Quando o Ciclo Menstrual se Torna um Problema

Quando o Ciclo Menstrual se Torna um ProblemaSomos mulheres, e como tal, não é fácil lidar com “aqueles dias” do mês, quando entramos no período menstrual e todas aquelas alterações e incômodos no nosso corpo aparecem, mau humor devido a TPM, especialmente quando o seu ciclo é irregular. Se você se identificou com esta situação preste bem atenção, pois, neste artigo iremos abordar quando o ciclo menstrual se torna um problema.

Ciclo muito irregular ou imprevisível: este problema pode ser devido a uma dieta inadequada e pode ser que você tenha a síndrome dos ovários policísticos, um distúrbio endócrino que provoca um desequilíbrio hormonal. É por isso que nós do MulheresDicas.com recomendamos que se você é uma menina “voada”, e não costuma prestar atenção para a frequência do seu ciclo, comece agora mesmo a observá-lo afim de evitar problemas maiores.

Sangrar muito no ciclo menstrual mais do que o habitual: se durante os seus últimos ciclos você notou um aumento no número de dias em que o sangramento ocorre, pode ser por causa de pequenos tumores benignos localizados no músculo uterino, de formas e tamanhos variados. Eles podem causar um aumento na quantidade do sangue menstrual podendo também aumentar o número de ciclos.

Dor forte durante o ciclo menstrual, que não pára: nem tomando comprimidos suficientes para a cólica a dor ameniza. A cólica intensa pélvica durante o período é normal, mas se você não consegue aliviar nem com os comprimidos de ibuprofeno, pode ser um sinal de endometriose, doença caracterizada pelo surgimento e crescimento de tecido endometrial fora do útero, especialmente na cavidade abdominal.

Então lembre-se de prestar muita atenção à forma como o seu corpo reage no período menstrual. Você deve ir ao ginecologista e fazer o exame Papanicolau anualmente a fim de evitar quaisquer preocupações e problemas maiores que você tenha ou possa ter durante o seu ciclo.

Aprenda a aliviar as cólicas menstruais

Grandes porcentagens das mulheres sofrem com cólicas durante alguns dias do mês, desde o momento em que seus hormônios sexuais começam a trabalhar até um determinado ponto.

Essas cólicas incomodam e acabam com a disposição de qualquer pessoa. E bem sei como é sofrer com cólica, mas nós todas sabemos que o mundo não pode parar e como somos nós que estamos na frente de muitos processos, se deixarmos nos abater tudo vira um caos.

Hoje então vamos aprender algumas técnicas que costumam aliviar a cólica e são bem simples e rápidas de serem feitas. Preste bem atenção, pois essas técnicas podem ser a solução dos nossos problemas, pois não é a todo o momento que podemos tomar um remédio para aliviar a dor ou ir ao médico para resolver isto.

A cólica menstrual geralmente aparece alguns dias antes do ciclo começar e persiste no primeiro e segundo dia. A dor é causada pela produção de um hormônio chamado prostaglandina, que faz a contração do útero nessa fase. O fluxo de sangue pode ser maior ou menor, isso depende do organismo da pessoa, e a contração do útero também.

Para alívio da dor menstrual vamos primeiro falar de alimentação. Aposte nas frutas diuréticas que ajuda na eliminação do excesso de líquidos corporais além de fazer a regulação hormonal. O melão é um ótimo remédio.

Você deve evitar cafeína durante o ciclo menstrual, pois ela estimula os movimentos peristálticos que são feitos no sistema digestivo, aumentando ainda mais a sensação de incômodo e de dor. O sal também deve ser evitado assim como os molhos e comidas picantes, que aumentam ainda mais a ingestão de água.

Algumas plantas podem ser compradas para serem utilizadas no alivio da dor, você já deve ter ouvido falar da “garra-do-diabo” ou “unha-de-gato”, essas possuem propriedades tanto analgésicas que aliviam a dor, quando anti-inflamatórias, caso seja algo mais perigoso e complicado do que se parece.

Alguns óleos também são indicados, mas o mais correto é utilizá-los com o auxilio médico.

Os famosos chás são conhecidos por todas as mulheres, como o “Chá de Capim Santo” que alivia a contração muscular, ou o “Chá de Gengibre” que possui ação anti-inflamatória. Outra receita bem conhecida são as massagens.

Os movimentos suaves sobre o abdômen e nos pés, podem combater as dores menstruais. Alguns especialistas indicam o uso do óleo de gergelim para um resultado mais satisfatório e mais rápido e também ajuda a relaxar.

Analgésicos e anti-inflamatórios aliviam dores leves. Já os usos de anticoncepcionais atuam nas dores fortes com o fluxo intenso sanguíneo.

E por último falaremos da bolsa de água quente, ela é bem eficaz sim, mas para as pessoas que são sensíveis ao calor, ela aumenta a circulação local, relaxa os músculos e reduz os incômodos das contrações uterinas.

Espero ter ajudado vocês mulheres nesse momento tão incômodo que passamos todos os meses, experimente alguma das nossas dicas, esperamos que as cólicas menstruais não sejam mais um problema em sua vida!

COMPLICAÇÕES DA TPM
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Cólica Menstrual

A cólica menstrual ocorre antes ou durante o período da menstrual e é uma resposta do organismo a este processo

Saúde da Mulher Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Saibam quais são os hormônios que compõem o ciclo menstrual, suas funções e o que causa os desequilíbrios.

Saúde da Mulher Cinco Alimentos para Regular seu Ciclo Menstrual

Existem cinco tipos de alimentos que podem te auxiliar na condição de amenorreia ou ciclo menstrual irregular. Basta adicioná-los a

Beleza da Mulher A Beleza da Mulher Depende da Fase do Ciclo Menstrual

Todas as mulheres se preocupam muito com a beleza e buscam todos os cuidados possíveis para mantê-la. Hoje vamos falar

Maternidade Como Saber se Estou Ovulando

Saber se está ovulando ou não pode ajudar uma mulher a evitar uma gravidez indesejada ou engravidar mais rapidamente se

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Quando o Ciclo Menstrual se Torna um Problema"