O Que Você Deve Saber Sobre Contusões

O Que Você Deve Saber Sobre ContusõesO que é uma contusão? É uma lesão sem fratura que é provocada por um golpe sobre o tecido mole. O golpe pode ser direto ou indireto (contragolpe). É conhecido como hematoma, “roxo”, equimose ou galo.

A gravidade pode ser variável e, geralmente, está relacionada com o órgão lesionado (fígado, pulmão, rim, cérebro) e ao “estrago” que ocorreu. Isto pode induzir a liberação de toxinas muito prejudiciais para o organismo.

Se os vasos sanguíneos sob a pele são danificados por um golpe ou traumatismo, se produz uma hemorragia interna. Ainda que ocorra em uma região profunda do músculo, possivelmente ficará visível através da epiderme formando a chamada equimose que é uma mancha verde- violeta-negra que chamamos também de “nódoas negras”. A mudança de cor acontece devido à destruição das células vermelhas do sangue. Quando a mancha vai ficando amarelada é que está prestes a desaparecer. O processo leva mais ou menos, uma semana.

Logo depois que uma pessoa sofre um traumatismo, a hemorragia interna pode ser controlada pressionando na área gelo, porém envolvido num pano e nunca diretamente. Contusões são mais comuns em jovens e idosos.

Se não houver nenhuma causa aparente, é aconselhável consultar um médico, uma vez que pode haver alguma irregularidade na composição do sangue.

Mas o que fazer se o traumatismo não mudar de cor ou não curar corretamente? Se a ferida se mantém e se torna maior ou mais dolorosa, será necessário procurar um médico. Uma das razões menos comuns para que um hematoma não desapareça é quando ocorre depósito de cálcio em torno da área da lesão. Isto é conhecido como a ossificação heterotópica, que é realmente um evento raro que está associado a vários distúrbios.

Quais são os sintomas de uma contusão?

  • Dor na área de forma constante.
  • Inchaço: é uma inflamação simples e transitória.
  • Hematoma: causada pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos que ocasiona uma infiltração de sangue.
  • Necrose localizada: é a destruição dos tecidos na área do golpe.
  • Em casos graves, o roxo da contusão pode estar associado a uma fratura óssea, uma entorse ou luxação, com feridas, dificuldade respiratória, perda de consciência ou hemorragia.

O que se pode fazer em caso de contusão?

A contusão é sempre dolorosa. Temos de lutar contra a dor, inchaço e hematomas. O tratamento deve ser aplicado o mais rapidamente possível, a fim de reduzir o inchaço e aliviar a dor:

Gelo: A área que foi atingida deve ser resfriada aplicando gelo. Nunca coloque gelo diretamente sobre a pele. É aconselhável colocar um pano entre o gelo e a pele para evitar lesioná-la. Você pode deixar o gelo na área lesada quinze a vinte minutos a cada hora, durante o período máximo de três horas.

Repouso: A área lesionada deve permanecer em repouso por 24 a 48 horas para evitar que o dano se agrave. Em alguns casos, a imobilização é recomendada como uma tala para evitar o movimento das articulações vizinhas.

Elevação: No caso do pé, coxa ou perna, deve-se elevá-los até a altura dos quadris. Na cama é mais confortável colocando travesseiros ou almofadas sobre o colchão para sustentar o membro inferior. Se estiver sentada, as pernas devem estar suficientemente altas sobre uma cadeira ou mesa. A posição deve ser mantida durante horas.

Compressão: A compressão deve ser firme, mas não muito apertada, de preferência usando uma bandagem elástica. Nunca se deve dificultar a circulação sanguínea.

Quando consultar um médico por conta de uma contusão?

  • Quando a dor persistir por mais de dois dias.
  • Quando não se verificar qualquer melhora, depois de ter sido tratado durante quatro dias.
  • Se aumentar ainda mais o inchaço.
  • Quando se está tomando medicamentos por causa de problemas de coagulação (agentes antiplaquetários, anticoagulantes, aspirina).
  • Quando a pele da contusão se modificar (coloração marrom, negra ou formação de crostas), indicando necrose da pele.
  • Quando você tem diabetes, varizes ou fragilidade na pele em pessoas mais velhas.
  • Se no caso for criança, fique atento se ela vomitar de 15 a 20 minutos após o golpe. Procure um médico com urgência.

Qual é a evolução de uma contusão?

Depende da gravidade das lesões. A dor desaparece normalmente em 1-4 semanas após o acidente.

O hematoma pode se estender, talvez para além do local inicial. Ele pode ser visível durante várias semanas, e pode até ser doloroso. A existência de um hematoma grave pode até necessitar de uma punção ou incisão cirúrgica. E correm o risco de tornar-se secundariamente infectados.

Quando a pele for frágil, no caso dos idosos, ela pode se abrir e a cura pode demorar por um longo período de tempo ou mesmo durante meses.

O que você pode fazer para evitar contusões?

Especialmente as pessoas que tenham varizes ou tomem anticoagulantes é preciso se cuidar para tentar limitar o risco de golpes nas pernas, que são as mais expostas. Para isso, é necessário limpar as passagens contendo “armadilhas” (tais como mesas baixas e outro mobiliário com arestas traumatizantes) e proteger de maneira adequada (espuma de borracha), algumas delas, como os cantos do estrado das camas, caso contrário, a pessoa deve ser cautelosa e tranquila para evitar possíveis golpes.

Se você cai frequentemente e de formas inexplicáveis, seria necessário procurar uma explicação de causa cardíaca, nervosa ou osteoarticular (conjunto dos ossos e articulações do corpo humano), para tratar a causa e, assim, prevenir os golpes.

Dica importante:
Durante uma contusão não devemos: massagear o local, fazer aplicações quentes sobre o local e tomar aspirina ou medicamentos anticoagulantes. Dependendo da gravidade é sempre bom procurar um pronto-socorro ou um médico.

Qual medicação caseira pode ajudar nas contusões?

Produtos a base de arnica, pois são antiinflamatórios, cicatrizantes e curativas. Podem ser encontrados em farmácias e drogarias em forma de gel para ser passado sobre a contusão.

As folhas de arnica também podem ser colocadas sobre a contusão. Primeiro lave as folhas e depois esmague-as com as mãos e aplique sobre o roxo. A erva-de-santa-maria também pode ser usada.

CUIDADO COM AS MANCHAS ROXAS NA PELE PODEM SER UM SINAL DE PROBLEMA
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Gelo: Um Aliado para a Beleza de sua Pele

Conheça agora mais um aliado no cuidado de beleza com a sua pele, isso mesmo o gelo. Você pode utilizá-lo

Saúde da Mulher Os Transtornos das Unhas Mais Comuns

Muitas vezes não estamos atentas aos cuidados com as nossas unhas e estas podem estar sofrendo com alguma condição. Em

Beleza da Mulher Olhos Inchados

Os olhos inchados e as olheiras são problemas muito anti-estéticos quenos fazem ter a aparência de um olhar mais cansado

Cuidado com a pele Hamamélis nos Cosméticos e seu Uso Para a Beleza da Pele

Em diversas ocasiões falamos sobre o uso de produtos naturais para cuidar da pele, mantê-la bonita e saudável. Entre eles

Maternidade Evitar a Retenção de Líquidos Durante a Gravidez

Durante a gravidez o nosso corpo sofre diversos tipos de mudanças, sejam elas físicas ou internas no nosso organismo. Uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O Que Você Deve Saber Sobre Contusões"