Todos Exames Obrigatórios Que Uma Mulher Deve Fazer

Todos Exames Obrigatórios Que Uma Mulher Deve FazerQuando a mulher tem o hábito de procurar um médico, pelo menos uma vez por ano, várias doenças podem ser prevenidas ou serem detectadas ainda precocemente. Por isso, fazer alguns exames médicos só traz à mulher à certeza de que sua saúde estará sempre em dia. Assim que a menina começa a menstruar já é hora de ir a um ginecologista.

Existem alguns exames que são obrigatórios para todas as mulheres. Vamos ver:

1. Papanicolau:

É um exame ginecológico e deve ser feito anualmente assim que a mulher começa a ter relações sexuais. Este exame pode rastrear o câncer de colo do útero. O médico colhe uma amostragem de células do útero e no laboratório especializado se faz uma busca microscópica por células cancerígenas ou anormais pré-malignas.

2. Mamografia:

A mamografia é um exame que serve para rastrear o câncer em mulheres a partir dos 40 anos de idade. Caso a mulher tenha caso de câncer em familiares (mãe, avó, tia), deve começar a fazer o exame aos 35 anos de idade. Este exame pode detectar o câncer até dois anos antes que seja palpável, o que traz uma chance de cura bem grande. Deve ser feito anualmente.

3. Autoexame da pele:

Este tipo de autoexame ajuda a encontrar doenças de pele, como o melanoma que é um câncer mais agressivo, mas quando descoberto precocemente tem grandes chances de cura. Por isso a necessidade de identificar manchas na pele, quanto a sua forma, cor ou tamanho irregular. Essa verificação deve ser feita várias vezes ao ano e procurar rapidamente um dermatologista ao primeiro sinal que a mancha mudou de tamanho ou de cor, começou a coçar ou descamar.

4. Densitometria óssea:

Este exame serve para detectar a osteoporose precocemente. Quando a mulher está na menopausa já é hora de fazer uma densitometria ou quando o médico achar que já é necessário.

5. Hemograma:

Este exame é um dos mais solicitados pelos médicos. Com ele o médico poderá avaliar como estão as três principais células do sangue: plaquetas, hemácias e leucócitos. Com este exame simples, podem ser detectadas várias doenças, como: vários tipos de anemia, uma simples infecção, leucemia, infarto de miocárdio, gangrena, e outras.

6. Pressão arterial:

Verificar a pressão arterial periodicamente é muito importante, ainda mais se houver um histórico familiar de hipertensão. A hipertensão é uma doença silenciosa, pois muitas vezes não apresenta nenhum sinal e a pessoa não tem sintoma algum. O ideal é uma vez por mês.

7. Colonoscopia:

A colonoscopia é um exame que permite ao médico gastroenterologista ou colonoscopista analisar o revestimento interno do intestino, principalmente cólon e reto, a procura de pólipos, úlceras, inflamações, tumores e outras alterações. Este exame, hoje, é muito importante para rastrear o câncer de intestino.

8. Exame oftalmológico:

A cada dois anos é preciso procurar um oftalmologista para medir a pressão ocular, isso se a mulher não tiver caso de Glaucoma na família. Glaucoma é uma doença dos olhos e é silenciosa. Ela se instala quando a pressão intraocular está alta e pode provocar lesões no nervo ótico, podendo chegar à perda total da visão. A partir dos 65 anos de idade este exame deve ser feito a cada 6 meses, inclusive se não tiver casos na família.

9. Ultrassom pélvico e transvaginal:

Através destes exames o médico analisará o útero e os anexos: tuba uterina e ovários e se há algum mioma, pólipos, endometriose, cistos em geral e outros problemas. Deve ser feito anualmente.

10. Autoexame da mama:

A mulher deve fazer o autoexame das mamas preferencialmente uma vez ao mês, antes da menstruação, já que elas já estão um pouco inchadas. A mulher deve apalpar as mamas em toda sua circunferência e depois com movimentos como se estivesse tocando piano examinar toda a mama. E no final apertar o mamilo para ver se sai alguma secreção. Não se esquecendo de apalpar também as axilas.

Para informações complementares, não deixe de ler também “Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

Exames mais importantes na saúde da mulher
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

A mulher deve realizar os exames ginecológicos como forma de cuidar da sua saúde, mas a dúvida que surge é

Saúde da Mulher O Papanicolau

O papanicolau consiste em um exame que recolhe material do colo do útero para ser examinado e verificar se existe

Intimidade Feminina Quando Preciso Procurar um Ginecologista?

Procurar um ginecologistas em várias ocasiões envolve receio por parte de muitas mulheres, mas é preciso entender a importância de

Saúde da Mulher O que é Câncer de Mama

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres e que tem se tornado um assunto frequente,

Saúde da Mulher Cancer de Mama: Previna-se!

O câncer de mama é uma doença que assombra muitas mulheres e que infelizmente está ocorrendo cada vez com maior

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Todos Exames Obrigatórios Que Uma Mulher Deve Fazer"