Os Alimentos e sua Relação com o Humor

Os Alimentos e sua Relação com o HumorEstudos recentes determinaram que existe uma conexão entre os alimentos que consumimos e nosso humor. As diversas opções na dieta podem causar alterações na estrutura do cérebro, tanto fisiológica como quimicamente e, em última estância, essas mudanças podem afetar o comportamento de uma pessoa.

Vitaminas que afetam o humor

Vitamina D: Uma das melhores vitaminas que interferem no humor é a vitamina D. Este nutriente ajuda a aumentar o nível de serotonina no cérebro, isto é essencial, porque um maior nível de serotonina dá uma grande sensação de saciedade.

Por outro lado, de acordo com estudos recentes realizados por pesquisadores da Universidade de Toronto, as pessoas que sofrem de transtorno afetivo sazonal tendem a se sentir melhor depois de aumentar a ingestão de vitamina D.

Portanto, se você deseja melhorar o seu humor, deve ingerir cerca de 600 UI de vitamina D por dia, isso pode ser conseguido através do consumo de peixes, ostras, ovos e cogumelos, que são fontes naturais de vitamina D.

Existe outro aspecto a ser considerado, é a falta de energia. Se você se sentir cansado com freqüência é recomendável ingerir alimentos que te ajudem a combater isso, como espinafre, frutos do mar, mariscos ou pimentas.

Além disso, os nutricionistas sugerem também aumentar a ingestão de ovos, carne magra e carne de carneiro. Estes alimentos são ricos em tirosina, um aminoácido que aumenta os níveis de dopamina e norepinefrina, substâncias químicas produzidas pelo cérebro que auxiliam no aumento do nível de energia.

Vitamina B: Outra vitamina importante que afeta o humor é a vitamina B. É bastante comum que se tenha baixos níveis de vitamina B-12 e B-6, em longo prazo, poderia conduzir a um estado de depressão.

Para evitar isso, a dieta deve incluir produtos de origem animal, como carne vermelha, aves, leite, ovos e cereais matinais fortificados. Estes alimentos são boas fontes de vitamina B-12, que garante os nutrientes necessários para se manter saudável e em forma.

Carboidratos: Qual é a relação entre os carboidratos e o humor? A resposta está no triptofano. Este é um aminoácido essencial que ao ingressar no cérebro libera a serotonina, que melhora o humor.

Então tem permissão para ajudá-lo a se sentir melhor, como são o caso do chocolate puro, tâmaras secas, bananas, cereais integrais, verduras e ovos. Uma boa maneira de garantir a ingestão de triptofano é com uma tigela de amêndoas, frutas secas, nozes e um copo de leite de manhã.

Paralelamente a isso, o estresse pode desencadear ansiedade ou inclusive depressão. Para ajudar com a alimentação, os especialistas afirmam que o chá de camomila é excelente para aliviar a ansiedade, e se adicionar uma rodela de limão (fruta muito rica em vitamina C), enquanto fortalece o sistema imunológico para que possa combater o estresse.

As castanhas, as verduras frescas e a carne vermelha (alimentos ricos em selênio), também ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar os quadros de depressão leve.

DICAS DE ALIMENTOS PARA MELHORAR O BOM HUMOR
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alimentos para Aumentar a Serotonina

A serotonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo conhecido como hormônio do bem-estar ou felicidade, já que tem influência

Saúde da Mulher Alimentos que Melhoram o Humor

Quem nunca ouviu falar que nós somos o que comemos, isso pode ser verdade quando falamos do nosso humor. Te

Saúde da Mulher Alimentos que Aliviam o Estresse

Atualmente as mulheres acumulam tantas funções e responsabilidades que em algum momento se encontram estressadas e sem saber o que

Beleza da Mulher Unhas Fortes, os Melhores Alimentos para as Unhas

Para ter unhas belas e fortes uma aliada pode ser a alimentação. Incluindo alguns alimentos com frequência na sua dieta

Regimes Regime Macrobiótico

Existem regimes se baseiam na restrição de alguns tipos de alimentos e com isso podem ser prejudiciais ao longo do

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Os Alimentos e sua Relação com o Humor"