Quais são os Adoçantes Mais Seguros

Quais são os Adoçantes Mais SegurosAdoçantes são aditivos que duplicam o efeito do açúcar, no entanto contém menos energia, mas de acordo com um estudo não é tão seguro quanto parece, pois pode ser prejudicial à saúde e pode, em algumas ocasiões, prejudicar a perda de peso aumentando a ansiedade de comer.

Tipos de adoçantes:

Os adoçantes nutritivos oferecem 4 Cal/gr à dieta, igual aos carboidratos normais que vêm dos alimentos. Os adoçantes nutritivos contêm açúcar de mesa branco e mascavo, melaço, mel e xaropes.

Os álcoois do açúcar são os líquidos produzidos comercialmente e processados a partir da sacarose, glicose e amidos (polissacarídeos). Também ocorrem naturalmente em plantas, como frutas e sementes. Os álcoois do açúcar comum incluem o sorbitol, manitol, maltitol e xilitol. Todos estes adoçantes nutritivos fornecem calorias ao corpo e aumenta o nível de glicose no sangue.

Adoçantes não nutritivos são os adoçantes artificiais. Não tem calorias e não interferem na glicemia. Entre eles estão a Sacarina, Neotame, Aspartame, Sucralose, Stevia e Acessulfame – K.

O uso de adoçante é inevitável em pessoas diabéticas, porque elas têm dificuldades em regular os níveis de açúcar e devem consumir esses adoçantes artificiais. As pessoas que sofrem de hipoglicemia reativa devem regular o uso dos açúcares.

Sacarina: é a mais utilizada, mas demonstrou-se que doses elevadas em ratos pode causar câncer da bexiga, mas não houve nenhuma evidência em seres humanos. As crianças com menos de três anos e mulheres grávidas não devem consumir sacarina.

Aspartame: o seu consumo está vinculado á cegueira, convulsões e tumores cerebrais.

Ciclamato: o consumo desse adoçante pode ocasionar doenças como câncer, mutações, alergia e danos aos espermatozoides.

Acessulfame-K: é um adoçante 200 vezes mais doce do que o açúcar, e que o corpo não metaboliza, ou seja, absorve e expele, porém não é armazenado no corpo. Algumas organizações o acham mais seguro.

Adoçantes naturais: o mais conhecido é o adoçante extraído da Stévia , seu poder adoçante é cerca de 200 a 300 vezes maior que o da sacarose, sendo o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial. É totalmente atóxico e seguro ao organismo, mas seu uso é pequeno devido a um sabor residual amargo que possui.

Conheça os tipos de adoçante
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Água de Coco: Tudo de Bom!

Quando falamos sobre a água de coco, todas nós pensamos apenas nos casos de desidratação. Mas a água de coco,

Saúde da Mulher Prevenção do Câncer de Mama: a Importância do seu Regime

Uma pesquisa apresentada num simpósio sobre câncer da mama, no Texas (EUA), mostrou que um regime intermitente de baixos carboidratos

Saúde da Mulher Chicletes para Prevenir Cáries

Quem nunca ouviu falar que balas e chicletes causam cáries? Mas, talvez não! Hoje falamos sobre um tipo de chiclete

Saúde da Mulher Alimentos que Ajudam a Manter o Pâncreas Saudável

O pâncreas é um órgão muito importante do nosso organismo, o que consumimos pode fazer toda a diferença no momento

Regimes Regime das Calorias Negativas

O nome pode soar um pouco peculiar, mas a realidade é que o regime das calorias negativas é verdadeiramente eficaz

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Quais são os Adoçantes Mais Seguros"
loading...