Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?Não existe uma idade específica recomendada para iniciar os exames ginecológicos. Normalmente, se aconselha realizar a primeira consulta quando a mulher começa a ter relações sexuais e fazer apenas uma revisão anual no caso de não apresentar nenhuma irregularidade em seu aparelho reprodutor ou nas mamas.

Mas, na verdade, a primeira revisão deve ser feita na adolescência, uma vez que a menstruação apareceu, em seguida, retornar ao ginecologista uma vez por ano a partir do momento que começam a manter relações sexuais.

Com estas visitas periódicas, essenciais para a saúde da mulher, se consegue prevenir doenças e detectar precocemente o câncer ginecológico ou de mama, além de tratar problemas de fertilidade, dar cobertura contraceptiva para as mulheres que desejam, e tratar doenças sexualmente transmissíveis e disfunções sexuais.

A revisão consiste geralmente em uma exploração dos seios e vulva, um teste de Papanicolau e exame pélvico se elas já mantêm relações sexuais. O primeiro detecta possíveis infecções vaginais e fornece informação hormonal, além de prevenir com um diagnóstico precoce o câncer de colo do útero. Normalmente, não é necessário realizar este teste anualmente, mas uma vez a cada dois ou três anos, se não houver problema.

O exame pélvico consiste em uma exploração tátil profunda dos órgãos reprodutivos (vagina, útero, ovários e trompas de Falópio), para avaliar o seu estado. Além destes testes, o médico pode recomendar se considerar necessário realizar outros exames, como ultrassom ou mamografia.

Quanto a este último, a idade recomendada para o início (se não há histórico de câncer de mama na família ou nódulos ou anormalidades observadas na mama), se encontra entre 40 e 50 anos.

Além dessas revisões prescritas pelo médico, a mulher pode solicitar uma consulta ginecológica, se percebe alterações na secreção vaginal, queimaduras e coceira na área genital, menstruação irregular, problemas de fertilidade ou anormalidades ou dor mamária.

Exame Ginecológico
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Quando Preciso Procurar um Ginecologista?

Procurar um ginecologistas em várias ocasiões envolve receio por parte de muitas mulheres, mas é preciso entender a importância de

Intimidade Feminina Vaginismo: Saiba o que é e Como Tratar

O corpo das mulheres é muito delicado e sensível, hoje vamos falar do vaginismo. O vaginismo é uma condição feminina

Saúde da Mulher O Papanicolau

O papanicolau consiste em um exame que recolhe material do colo do útero para ser examinado e verificar se existe

Saúde da Mulher Problemas de Saúde Comuns em Mulheres com Mais de 40 Anos

As mulheres com mais de 40 anos hoje em dia cuidam muito da sua aparência e parecem muito mais belas

Saúde da Mulher Prevenção do Câncer de Mama: a Importância do seu Regime

O câncer de mama é uma das doenças, atualmente, que mais preocupam as mulheres e como tem crescido desperta o

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?"