O que pode Provocar a Falta de Oxigênio

O que pode Provocar a Falta de Oxigênio

O estilo de vida atual, os ritmos vertiginosos de atividade física e mental e o próprio ar que respiramos altamente poluído, não ajudam em nada a nossa regeneração celular. Se a sua pele está opaca e sem graça é por que você precisa de oxigênio.

O oxigênio é um elemento essencial na nossa vida. Pense em como você se sentiria se tivesse a oportunidade de passar alguns dias em um ambiente que ainda não tivesse sido degradado pelo ser humano, onde você pudesse respirar ar puro, longe da poluição. Uma praia deserta ou algum lugar isolado onde a natureza estivesse intocada. Não só a sua mente estaria relaxada, mas o seu rosto brilharia de uma forma diferente. Em parte é devido à qualidade do oxigênio que você respira, tão benéfico para o nosso organismo.

Você já ouviu falar dos bares de oxigênio japoneses? Essa ideia nasceu no Japão, para, em seguida ser exportadq a nível mundial. Muitos países não quiseram ficar de fora e muito menos o mundo dos cosméticos devido às propriedades benéficas que ele traz para a pele de todo o corpo.

Como funcionam os bares de oxigênio?

Em uma sociedade tão sofisticada e tecnológica como a japonesa, que às vezes parece mais um reflexo futurista esses estabelecimentos. Eles tornaram-se moda não só em spas, estúdios de ioga e “tai chi” ou estações de esqui, mas também em restaurantes, cafés, clubes noturnos e até discotecas e aeroportos.

Para acalmar os nervos antes de tomar um avião, o salão Yuko oferece estes “disparos” ou “tiros” de oxigênio no Terminal 1 de Narita, em Tóquio, por preços que variam entre 800 e 3.000 ienes (entre 8 e 30 euros), dependendo se a sessão dura 10 minutos ou uma hora. “Não só tem efeitos benéficos para o corpo, mas também servem para desligar um pouco da rotina diária”, diz sua garçonete, Sumiyo Kondo, enquanto ela coloca em um dos clientes um tubo conectado a um distribuidor com três pequenas garrafas de oxigênio.

Menu de aromas

Em cores diferentes, cada uma delas contém peróxido de hidrogênio com diferentes essências aromáticas. Tal qual um menu detalhado, estes singulares coquetéis de ar, se apresentam assim: eucalipto tem um “efeito calmante que ajuda o relaxamento mental e tem propriedades diuréticas”, enquanto a lima “melhora o humor e estimula o apetite “e a hortelã “acalma dores e problemas digestivos”.

Ao contrário do ar que respiramos normalmente, que contém 20,9 % de oxigênio, os “disparos ou tiros” de oxigênio dos bares japoneses oferecem uma dose enriquecida de até 30 ou 40 %, mas não superior porque os pulmões humanos não são mais acostumados a esse grau de pureza. Na verdade, os médicos recomendam para alguns pacientes com problemas respiratórios, como asma ou enfisema, não inalar muito oxigênio, pois poderia ser prejudicial à sua saúde.

Para as outras pessoas que não têm problemas respiratórios, essa forma de aromaterapia pode ser benéfica para prevenir vírus, infecções e até mesmo o câncer. Isto foi descoberto pelo famoso pesquisador alemão Otto Heinrich Warburg (1883-1970), Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1931, que relacionava a formação de tumores com a falta de oxigênio nas células. Em sua opinião, o câncer aparece quando as células saudáveis não têm oxigênio suficiente para gerar energia no corpo humano e são obrigadas a fermentar o açúcar.

Mais saúde e energia

“A água e o oxigênio são essenciais para a sobrevivência humana. Proporcionar mais oxigênio para o corpo nos dá mais saúde e energia, pois contribui para a respiração aeróbia e reduz a fadiga”, diz o gerente do bar Yuko, cuja família administra outra instalação semelhante no centro de Tóquio.

