Sementes Mágicas Para sua Saúde

Sementes Mágicas Para sua SaúdeLinhaça; amaranto, também conhecido como bredo ou caruru; chia; quinoa; gergelim; aveia… É certeza que você já ouviu falar dessas sementes e como elas possuem excelentes propriedades para a sua saúde. Estes alimentos ajudam a enriquecer a nossa dieta. Elas ajudam na redução de peso, colesterol, inflamação como a celulite, regula o trânsito intestinal, entre outros. Elas são indicadas para pessoas com excesso de peso, obesidade, prisão de ventre, colesterol alterado, celulite ou simplesmente para aquelas que querem melhorar sua dieta. Aqui estão as sementes mágicas para sua saúde:

Linhaça

LinhaçaTem o poder de controlar o diabetes, ajuda no bom funcionamento dos intestinos, contribui para uma pele mais saudável e também faz uma “limpeza” nas artérias. Tudo isso porque a linhaça tem em sua composição “gorduras boas”: as gorduras monoinsaturadas e as gorduras poli insaturadas (ômega 3 e 6).

Amaranto

AmarantoÉ um alimento nutricionalmente completo. A sua composição é semelhante à combinação de arroz e feijão. Tem proteína e aminoácidos que são essenciais para o organismo. O amaranto é capaz de reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e melhorar a função intestinal.

No amaranto é encontrada uma substância chamada esqualeno que também é encontrada no óleo de fígado de animais marinhos, cujas propriedades incluem a sua ação antioxidante, lutar contra os radicais livres, aumentar a oxigenação do metabolismo e fortalecer a membrana celular, o que contribui para a melhoria do sistema imunológico devido à proteção das células.

Chia

ChiaA semente de Chia é uma poderosa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como o cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. Devido ao fato de ser uma excelente fonte de cálcio é uma opção para as pessoas que têm ou querem prevenir a osteopenia (perda de massa óssea), osteoporose e obesidade. A semente de chia também é usada para emagrecer.

Quinoa

QuinoaEsta semente é a favorita dos nutricionistas e especialistas em saúde, devido ao seu alto valor nutritivo e funcional. Fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio, a quinoa é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. A quinoa possui uma boa proporção de cálcio e de magnésio, e é essencial para a absorção de cálcio nos ossos.

Entre os 18 aminoácidos que se encontram na quinoa, dois deles (metionina e lisina) estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos. O triptofano é capaz de liberar a serotonina no cérebro, uma substância que dá uma sensação de bem-estar. Além disso, a quinoa é livre de gordura saturada e colesterol.

Aveia

aveiaO consumo regular de aveia faz com que os intestinos funcionem adequadamente, absorvendo os nutrientes que o corpo necessita, evitando a “preguiça”. Para os diabéticos, a fibra da aveia se liga ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea.

Para aqueles que têm níveis elevados de colesterol, a aveia é uma grande aliada na redução do LDL, já que suas fibras são solúveis em água e se convertem num gel que faz com que a gordura não se deposite nas artérias, o que ajuda reduzir os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também o câncer de intestino.

Gergelim

GergelimO gergelim tem grande quantidade de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, como também a fibra e os lipídios, importante na redução do colesterol no sangue, propriedades antioxidantes e anticancerígenos. Ele também tem altos níveis de cálcio, fósforo e ferro e são ricos em vitaminas do complexo B.

Sementes de girassol

Sementes de girassolAs sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, e é um antioxidante potente. Além disso, também são ricas em fitoesteróides e ajudam a reduzir os níveis de colesterol “ruim” no sangue, aumentam a resposta imunológica e reduzem o risco de alguns tipos de câncer. O magnésio presente nas sementes de girassol é ideal para relaxar os nervos e ajudar no relaxamento muscular e vasos sanguíneos.

As sementes de girassol também são ricas em selênio, um mineral essencial para a saúde, que ajuda a melhorar a desintoxicação do corpo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno.

O uso de girassol ajuda a controlar a tensão pré-menstrual, favorece a recuperação dos processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos em geral.

Semente de Chia
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alguns Motivos para Consumir Chia

A semente de chia é um daqueles alimentos completos que nos proporciona diversos benefícios para a nossa saúde, além de

Saúde da Mulher Propriedades da Quinoa

Mesmo que você já esteja acostumada a um tipo de alimento é sempre bom experimentar outros que nos trazem benefícios.

Regimes Devo Eliminar por Completo a Gordura da Minha Dieta?

Quando pensamos em fazer dieta logo pensamos em eliminar toda a gordura, mas isso não é necessário e nem deve

Regimes Ração Humana – Emagrece até 8 kg em um Mês

A ração humana é um suplemento à base de cereais integrais que se tornou muito popular pelos benefícios que proporciona

Saúde da Mulher Benefícios da Semente de Uva

O extrato das sementes de uva ajuda na estética, prevenção do câncer e problemas cardíacos. Conheça os vários benefícios da

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Sementes Mágicas Para sua Saúde"