Terceira Idade Criativa

Terceira Idade Criativa

Quando você chega à velhice, muitas vezes faz um balanço sobre os objetivos alcançados e o que restava a ser feito e não foi feito. Em muitas pessoas este equilíbrio ativa novos empreendimentos, enquanto outras estão paralisadas a um “vazio existencial” grande, ou seja, um sentimento de que falta sentido em suas vidas. É conveniente, então não esperar para questionar no final da nossa jornada. Para se tornar uma velha sábia, você deve primeiro ser sábia, isto é, deve agir antes. O desenvolvimento do trabalho previsto e gradual do curso que pretendemos dar a nossa vida, tem mais sentido a cada dia. Forjar ideais e projetos de acordo com nossos valores e desejos, e nos preservar.

Todos nós podemos passar por momentos de vazio em que hesitamos sobre o sentido da nossa vida, ou até mesmo desestabilizar e perder o caminho, mas somos capazes de suportar a incerteza enquanto estamos reconstruindo. Para as pessoas vulneráveis, no entanto, esse sentimento se torna insuportável, sentem-se a beira de um abismo. O recurso, então, são as tentativas de preencher essas lacunas com objetos (os candidatos são especiais para comprar o que promove a cultura de hoje: dinheiro, poder, exibição de imagem), ou alguém que enganosamente garanta que não vai lidar com essa lacuna.

O tempo livre é um momento especial para se encontrar com o trabalho que todo mundo está fazendo consigo mesmo. Este é o momento em que nos abrimos para a nossa dimensão humana em seu mais alto sentido. Recreação em seu tempo livre não é apenas entretenimento, mas é um assunto sério bem depois de se recuperar o sentido da vida. Não para matar o tempo ou para passar o tempo sem pensar, mas pode ser a hora de re-criar e re-pensar. Ao longo do tempo, alguns links, que estão relacionados com a nossa identidade são perdidos ou modificados. Existe necessidade de reorganizar os papéis, deixando ir objetos significativos, através de mudanças nos valores, reformulação de pensamentos, sentimentos e ideais.

Eventos importantes do envelhecimento, como a aposentadoria ou a viuvez, em algumas pessoas fazem uma pausa na sua identidade e no sentido da sua vida, levando à depressão e várias doenças. Para outros, esta mudança cria um vazio que nos desafia a preenchê-lo de forma criativa. Isto é o que chamamos de envelhecimento produtivo: ele fornece a oportunidade para mudar, de renovar o sentido para se viver. Aqueles que se agarram ao passado e sentem a nostalgia, que não há tempo para nada de bom e a melhor coisa que aconteceu está no passado. Que afirmam: “prefiro não perceber que eu estou mais velha, acho que a minha velhice seria horrível, minha vida não teria sentido se eu não puder permanecer igual como eu sou agora”.

O que estamos postulando é que se desenvolvermos a nossa flexibilidade, abertura à mudança e novas buscas para compensar o que foi perdido, se continuarmos a ser incentivados, ativos, diversificando o significado da nossa vida e redes de apoio, isso terá um efeito enriquecedor em rede biológica interna, bem como as habilidades emocionais e cognitivas. Isto é, aumentando a complexidade do mundo interno podendo compensar a perda da complexidade dos mecanismos biológicos com o envelhecimento, de acordo com a ideia de que, ao invés de ser sobre a determinação genética, o fator determinante é o sujeito com sua própria vida.

Geralmente, perder o seu sentido da vida tem a ver com toda uma vida sem sentido. O que está em jogo em uma boa idade é não deixar o chamado para que sejamos autênticos, lúcidos sobre os nossos desejos e consistentes com o melhor da humanidade.

Matérias Relacionadas
Maternidade Depressão Pós-Parto

Já ouvimos falar sobre a depressão pós-parto e muitas vezes não sabemos ou entendemos o que é. Vamos explicar do

Intimidade Feminina Educação Global – Aprendizagem Transformadora

Atualmente todos estamos de alguma forma conectados com a informação imediata e veloz, interagindo em mundo cada vez mais globalizado

Intimidade Feminina Namorar uma Pessoa mais Velha

Hoje em dia está se tornando comum encontrarmos casais onde um membro é mais velho do que o outro e

Regimes Conheça os Sentimentos que te Fazem Comer em Excesso

Os sentimentos e emoções estão intimamente ligados a nossa alimentação, por essa razão é importante conhecê-los e distinguir como afetam

Intimidade Feminina Os Principais Medos Femininos

Dizer que o medo é coisa antiga e que as mulheres de hoje não o conhece não é bem verdade.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Terceira Idade Criativa"