Soluções para Mulheres que Usam Muito Salto Alto: Preenchimento no Metatarso com Ácido Hialurônico

Soluções para Mulheres que Usam Muito Salto Alto: Preenchimento no Metatarso com Ácido HialurônicoOs saltos altos nos fazem parecer mais esguias, magras, altas, elegantes, mas em alguns casos o abuso durante muitos anos pode causar problemas nos pés. Espasmos musculares, inchaço das articulações, dor nos joelhos, nas costas e na cintura ou calosidades e pequenas deformidades nos dedos, são algumas das consequências que podem resultar do uso constante de saltos muito altos.

Uma das situações mais comuns é a maturidade ou dor no metatarso e tem uma solução durável que não necessita passar por uma cirurgia.

Sempre que removemos os saltos depois de um longo dia, os pés doem e isso é devido à postura que adotamos todo esse tempo, mas também ao salto por si mesmo.

Levando em conta este problema tão comum, a Universidade de Manchester, realizou um estudo para saber o que acontecia com os pés e as pernas. Para isso, reuniu um grupo de mulheres que usaram saltos de mais de 5 centímetros durante mais de dois anos e que sentiam dor ao caminhar com os pés descalços. Assim, verificou-se que as fibras musculares destas eram 13% mais curtas do que as fibras de mulheres que usam sapatos baixos. Também foi revelado que os primeiros tendões do grupo eram muito mais grossos e mais duros do que o resto.

Então o tendão de Aquiles compensa as fibras musculares encurtadas no músculo da panturrilha e permite que os músculos funcionem de maneira ótima quando caminham, mas como o tendão não pode esticar o suficiente, gera desconforto e dor ao caminhar descalça.

Após este e outros estudos, juntamente com diagnósticos de médicos traumatologistas e ortopedistas, é sempre aconselhável usar sapatos com um salto de menos de 3 centímetros e evitar os maiores de 7 centímetros ou limitá-los a apenas algumas ocasiões especiais. Isto é porque o pé sofre e se geram problemas, tais como a maturidade do metatarso.

Acontece no pé que abusa durante muitos anos dos saltos e se começa a observar muito mais após a menopausa, porque a mudança hormonal provoca uma relativa atrofia da almofada plantar. Situação que piora quando se tem um tendão de Aquiles menos elástico pelo uso contínuo de saltos.

Outros problemas incluem inchaço e desconforto, atrofia nos dedos, calos, dores nas costas, osteoartrite do joelho, joanetes, etc. Tudo derivado da maneira como se caminha ao estar usando saltos, dando passos mais fortes e mais curtos, usando principalmente os músculos da panturrilha ao caminhar, ao invés da combinação mais eficiente de músculos e tendões.

A solução é sempre atacar o problema na raiz e evitar tanto quanto possível o uso de saltos e sapatos não muito confortáveis. Mas quando levamos muitos anos de adaptação, devemos antecipar a dor e por isso existem maneiras de superar as incômodas dores geradas no metatarso ao pisar.

Para isso, a Dra. Mary Rolandi Ortiz, médica cirurgiã e especialista em medicina esportiva recomenda o preenchimento com ácido hialurônico no metatarso, para mulheres que usam muitos saltos e que tenham dor na área do pé.

A diretora de Ro Medical Art (centro de estética e rejuvenescimento prêmio na zona norte dos subúrbios de Buenos Aires) explica o simples procedimento:

  • São dadas apenas duas injeções pequenas de ácido hialurônico na área, que em seguida o médico molda com uma suave massagem.
  • Se utiliza o ácido hialurônico. É um material inerte e que não provoca alergia. É conseguido em laboratório, mas é similar ao ácido hialurônico que têm a nossa pele.
  • A aplicação leva 15 minutos aproximadamente, é ambulatorial e não necessita de cuidados posteriores.
  • A principal vantagem proporcionada por este preenchimento é que ele age como uma almofada que impede a dor na área ao calçar os sapatos, especialmente com saltos. Em vez de usar uma palmilha ou suplemento externo de silicone, o problema é trabalhado até o interior do pé. É mais estético e dura muito mais.

Outras dicas para minimizar problemas

  • Ao comprar saltos, experimente e caminhe com eles para ter certeza de que são confortáveis em ambos os pés e que não apertam nem a ponta nem os calcanhares.
  • Use-os com menos frequência, uma ou duas vezes por semana, alternando com sapatos de salto baixo.
  • No caso de usá-los por várias horas, retire-os sempre que puder para que o pé descanse e volte à sua posição normal.
  • Realize uma massagem nos pés, quando tirar os sapatos.

A beleza nas pernas, não justifica de modo algum o sofrimento e o desconforto ao caminhar. Devemos estar conscientes de como os saltos altos podem afetar os pés e evitá-los. Mas quando se está em uma idade madura e se observa complicações, existem maneiras de agir e evitar a dor com procedimentos simples e eficientes.

Conseqüências do salto alto
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Faça do Salto Alto seu Melhor Amigo!

O salto alto sempre está no guarda roupa das mulheres, fazem parte de um look bonito e sexy. Mas como

Beleza da Mulher Os Saltos Altos, Elegantes, Porém Cansam Muito

Os saltos altos geralmente dão uma aparência mais bela e até mesmo sexy para as mulheres, e elas gostam de

Beleza da Mulher A Moda das Flores

A moda está sempre mudando, assim como os elementos presentes nela e todas nós procuramos acompanhá-la. Então hoje vamos falar

Beleza da Mulher Moda Para Mulheres Baixinhas

Se você é baixinha também pode ter um look bonito e estar na moda, apenas precisa saber escolher as peças

Beleza da Mulher Pés Sedosos e Suaves

Sempre estamos cuidando da nossa saúde, beleza, pele do rosto e pele do corpo, mas uma das áreas mais negligenciadas

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Soluções para Mulheres que Usam Muito Salto Alto: Preenchimento no Metatarso com Ácido Hialurônico"