Parar com os Excessos: a Chave para a Saúde

Parar com os Excessos: a Chave para a SaúdeHoje é o tempo perfeito para você cuidar de si mesma e entrar em forma. Primeiro passo: frear os excessos de tabaco e álcool, e preferir uma alimentação equilibrada.

Durante meses, você tem dito que não é o momento adequado. Mas hoje está decidido, você vai colocar mãos a obra.

Objetivo: parar de fumar, limitar o consumo de álcool e adaptar sua alimentação às suas necessidades tanto morfológicas como energéticas.

O principal é a motivação

Parar de fumar não é nada fácil, porque o cigarro cria em nós várias dependências. Primeiramente, seu corpo está acostumado a receber a nicotina. Em segundo lugar, um gesto: segurar um cigarro é ocupar as mãos. Em terceiro lugar, o controle das emoções: para alguns, o cigarro acalma para outros, estimula.

O primeiro fator de sucesso depende da sua motivação. É o que a impulsiona e te permite ficar o suficiente motivada seja sozinha ou com a ajuda de adesivos, chicletes de nicotina, terapias, remédios ou seja lá o que for.

Você também pode receber assistência médica durante o processo: o médico, o psicólogo ou o nutricionista. Em alguns hospitais, os especialistas acompanham a pessoa quando deseja parar de fumar. Outras técnicas (acupuntura, acupuntura auricular, terapia comportamental…) podem ajudar.

O principal é a motivação. Se esta motivação não for por causa de você que seja por causa de alguém: de seu filho, cônjuge, etc.

Junte o prazer com a moderação

Embora seja um ingrediente comum numa roda de amigos, o álcool não é menos nocivo para o corpo. Além da dependência que pode criar em algumas pessoas, também constitui a causa de algumas enfermidades graves: complicações cardiovasculares, digestivas e psicológicas (delírios, alucinações, violência, etc.). Além disso, deve se ter cuidado com a quantidade de açúcar que contém (1 grama de álcool = 7 kcal). Assim, deve ser consumido de forma moderada.

Café da manhã tranquilo

Última etapa: a alimentação. Vamos te apresentar regras dietéticas. Sua alimentação deve compor entre 50 a 55% de hidratos de carbono (pão, amidos, legumes…), entre 30 a 35% de lipídios (gordura) e de 10 a 15% de proteínas (carne, peixe, ovos, produtos lácteos). O número de calorias que você precisa depende da sua idade, sexo e atividade física. O seu médico ou um nutricionista poderá ajudá-la a equilibrar sua alimentação.

Faça três refeições por dia e em boas condições: Sente-se num lugar tranquilo e aconchegante. Fique à vontade. Invista tempo neste momento que para você pode ser comum, porém deve mastigar bem os alimentos, sentir o sabor de cada um. Sem pressa.

Evite lanches entre as refeições. Não use muita gordura ao cozinhar e, finalmente, beba muita água…

Atividades físicas e os riscos dos excessos
Matérias Relacionadas
Maternidade Por que Preciso Deixar de Fumar na Gravidez?

Os danos do tabagismo materno na saúde do bebê são evidentes. No entanto, muitas grávidas continuam fumando. Por que é

Saúde da Mulher Acupuntura para deixar de fumar

Fumar é um hábito muito prejudicial para a saúde e o número de fumantes cresce a cada dia. Mas para

Saúde da Mulher Cigarro: O maior inimigo do pulmão

Todos já sabemos que o hábito de fumar é ruim para a saúde, tanto de homens como de mulheres. Mas

Saúde da Mulher O Que eu Ganho ao Deixar de Fumar?

O número de fumantes e mortes causadas pelo uso do tabaco aumenta cada vez mais, hoje vamos falar sobre os

Intimidade Feminina Fumantes Passivos: os Filhos

O problema dos diversos tipos de vícios é quando acomete o outro. Quando os pais são fumantes, eles não estão

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Parar com os Excessos: a Chave para a Saúde"