colesterol alto, diabetes, hipertensão…)

“Três para cada 1000 é um número muito alto. O risco é muito grande, por isso é necessário discutir o assunto com seu médico. O paciente é o único que deve decidir se precisa e se vale a pena continuar com o tratamento por um tempo muito longo”, sugeriu o professor Colin Baigent, que liderou o estudo.

Ele alertou que o perigo é muito maior em fumantes ou com pacientes com sobrepeso. “Quanto maior o risco de doença cardiovascular, maior será o risco de ter complicações”, disse Baigent.

Infarto: saiba como acontece um ataque cardíaco
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Tabagismo e Anticoncepcionais: Precauções e Contra-Indicações

O tabagismo ao longo dos anos cresceu muito entre as mulheres e é um hábito que combinado com os anticoncepcionais

Saúde da Mulher O Que eu Ganho ao Deixar de Fumar?

O número de fumantes e mortes causadas pelo uso do tabaco aumenta cada vez mais, hoje vamos falar sobre os

Saúde da Mulher Benefícios do Cochilo para a Saúde

Você sabia que apenas um cochilo durante o dia pode proporcionar diversos benefícios para a sua saúde e até mesmo

Saúde da Mulher Quando o Ciclo Menstrual se Torna um Problema

Somos mulheres, e como tal, não é fácil lidar com “aqueles dias” do mês, quando entramos no periodo menstrual todas

Cuidado com a pele Depilação a laser

Hoje em dia a mulher sofre com a depilação, puxando os pêlos para ficar bela, e isso continuamente incomoda e

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Tomar Analgésicos em Excesso Pode Provocar Infarto"