Por que Assaltamos a Geladeira à Noite?

Por que Assaltamos a Geladeira à Noite?As pessoas que já começaram uma dieta na segunda-feira, mas não deram conta de chegar até sexta ou outras que fazem dieta de todos os tipos, muitas vezes, várias vezes por ano, sabem que é mais ou menos fácil levar o regime durante o dia. No entanto, à noite, a vontade de comer algo doce ou tomar de assalto a geladeira e acabar com tudo que está dentro, põe em perigo os esforços que foram feitos durante o dia.

Os nutricionistas acreditam que a noite nós estamos menos ocupados, então pensamos em comer.  Também apontam que em muitas famílias comer certos alimentos doces e de baixa caloria durante a noite é um hábito difícil de deixar de lado. Agora, uma nova pesquisa sugere que, talvez, estejamos psicologicamente programados para comer doces a tardinha, quando o sol está se pondo e começa a escurecer.

O estudo que sustenta esta teoria foi publicado na Revista Científica Obesity, e afirma que o nosso relógio biológico interno, que marca o nosso ritmo circadiano (relógio biológico do corpo humano), que é o ritmo biológico que nos faz comer alimentos doces, ricos em amido ou ricos em sal em torno das vinte horas. As razões seriam evolutivas e herdadas de nossos antepassados, que, tarde da noite necessitavam armazenar gordura para suportar longas horas de trabalho em que a comida costumava ser muito escassa.

Essa herança não é o melhor para quem está determinada a perder peso, porque precisamente a noite é que é o pior momento para consumir alimentos de alto teor calórico.

O que podemos fazer para combater este antigo costume?

1. Romper hábitos. Se a sua rotina noturna te obriga a comer mais do que você gostaria, você tem que quebrar esse padrão. Às vezes, mudando a ordem das atividades que você faz durante a noite pode ser o suficiente. Desfazer quaisquer associações que fazemos entre certos momentos da noite e comer. A princípio custará implantar a nova rotina, porém com o tempo você adotará os hábitos de forma natural.

2. Tenha um planejamento do horário de se alimentar e o que se alimentar. Não tenha nada “perigoso” dentro da geladeira. Tente não abrir a porta da geladeira e ficar pensando no que comer, pois com certeza você escolherá o que é mais rápido e vai  acabar comendo algo doce e altamente calórico. Se você quiser se cuidar um pouco, o melhor é ter um planejamento mínimo de pratos rápidos, porém saudáveis para que não estrague o seu plano de reeducação alimentar.

3. Mantenha um diário alimentar. É um conselho que todos os nutricionistas dão e muitas pessoas afirmam que é um desperdício de tempo. Mas o fato é que ele funciona. Estudos mostram que as mulheres que fazem um diário nutricional perdem cerca de dois quilos a mais do que aquelas que não fazem. O diário te ajudará a não subestimar ou superestimar o quanto e o que você come, e a não comer por impulso, ou comer de uma forma inconsciente. Ele obriga você a ser honesta com você mesma e identificar seus padrões poucos saudáveis.

4. Procure dormir numa determinada hora todos os dias. Quanto mais tempo você ficar acordada até tarde da noite, mais provável que você ataque a geladeira. Numerosos estudos ligam a privação do sono ao ganho de peso, porque é exatamente nessas horas que temos a tendência de comer alimentos ricos em açúcar e calorias. Relaxe e prepare-se para dormir oito horas por noite e, se possível, longe do telefone e do computador.

Assaltar a geladeira à noite é normal?
Matérias Relacionadas
Regimes Dieta Para Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida da mulher em que ocorrer alterações no seu organismo que podem causar muitos

Regimes Como Começar Uma Reeducação Alimentar

As dietas restritivas podem ajudar a perder algum peso, mas após o seu término é provável que você recupere o

Regimes As Melhores Refeições Saudáveis Para a Família

A dieta da família precisa ser nutritiva e saudável, mas as vezes é difícil agradar a todos devido aos diferentes

Regimes Perder Peso sem Regime ou Exercício

Muitas pessoas precisam ou desejam perder peso, mas não conseguem seguir uma dieta e não querem ou não gostam de

Regimes Alimentos Saudáveis Também Podem Atrapalhar seu Regime. Entenda o Por Quê!

Sempre recomendamos uma alimentação saudável para perder peso ou mantê-lo, mas algumas pessoas não entendem o por quê de não

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Por que Assaltamos a Geladeira à Noite?"