Por que Não Devo Segurar o Xixi?

Por que Não Devo Segurar o Xixi?Queridas, o assunto até pode ser banal, porém este simples ato que comumente realizamos nos traz tantos transtornos que deveríamos repensar quando estivermos com vontade de fazer xixi. Ir ao banheiro é uma necessidade natural que todos nós mortais temos, é um sinal que o nosso corpo deseja se desfazer de algo que não precisa. E é uma insensatez segurar o xixi por horas, pois isto pode levar a uma infecção urinária.

Infecção urinária

As infecções urinárias são infecções graves por causa de bactérias que afetam o trato urinário. Longos períodos sem urinar podem causar infecções urinárias graves, já que a urina fica concentrada de resíduos como cloreto de sódio (sal), uréia e ácido úrico, que se tornam tóxicos quando permanecem por muito tempo retido na bexiga. Esta bexiga é um ótimo lugar para a proliferação de uma bactéria chamada Escherichia coli, responsável por infecções nos rins, que vão trazer problemas piores como:

Cálculos renais (pedras nos rins)

Algumas pessoas têm predisposição a formar pequenas pedras nos rins devido ao sódio e quando elas saem pelo trato urinário a dor é insuportável. Se você for uma dessas pessoas, não segure o xixi.

Cistite

Como o próprio nome diz, cistite é a inflamação da bexiga, isto é, ao segurar por muito tempo o xixi as paredes da bexiga infeccionam produzindo assim a cistite. Muitas vezes devido à presença da bactéria Escherichia coli, porém outros microorganismos também podem causar esta infecção. Os sintomas da cistite são: dor ao urinar, urinar com frequência, quantidade reduzida de xixi, dor pélvica, febre e sangue na urina quando a infecção já estiver adiantada.

Perda da elasticidade da bexiga

Estima-se que a bexiga, no adulto, tem a capacidade média de 700 a 800 ml. A cada 150 ml a bexiga já dá sinal que quer se esvaziar. A maioria das pessoas normalmente fazem xixi a cada 3 ou 4 horas por dia.

Efeitos Adversos

Se você tem o costume de segurar o xixi por muito tempo pode trazer consequências nada agradáveis, como: dor de estômago, dor ao urinar, aumento da vontade de urinar, cólicas, calafrios, febre devido às infecções. Quanto mais tempo o xixi ficar retido mais problemas pode te ocasionar. Existem casos em que a bexiga pode até se romper. Ou ainda fazer xixi na cama de noite. Quando a bexiga fica muito cheia por muito tempo, a pressão interior dela aumenta e consequentemente pode levar a uma dilatação dos rins.

Deixe o que estiver fazendo e vá fazer xixi, pois tenho certeza que você não vai querer ter um problema de pedras nos rins.

Se você tiver com vontade de fazer xixi e puder fazê-lo, faça-o.

Papo Reto: Segurar Xixi
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Bexiga hiperativa: O que Fazer?

Você sente vontade de fazer xixi justo nas horas inapropriadas? e quando a piada é tão boa que você praticamente

Saúde da Mulher Infecção de Urina e Urina de Cor Anormal

As infecções de urina são bastante comuns e podem ocorrer por diversas causas, apresentando sintomas distintos. Neste sentido, a cor

Saúde da Mulher Cranberry: Uma Ajuda da Natureza na Prevenção da Infecção Urinária

A infecção do trato urinário é muito comum nas mulheres e muitas vezes recorrente. Mas a natureza nos oferece uma

Saúde da Mulher Os Jeans Justíssimos Fazem Mal?

Os jeans estão sempre na moda e muitas de nós até acham que ele é extremamente confortável. Mas os jeans

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 6 Comentários para a Dica "Por que Não Devo Segurar o Xixi?"
Jorciele

Olá, boa tarde! então, eu passo o dia inteiro tomando água e só a noite não tomo água. ai durante a madrugada não levanto pra ir ao banheiro e quando acordo pra ir pro serviço vou fazer xixi dói muito e a urina sai com uma cor amarelada e com odor. É infecção de urina?

Jessica

Oi! então, eu sou esse tipo de pessoa que segura o xixi por preguiça de ir ao banheiro, deixa de beber água por preguiça de ir ao banheiro. e tenho notado que mesmo quando não bebo muita água, durante a noite vou ao banheiro várias vezes! sou uma pessoa que bebo 1 copo de água e nem 5 minutos depois já preciso ir ao banheiro. isso é ruim? É infecção?

Tatiane

Olá, meu nome é tatiane, estou com a urina com cheiro forte e desagradável, o que devo fazer?

Regina

Bem, meu nome é regina. tenho 54 anos, estou sentindo dor quando vou urinar e está saindo pouca urina, a cor está amarela. o ruim é que dói quando vou ao banheiro e também vou ao banheiro à noite toda. Às vezes mal chego na cama dá vontade novamente, aí, eu seguro. porque se eu voltar vai sair apenas um pouco e vai doer. acho que é um problema sério. não bebo água de jeito nenhum, não gosto muito.

Katiane Candeias

Queria saber, porque eu trabalho e não tenho tempo de ir ao banheiro e depois de fazer xixi, sinto a bexiga pesada e sinto muitas dores.

Camilly

Eu estou com a barriga doendo, com dores fortes demais e eu não aguento mais, o que devo fazer?