Seu Corpo está Preparado para Viver Mais de 100 Anos?

Seu Corpo está Preparado para Viver Mais de 100 Anos?

Hoje em dia não é difícil encontrarmos pessoas com mais de 100 anos ainda dispostas e cheias de vida. A pergunta que fica é: O corpo humano está preparado para viver mais de 100 anos?

Na Espanha, existem mais de 10.000 pessoas com mais de 100 anos, mas isto é em uma sociedade de 45 milhões de pessoas, o que representa 0, 025% da população. Diante disso poderíamos dizer que o corpo humano não está atualmente capaz de viver mais de 100 anos, mas isso está certo ou é porque não sabemos nos cuidar?

O que dizem os cientistas?

O mundo científico está dividido sobre esta questão, já que existem duas hipóteses: 1ª- O envelhecimento do corpo é devido ao envelhecimento das células e isso é irreversível, e 2ª- O envelhecimento é governado pelos genes que podem ser controlados.

Hayflick, um famoso biólogo que não considera o envelhecimento uma enfermidade, diz que a cura do câncer e doenças cardiovasculares daria mais 15 anos de expectativa de vida. E isto, segundo ele não depende dos genes, mas da degeneração das células, dos órgãos e dos processos metabólicos.

Por outro lado, Johnson, biólogo da Universidade do Colorado, descobriu que através da modificação dos genes de um verme de laboratório que este pode viver mais ou menos tempo, dependendo dos ajustes genéticos a serem realizados. Agora se buscam os genes homólogos do verme nos seres humanos.

No entanto, ambas as partes chegaram à conclusão de que os seres humanos poderiam chegar a viver em torno dos 120 anos, modificando seus genes ou aprendendo mais sobre como fazer com que as células não se degenerem tão rapidamente.

O que diz a estatística?

Se nos referirmos ao que as estatísticas nos dizem, podemos observar por um estudo feito por uma equipe da Universidade de Chicago, que há 10 anos previam-se 85 anos como média de expectativa de vida e agora, com os dados dos 10 últimos anos no Japão, Estados Unidos e França, se reafirma que um século de expectativa de vida ainda está muito longe.

O cálculo da mortalidade entre 99 anos está  diminuindo 1,5% anual na França, 1,2% ao ano no Japão e apenas 0,4% por ano nos EUA, por isso, se assumirmos que esta tendência seja mantida devemos esperar que até 2040 a população da  França e o do  Japão possa exceder 85 anos de expectativa de vida e 2.100 para os EUA.

A nanotecnologia e partes do corpo duráveis

A nanotecnologia molecular terá muitos impactos sobre o envelhecimento, ainda que os benefícios desta sobre a medicina demorem em se tornar evidentes. Pequenos sensores, microcomputadores e vários dispositivos minúsculos que serão implantados permitirão uma melhora suscetível no controle e cuidado da saúde e no tratamento automático, isso sem dúvida irá fazer a expectativa de vida disparar no futuro.

Hoje em dia começam a criar partes do corpo para viver com eles 100 anos, como por exemplo, uma liga de metal para o quadril que pode durar cem anos, capaz de aguentar mais de 100 milhões de passos, que é o que uma pessoa de 50 anos haveria dado até chegar aos 100 anos, e isso só é o começo.

A enzima e o colesterol

Está sendo feito um estudo em todas as pessoas com mais de cem anos para tentar encontrar a chave da longevidade, mas não existe um padrão que possa nos orientar em direção a uma vida mais longa, ainda que alguns cientistas afirmem que a enzima telomerase ajuda a prevenir os telômeros que vão perdendo tamanho com o passar dos anos, o que a torna uma espécie de fonte de juventude das células.

No entanto, se existe algo em comum em todas as pessoas que excedem os 100 anos, são os níveis de colesterol HDL. Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, de Nova York, descobriram que a maior parte das pessoas com mais de 100 têm uma mutação genética que mantém elevado o colesterol HDL, independentemente de outros fatores.

Está claro que todos nós gostaríamos de viver até os 100 anos conservando a saúde, porém o importante não é a longevidade, mas sim a qualidade de vida que temos no decorrer dos anos até chegar os 100. Por isso o essencial é acrescentar vida aos anos e não anos na vida, pois o que importa é viver com saúde e não o tempo que se viva, e isto se consegue com uma dieta equilibrada e exercícios moderados, por isso fique atento!

COMO VIVER ATÉ OS 100 ANOS COM SAÚDE
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina O Envelhecimento, Mal Irremediável

O envelhecimento é um mal irremediável e como tal não pode ser evitado, embora muitas pessoas tentem fazê-lo e terminam

Saúde da Mulher Colesterol na Mulher

Mais do que nos homens o colesterol na mulher traz mais malefícios, já que está relacionado à taxa de hormônios

Saúde da Mulher O Que eu Ganho ao Deixar de Fumar?

O número de fumantes e mortes causadas pelo uso do tabaco aumenta cada vez mais, hoje vamos falar sobre os

Beleza da Mulher Alimentos Anti-envelhecimento

O envelhecimento é uma certeza na vida e uma preocupação para muitas pessoas, especialmente as mulheres que desejam estar sempre

Intimidade Feminina Os Principais Medos Femininos

Dizer que o medo é coisa antiga e que as mulheres de hoje não o conhece não é bem verdade.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Seu Corpo está Preparado para Viver Mais de 100 Anos?"