Olhos Vermelhos: Quando Devemos Procurar um Médico?

Olhos Vermelhos: Quando Devemos Procurar um Médico?Acordar com os olhos vermelhos é mais comum do que você possa imaginar. Você acorda e se olha no espelho: – Meu Deus, os meus olhos estão tão vermelhos, por quê? Se você já acordou assim, foi apenas uma única vez ou está acontecendo durante vários dias? Os olhos vermelhos podem ser sinais de vários problemas mais complexos do que uma simples irritação nos olhos.

Existem várias causas para os olhos vermelhos. A mais comum com certeza é uma simples irritação devido á reações alérgicas comuns durante as mudanças de estação, proveniente de algum tipo de alergia. No entanto, isso pode ser indicativo de infecções mais graves, ou, em casos extremos, os primeiros sinais de doença ocular que pode trazer dano permanente se não for tratada de forma adequada e a tempo.

Por que o olho torna-se vermelho?

O motivo é que os vasos sanguíneos da membrana conjuntiva (superfície do olho) se irritam. Isto acontece devido a algum agente externo ou como um sinal de patologia e infecções, dando assim um tom rosado no globo ocular até uma vermelhidão intensa no mesmo.

No entanto, a vermelhidão dos olhos não deve ser um sinal de alarme, já que a maioria dos casos é devido às causas naturais, ou seja, é causada por eventos cotidianos que influenciam o estado natural dos nossos olhos. Por exemplo, olhos vermelhos podem ser causados pela presença de fumaça ou partículas de poeira que se encontram no vento. É claro que substâncias como o pólen ou pelos dos nossos animais de estimação podem causar reações alérgicas.

Existem outras causas muito simples, como: a utilização de produtos cosméticos ou xampu, o uso prolongado de lentes de contato, noites mal dormidas, algum cílio que entrou no olho pode fazer com que ele fique vermelho.

Infecção nos olhos

Em outras circunstâncias, os olhos vermelhos podem ser devido à inflamação causada pela presença de vírus e bactérias que afetam partes superficiais ou externas do olho e, em menor proporção, as estruturas internas dos olhos. Entre as mais comuns, podemos encontrar a conjuntivite, que se distingue pela presença de linhas rosadas ou vermelhas na parte branca dos olhos, com a possível ocorrência de secreções. Também é comum a blefarite, uma inflamação dos folículos de onde nascem os cílios.

Outras causas menos comuns são a úlcera de córnea e a irite (inflamação da íris, que é a parte colorida dos olhos). A primeira é produto de uma infecção bacteriana ou viral. A segunda pode ser devido ao processo autoimune ou associada a doenças como tuberculose, artrite reumatoide, diabetes, hanseníase, caxumba e varicela. Na maioria dos casos, o médico prescreverá algum colírio, entre outros possíveis tratamentos para estas infecções oculares.

Problemas mais sérios

Uma vermelhidão prolongada e que não seja devido às causas já mencionadas, pode ser sinal de problema mais sério se vier acompanhado de outros sinais. Uma das causas pode ser o glaucoma e se você tiver diabetes ou glicose elevada o cuidado deve ser redobrado ao menor sinal de vermelhidão. Tão pouco deve ser descartado alguma possibilidade de lesão na retina.

Quando procurar um médico especialista – o oftalmologista

Se os seus olhos permanecerem vermelhos por mais de dois dias, você deve procurar um médico para que ele recomende  o tratamento certo. Além disso, qualquer mudança que você tiver em ver as coisas (visão distorcida), dor nos olhos ou manchas procure um oftalmologista o mais rápido possível.

No geral, não existe motivo para se alarmar, porém tudo no início tem uma melhor solução. Por exemplo: o glaucoma é uma doença silenciosa. Quando diagnosticado no início o uso de colírios mantém a pressão dos olhos normais, mas se você deixar para procurar o médico quando já estiver complicado, poderá não ter mais tratamento e o fim é a perda da visão. Então, em questão de saúde não poupe seu dinheiro e ache tempo. Como você já sabe: saúde é o que interessa o resto não tem pressa!

Cuidados com os olhos
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Olhos Inchados

Os olhos inchados e as olheiras são problemas muito anti-estéticos quenos fazem ter a aparência de um olhar mais cansado

Beleza da Mulher Como Delinear os Olhos

Aprenda a delinear os olhos de acordo com o formato dos mesmos, conseguindo destacar o olhar e ficar belíssima. Uso

Cuidado com a pele 3 Dicas para Reduzir a Vermelhidão no Rosto

O rosto pode apresentar vermelhidão por várias razões e isso pode ser um grande incômodo. Por isso, hoje queremos te

Saúde da Mulher Por que Não Devo Segurar o Xixi?

Xixi, uma coisa tão banal e tão negligenciada em nossa vida diária. Saiba qual a importância de urinar com frequência

Saúde da Mulher Infecção de Urina e Urina de Cor Anormal

As infecções de urina são bastante comuns e podem ocorrer por diversas causas, apresentando sintomas distintos. Neste sentido, a cor

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Olhos Vermelhos: Quando Devemos Procurar um Médico?"