Probióticos e a Restauração da Flora Intestinal

Probióticos e a Restauração da Flora Intestinal

Os probióticos são microrganismos vivos presentes ou adicionados aos alimentos, geralmente em laticínios, capazes de sobreviver no estômago e intestinos, gerando efeitos positivos para a saúde. Os leites fermentados são o principal exemplo de fonte de probióticos.

Os probióticos podem fazer a diferença na recuperação da flora intestinal, diarreia ou tratamento de uma condição crônica que pode levar problemas aos intestinos.

O estômago e os intestinos têm um ecossistema delicado que pode ser alterado depois de ter recebido um tratamento com antibióticos ou sofrido um episódio de diarreia; quando isso acontece, é necessário recuperar o equilíbrio da flora intestinal para manter a saúde.

Dentre os benefícios dos microrganismos probióticos, reduzem o crescimento de bactérias nocivas, fortalece o sistema imunológico e ativa a sua resposta devido a diminuição que causam na produção de células T (as células T são linfócitos que tem extrema importância para o sistema imunológico), que geralmente são produzidas em momentos de estresse.

Quais os probióticos mais comuns?

Os probióticos mais comuns incluem diversas espécies de microrganismos entre os quais:

• Lactobacilos: ajuda a melhorar o revestimento epitelial do intestino e, assim, a sua função é de proteger contra as bactérias nocivas, e impede a inflamação recorrente do cólon.

• Bifidobacteria: útil para diminuir a inflamação do intestino grosso.

• Escherichia coli Nissle 1917 (NCS): tem sido usado por décadas na Europa Central para tratar e prevenir desordens intestinais.

• Saccharomyces boulardii: é uma levedura proveniente de frutas, como lichia e manga, que tem se mostrado útil no tratamento e recuperação da flora natural do estômago e intestinos.

Com e sem receita?

Os iogurtes e queijos que contém probióticos mantêm a população de colônias bacterianas que devem existir no intestino para digerir os alimentos e absorver seus nutrientes, portanto, podem ser consumidos livremente com moderação. As preparações em pó, que são manipuladas em farmácia, devem ser prescritas por um médico para indicar como devem ser administrados.

Benefícios que os probióticos proporcionam à saúde:

• Estimulam o sistema de defesa do organismo.

• Contribuem positivamente para a absorção de minerais como cálcio e ferro.

• Ajudam a diminuir a absorção do colesterol, em específico o LDL.

• Favorecem também a concentração de bactérias benéficas e reduz os microrganismos indesejáveis.

• Combate a intolerância à lactose.

• Aliados na manutenção da saúde.

PROBIÓTICOS
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

Uma enfermidade ainda sem cura, mas que pode ser tratada mediante o alívio dos sintomas, através dos quais é possível

Saúde da Mulher Uma Correta Higiene Íntima para uma boa Saúde Genital

Como muitas outros partes do nosso corpo o nosso órgão genital também necessita de cuidados especiais para se manter saudável.

Beleza da Mulher Benefícios do Chá Verde

O chá verde é popularmente conhecido devido as suas propriedades diuréticas e que auxiliam no processo de emagrecimento, mas o

Saúde da Mulher Benefícios do Suco de Aloe Vera

Aloe vera é uma planta bastante popular por seus benefícios e propriedades para o cuidado da beleza e especialmente da

Maternidade Por que é Importante o Colostro?

O colostro ou “ouro líquido” é uma substância amarelada presente no início da amamentação que proporciona inúmeros benefícios para a

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Probióticos e a Restauração da Flora Intestinal"
Clemilda

Amo essas informações

Dora

Amei essas informações, são super úteis. todas nós devemos nos cuidar, o passo inicial é dado por uma alimentação balanceada seguida de atividade física. saúde para toda a vida!