Propriedades da Quinoa

Propriedades da QuinoaTambém chamada de quinua, a quinoa é cultivada há milhares de anos. É nativa da região da Bolívia, Peru, Chile e Colômbia, mas propriamente da região andina.

É um dos alimentos mais completos do mundo e é o predileto entre as mulheres por causa de suas propriedades. Dentre os benefícios estão: ajuda no desenvolvimento da inteligência, rapidez dos reflexos, memória e aprendizagem.

A quinoa é rica em ferro, magnésio e proteínas. Tem sabor agradável e fácil de usar. É uma boa fonte de triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina no cérebro, responsável pelo bom humor e bem estar. Por isso acredita-se que consumindo regularmente este cereal estará ajudando na prevenção da depressão e da fadiga.

Não contém glúten

Por não conter glúten a quinoa pode ser consumida pelos celíacos (pessoas intolerantes a certas proteínas encontradas no glúten) nos pães, bolos e doces feitos com a farinha de quinoa. O pão feito com farinha de quinoa só diferencia no de trigo na consistência, pois o sabor é o mesmo.

A quinoa não é muito calórica: contêm em cada 100gr 374 calorias quase a mesma do arroz que tem 350 calorias na mesma medida.

É rica em fibras (muito mais que o arroz). Consumindo quinoa junto nas refeições aumentará a sensação de saciedade; ajuda no funcionamento do trato intestinal; ajuda no controle do colesterol, glicose e triglicérides no sangue. É uma grande aliada para as pessoas que querem perder peso com saúde.

Como consumir quinoa

Quinoa em flocos: Pode ser adicionada em sopas, iogurte, vitaminas e saladas de frutas

Farinha de quinoa: pode ser utilizada como base para pães, massas, biscoitos, etc. Nos supermercados e lojas de produtos naturais é possível encontrar massas e barra de cereais a base de quinoa, ambos orgânicos.

Quinoa em grãos: o certo é deixá-la de molho em algumas horas e cozinhar em água fervendo, no fogo brando por 15 minutos. Adicione sal logo depois de cozido para ficar mais saboroso. Depois de cozido você pode misturar em saladas, risotos, sopas ou servida com molhos. Tem duração de 3 dias na geladeira.

Reportagem Globo Repórter sobre o SuperAlimento Quinua
Matérias Relacionadas
Regimes Dicas de Alimentação Que Ajudam no Emagrecimento

Quando decidimos emagrecer não precisamos necessariamente seguir uma dieta, mas podemos optar por seguir algumas dicas de alimentação que serão

Saúde da Mulher Sementes Mágicas Para sua Saúde

Um tipo de alimento que pode proporcionar muitos benefícios para nossa saúde são as sementes. Hoje falamos sobre algumas delas

Saúde da Mulher Por que Consumir Arroz Integral?

“Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa”. Apesar de ser a frase de um humorista é

Regimes Para um bom regime reduza gorduras, açúcares e sal

Os hábitos de vida e alimentação saudáveis são a melhor forma de cuidar do nosso organismo, além de manter a

Saúde da Mulher Propriedades da Melancia

Uma das frutas mais saborosas e benéficas que podemos consumir especialmente durante o verão é a melancia. Trata-se de uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Propriedades da Quinoa"