Sobre Anemia

sobre anemiaInformações Sobre Anemia:A anemia é uma doença que, a princípio, pode ser considerada muito comum, mas os sintomas da anemia que ocorrem diariamente podem ser mais graves e podem levar a complicações se não for tratada adequadamente. Começa ficando doente e cansado continuamente, e pode levar até a ter um ataque cardíaco. A anemia é uma condição que afeta atualmente muitas mulheres, e refere-se à diminuição das células vermelhas do sangue, criando dores no corpo em geral, fadiga e esgotamento. Comumente afeta todos os tipos de pessoas, mas principalmente as mulheres, pois durante os períodos de menstruação, perdem grandes quantidades de ferro e sangue e ainda há mulheres que sofrem um período de fortes complicações, tais como tumores ou miomas.

Uma exceção comum é a presença de anemia durante a gravidez, porque o corpo deve distribuir suas forças, nutrientes e operações de rotina, para manter os dois seres vivos e fornecer oxigênio para o bebê. Mas, apesar de tentar ser normal deve ser evitado, porque se não tratada precocemente pode levar a dificuldades.

Por que ficamos anêmicas?

  • Doenças que afetam o funcionamento e produção de glóbulos vermelhos, que devem ser tratados de forma consistente por um profissional, como câncer ou artrite.
  • Deficiência de ferro, que é responsável pela produção de células vermelhas do sangue.
  • Certos medicamentos ou problemas nos rins.
  • Cirurgias que reduzem a absorção de ferro no estômago, por exemplo, ou nos intestinos.

Quais são os sintomas da anemia?

  • Dor no peito, vertigem ou tontura, na maioria das vezes ao realizar atividades.
  • Fadiga, cansaço ou falta de energia.
  • Dores de cabeça e problemas de concentração.
  • Dificuldades respiratórias, especialmente quando fisicamente ativo.
  • Obstipação.
  • Formigamento nas extremidades que pode ser causado por alguns tipos de anemia, já que em cada uma delas os sintomas variam.

Como detectar a anemia?
São feitos testes de sangue que examinam os níveis de células vermelhas do sangue e a concentração de ferro no corpo. Pode ser suplementada com outros testes para detectar doenças que produzem anemia. Entre elas podem ser percebidos problemas como sopros cardíacos ou aumento da frequência cardíaca

.

O tratamento da anemia pode variar de transfusões de sangue, medicamentos envolvidos no sistema imunológico, injeções que promovem a medula óssea a produzir mais glóbulos vermelhos e estabelecimento de dieta rica em vitamina B12, além de suplementos ricos em vitaminas e minerais. Algumas complicações graves, não sendo tratada, podem ser deficiências cardíacas, a falta de oxigênio para os órgãos vitais até um ataque cardíaco.

É aconselhável comer alimentos ricos em ferro, isso inclui carne vermelha, frutos do mar, cereais enriquecidos e pães, cereais integrais, nozes. O consumo de vitamina C pode também ajudar o corpo a absorver o ferro consumido facilmente, por isso é bom consumir suco de laranja ou morangos. Também tenha em mente que, assim como existem alimentos que ajudam na absorção de vitamina B12, outros atrapalham, então é melhor evitá-los na sua alimentação normal, o corpo compensa suas necessidades e a anemia desaparece, por exemplo, chá e café, gema de ovo, leite e soja.

anemia pode estar relacionada à carência de nutrientes ou perda de sangue
Matérias Relacionadas
Maternidade Como Prevenir a Anemia na Gravidez

Durante a gravidez uma das condições que pode afetar a mulher é a anemia, e precisa ser tradada já que

Saúde da Mulher Sucos para Combater a Anemia Ferropriva

Hoje em dia é mais do que normal, crianças, jovens, adultos e idosos terem anemia. Muitas vezes a pessoa nem

Saúde da Mulher Consequência da Bulimia na Saúde

Os transtornos alimentares são mais comuns do que imaginamos, especialmente nas mulheres devido ao desejo de perder peso. Um transtorno

Saúde da Mulher Vinho Tinto e Suas Propriedades Medicinais

Muitas de nós já ouvimos falar que o vinho é benéfico para saúde, mas conhece quais são os tipos de

Saúde da Mulher 10 Alimentos Importantes para Viver mais Tempo

Quem não deseja viver mais tempo e com mais saúde?! Neste caso a alimentação pode ser uma grande aliada, vamos

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Sobre Anemia"