Qual a Importância das Fibras no Nosso Organismo?

qual a importancia das fibras no nosso organismoDieta rica em fibras previne muitas doenças graves, incluindo doenças cardíacas e o câncer. A fibra não é digerida e passa através do estômago, intestino e cólon. Ela ajuda a expelir muitos materiais tóxicos em nosso corpo. Assim, sua principal função é curar a prisão de ventre. Também ajuda a reduzir outros problemas de saúde como colesterol alto e excesso de peso. É muito importante e saudável incluir alimentos ricos em fibras.

O que é fibra? A fibra é um nutriente encontrado em todas as plantas. A diferença do que acontece com muitos outros nutrientes que contêm os alimentos, nosso corpo não digere a fibra. Seria certo dizer que a fibra simplesmente passa através do sistema digestivo. Mas esta é a razão pela qual a fibra é benéfica, pois ajuda a limpar nosso sistema digestivo.

Existem dois tipos de fibras: as fibras solúveis e as fibras insolúveis. Todos os alimentos que contêm fibras têm um pouco de cada uma.

A fibra insolúvel é boa para o sistema digestivo. Ela ajuda a produzir fezes (bolo fecal) em grande quantidade. Isso ajuda a evitar a constipação. A fibra insolúvel é encontrada em produtos de trigo integral e farelo de milho. Também encontrado em alguns vegetais e algumas frutas.

A fibra solúvel faz bem para o coração e o sistema circulatório. Ela pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e controlar o açúcar no sangue. A fibra solúvel é encontrada em frutas e legumes. Também é encontrada em farelo de aveia, flocos de aveia, cevada e legumes.

Ao adicionar fibras à sua dieta, aumente a quantidade lentamente. O seu corpo leva um pouco de tempo para se acostumar à fibra extra. Tipicamente, os alimentos contendo fibras também são ricos em outros nutrientes.

Abaixo apresentaremos uma lista de alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras: Vários grãos, legumes e frutas estão incluídos nesta categoria. Dê uma olhada:

Frutas: Frutas com baixo teor de fibras: cerejas, uvas, pêssegos, melão, melancia, suco natural de frutas, salada de frutas.

Frutas com médio teor de fibras: laranjas, tangerinas, maçãs e peras sem casca, abacaxi e bananas.

Frutas com alto teor de fibras: peras com casca, maçãs com casca, mangas, amora, framboesa, morango, frutas secas incluindo pêssegos, ameixas, damascos, figos e passas.

Vegetais com baixo teor de fibras: cebola, pepino, cogumelo, tomate, aipo, couve-flor, repolho, milho cremoso, batatas descascadas, como purê, aspargos, abóbora, alface, espinafre.

Vegetais com médio teor de fibras: soja, feijão verde, brócolis, couve de Bruxelas, cenouras cruas, berinjela, nabo, milho verde, batatas com casca.

Vegetais com alto teor de fibras: ervilhas, acelga, legumes, pipoca.

Alimentos secos: lentilhas; grão de bico; grãos como feijão de todos os tipos, porém o feijão preto tem mais fibras; frutas secas, como amêndoas, pistache, amendoim e castanha de caju.

Benefícios para a saúde tendo uma dieta rica em fibra

  • Reduz o risco de diabetes
  • Ajuda a reduzir o peso
  • Diminui o colesterol
  • Diminui problemas de coração
  • Reduz o dano celular

A quantidade recomendada de fibra de acordo com a idade

Idade e sexo – quantidade diária de fibra

  • Crianças 1-3 anos: 19 gramas
  • Crianças 4-8 anos: 25 gramas
  • Pré adolescente (mulher) 9-13 anos: 26 gramas
  • Pré adolescente (homem) 9-13 anos: 31 gramas
  • Adolescentes (mulher)14-18 anos: 26 gramas
  • Adolescentes (homem)14-18 anos: 38 gramas

Ao escolher alimentos ricos em fibras, não se preocupe com o tipo específico de fibra. Muitos alimentos contêm uma elevada quantidade de fibras solúveis e insolúveis. O importante é comer alimentos ricos em fibras.

Como é uma dieta rica em fibras?

– Desjejum: 2 ou 3 fatias de pão preto, 5 a 6 pedaços de manga ou laranja e cereal com leite.

– Almoço: Uma xícara de arroz integral ou três fatias de pão integral com uma tigela de verduras cozidas, incluindo espinafre, brócolis, ervilhas e feijões. Logo após você pode comer uma salada de frutas que inclui uma maçã de tamanho médio, manga ou laranja.

– Jantar: Uma refeição rica em fibras pode incluir um prato de sopa quente. Uma sopa de verduras mistas contendo alface, brócolis e espinafre seriam melhores. Pode acompanhar com uma ou duas fatias de pão integral.

O que procurar nos rótulos dos alimentos

Em relação à fibra, os rótulos dos alimentos são marcados como se segue:
Fonte de fibra: um produto que contenha, pelo menos, 2 gramas de fibra por porção.
Boa fonte de fibras: um produto que contenha, no mínimo, 4 gramas de fibra por porção.

A importância das fibras para a saúde
Matérias Relacionadas
Regimes Dieta Rica em Fibras

A dieta rica em fibras além de necessária e saudável, ajuda na prevenção de doenças graves, como câncer e enfermidades

Regimes Dicas de Alimentação Que Ajudam no Emagrecimento

Quando decidimos emagrecer não precisamos necessariamente seguir uma dieta, mas podemos optar por seguir algumas dicas de alimentação que serão

Saúde da Mulher Alimentação Saudável Com Frutas, Legumes e Verduras

A dica de hoje é consumir frutas, verduras e legumes nas refeições tanto quanto possível. São os melhores alimentos para

Maternidade Como Prevenir a Anemia na Gravidez

Durante a gravidez uma das condições que pode afetar a mulher é a anemia, e precisa ser tradada já que

Saúde da Mulher Dicas de Alimentos Saudáveis

Em nosso site sempre mencionamos a importância de uma dieta saudável e equilibrada, por isso hoje queremos trazer algumas dicas

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Qual a Importância das Fibras no Nosso Organismo?"
Livia Asunçao

Muito interessante e boa opinião de importância das fibras. meu trabalho de pesquisa ficou ótimo com essa dica maravilhosa do site, obrigada beijos!