O que é Stress

O que é StressO que é Stress ou O que é Estresse Nós ouvimos muitas pessoas, usar ambos os termos. Todo mundo sabe ou já ouviu falar do significado do mesmo. Na linguagem comum, é visto como um sentimento de tensão, ansiedade, preocupação, desconforto associado ás diversas consequências negativas para o corpo, saúde emocional e mental do indivíduo.

Em geral, a causa do estresse é um conjunto de fatores tais como: preocupações e emoções que enfrentamos diariamente, sobre trabalho, família, dinheiro, relacionamentos e doenças, mas também, ás circunstâncias agradáveis, tais como férias, casamento ou nascimento de uma criança; todas esses acontecimentos que fazem mudanças em nossa vida podem causar estresse.

O corpo humano para lidar com essas questões, põe em ação um mecanismo de auto-defesa herdada de tempos pré-históricos, a liberação de um hormônio conhecido como adrenalina; Produzido pelas glândulas supra-renais, elas também agem sobre o coração. Ádrenalina faz a dilatação das pupilas, diminui o funcionamento intestinal, aumenta os brônquios (para acelerar a respiração), aumenta a glicose no sangue e a pressão arterial.

Em situação de emergência ou ameaça á um estímulo externo, uma resposta no organismo é despertada. O corpo humano utiliza a adrenalina, mantendo um nivel apropriado de energia, permitindo-lhe enfrentar o perigo ou fuga. Considere, por exemplo, um ser primitivo, enfrentando um animal perigoso.

Quando o nível de estresse passa dos limites, o nosso corpo dá sinais de alerta e a capacidade de tolerar uma certa quantidade deste hormônio, é muito subjetiva, varia de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns são: cansaço o tempo todo, tensão nos ombros e pescoço, irritabilidade, insônia, distúrbios digestivos (azia, diarreia ou constipação), taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor de cabeça persistente, pressão alta, dor lombar, enfraquecimento do sistema imunológico que podem levar á uma doença mais séria.

Para diminuir o stress o primeiro passo é aprender a reconhecer quando o nivel deste passa dos limites. O segundo passo é escolher uma forma de lidar com o mesmo.

Dicas de como combater o stress: Não se preocupe com coisas que você não pode controlar, como o clima; Faça algo sobre as coisas, que você pode controlar; Prepare-se da melhor forma possível para os eventos que você sabe que podem ser estressantes; Trabalhe no sentido de resolver os conflitos com os outros; Peça ajuda de amigos, familiares ou profissionais; Estabeleça metas realistas em casa e no trabalho; Pratique exercício físico, (eles ajudam demais no tratamento do stress), medite; Abandone aquilo que pode lhe causar estresse; Tente ver a mudança como um desafio positivo e não como uma ameaça.

Consulte um médico se os sintomas persistem por várias semanas, uma avaliação médica e psicoterapica pode ser necessária e ajudarem muito no controle e tratamento deste mal. O estresse não é sempre ruim, na verdade, um pouco dele é bom e natural. Aprenda a usa-lo em seu favor e viva bem e feliz!

Stress: O que é, sintomas e tratamentos
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Stress o Mal do Século

O stress é um distúrbio comum na sociedade de hoje. Excesso de trabalho, a substituição de atividade física para a

Saúde da Mulher Técnicas para Tentar Reduzir o Stress

técnicas para reduzir o stress: Primeiro, é essencial saber qual é a fonte de stress, pois este problema pode vir tanto

Saúde da Mulher Os Benefícios do Chocolate

Quem não gosta de se deliciar com uma barrinha de chocolate? É sempre bom né! Mais esse delicioso doce além

Saúde da Mulher Alimentos que Aliviam o Stress

Você está sobrecarregada, cansada e precisando desesperadamente de comida. Está estressada! O que você pode fazer mais do que desistir

Cuidado com a pele Relação da Pele com o Estado Emocional

A pele é a fronteira que nos separa do mundo exterior, é o maior órgão do corpo, estima-se que um

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O que é Stress"