Atrás de um biombo e ouvindo uma relaxante música de fundo, quase na escuridão, o funcionário Koichi Inoue desfruta de seu primeiro “tiro” de ar antes de tomar um avião para Seul. “Eu vim para relaxar antes do vôo e eu creio que vou provar outras vezes”, promete convencido enquanto aspira ao oxigênio aromatizado que sai de um tubo que foi fixado ao nariz.

Respirar oxigênio puro por 20 minutos todos os dias tem efeitos importantes já que o ar que respiramos está altamente contaminado. Com uma dose extra, sua pele ficará mais bonita por dentro e por fora, porque é verdade que ilumina, suaviza e reforma as camadas superficiais da epiderme, também atua profundamente estimulando a atividade celular.

As células utilizam o oxigênio para a produção de colágeno, elastina e outras proteínas encarregadas de devolver a vitalidade. E combinado com vitaminas, minerais, enzimas, antioxidantes estimula o metabolismo celular. Além disso, a aplicação de oxigênio puro está isenta de alergias, não é agressiva e não apresenta nenhum risco de toxicidade.

Benefícios

  • Suaviza as rugas, marcas e linhas suaves.
  • Revitaliza a pele.
  • Acelera a renovação celular.
  • Minimiza as irritações.
  • Descongestiona e acalma.
  • Ajuda a eliminar manchas claras e cicatrizes.
  • Controla a secreção seborreica nos casos de acne leve a moderada.

Como tomar oxigênio

Inalação: sessões de 15 minutos para aliviar o estresse e fadiga, melhorar a circulação sanguínea, eliminar toxinas, retardar o envelhecimento e melhorar os casos de insônia.

Ducha facial: aplicação de oxigênio puro sob pressão, que combinado com outras terapias em função do tipo de pele oferece resultados diferentes: hidratação, limpeza, combate a acne, etc.

Água enriquecida com oxigênio: águas minerais enriquecidas com oxigênio, até 35 vezes mais do que a água habitual, para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a oxigenação do sangue.

Cremes com oxigênio: eles fornecem uma dose extra de oxigênio que potencia seus mecanismos de defesa contra o estresse diário. Eles são perfeitos para a pele de fumantes, hiperpigmentadas ou congestionadas.

Câmaras de oxigênio para relaxar cães

Não é somente para as pessoas que o oxigênio é saudável. Em Tóquio, no Japão, foram criadas câmaras de oxigênio para cães, projetadas exclusivamente para relaxar o melhor amigo do homem.

Em Tóquio, o espaço é muito limitado e as pessoas não têm o costume de sair com seus cães com frequência, por isso o cão vive uma vida tão estressante e sedentária.

As câmeras fornecem ao organismo oxigênio de alta qualidade. Quando o cão respira a pressão se dissolve no plasma, um dos componentes do sangue. A desintoxicação, a regeneração celular e a formação de novos vasos sanguíneos, são alguns benefícios dessa terapia.

“Meu cão pode não estar cansado, mas é geralmente letárgico. No entanto, depois que ele faz sua sessão, eu acho que ele fica feliz, porque ele começa a latir vigorosamente”, disse Sakon umekichi, proprietário do cão.

Conheça o Bar de Oxigênio
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Os Benefícios da Sauna

Todas nós já ouvimos falar sobre a sauna, mas você de fato conhece como funciona, quais os seus benefícios e

Saúde da Mulher Você é Nomofóbica?

Hoje em dia praticamente todos têm um aparelho celular e o utilizam com frequência para se comunicar sobre todos os

Saúde da Mulher Aprenda a Relaxar!

Todos vivemos em um ritmo de vida acelerado, com muitas tarefas e responsabilidades ao longo do dia. Mas para que

Saúde da Mulher Como Limpar e Desintoxicar Seu Corpo

O nosso organismo, muitas vezes, acumula resíduos e toxinas que afetam a nossa saúde, assim como a aparência da nossa

Beleza da Mulher Os Piercings

Algumas pessoas gostam de dar um toque diferente na sua aparência através da colocação de piercings. Mas você precisa estar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O que pode Provocar a Falta de Oxigênio"