O que é a Reposição Hormonal Durante a Menopausa?

O que é a Reposição Hormonal Durante a Menopausa?

A Menopausa deveria ser o momento mais importante na vida da mulher, porque os filhos já não precisam mais de tanta proteção, chegou o amadurecimento, provável estabilidade financeira, a aposentadoria, e é hora de fazer tudo que sempre sonhou, porém as circunstâncias não permitiram. É hora de viver melhor a sexualidade, com mais desprendimento, entretanto não é tão fácil assim. Muitas não entendem o que é a reposição hormonal durante a menopausa.

A menopausa traz muitos problemas incômodos para a maioria das mulheres, como: ressecamento de olhos, pele, unhas e vagina; falta de sono; menstruação irregular, abundante, prolongada, ou sangramento fora da época; aumento de peso; descalcificação óssea (osteoporose); calores repentinos; palpitação; prisão de ventre; vertigens; oscilação de humor; queda de cabelo; depressões ou excitabilidade, sudação nervosa, dificuldades sexuais; suores noturnos, etc.

A menopausa provoca todas estas alterações no organismo, porém podem ser tratadas com diferentes alternativas, incluindo os suplementos hormonais e os fitoestrógenos (estrogênio vegetal).

Como eles funcionam?

Suplementos hormonais imitam os efeitos dos hormônios que o corpo produz naturalmente. Se uma mulher está fazendo reposição hormonal, pode observar mudanças em sua pele – a perda da espessura é mais lenta, e pode controlar mudanças bruscas na temperatura do corpo, que normalmente causam ondas de calor, conhecido como fogacho.

Os ovários durante a época de reprodução produzem o estrógeno, um hormônio que ajuda na criação de proteínas necessárias para a saúde do útero, vagina, seios e ossos. Seus efeitos, também afetam a regulação da temperatura corporal, na memória necessária para executar diferentes tarefas, na produção do colesterol, no metabolismo do fígado e na dilatação dos vasos sanguíneos.

A terapia de reposição hormonal tenta imitar os efeitos dos hormônios naturais, que vêm em diferentes formas, tais como cremes vaginais, comprimidos, géis e adesivos.

As diferenças entre as opções

Os suplementos que são administrados por via oral, chegam ao sangue em quantidade menor, devido a maior parte ficar no aparelho digestivo. Os adesivos e géis que estão em contato direto com a pele oferecem menos barreiras passando facilmente para o sangue e gerando efeitos mais rápidos.

Cremes vaginais e géis funcionam de forma semelhante. É importante compreender que se alcançam os melhores resultados quando a escolha da terapia é dada sob orientação médica e mantendo a constância do mesmo.

Estrógeno e progesterona

Os principais componentes encontrados em suplementos hormonais contêm estrógeno ou uma combinação de estrógeno e progesterona. O segundo é usado especialmente em mulheres que têm fatores de risco como, por exemplo, antecedentes familiares com história de câncer de útero ou de mama.

Tem sido detectado em algumas mulheres que receberam a terapia de reposição hormonal a redução da incontinência urinária, aumento da densidade óssea e menos probabilidade de desenvolver câncer de colo.

Alternativas

Estudos recentes reconhecem os benefícios da soja e do trevo vermelho (Trifolium pratense) para regular a menopausa, assim como seus efeitos anticancerígenos e proporcionando outros benefícios para a saúde em geral. Isso se trata de uma nova terapia que as mulheres poderão evitar os efeitos secundários causados pela TRH (terapia de reposição hormonal).

Como passar pela menopausa sem tanto sofrimento?

• Faça caminhada, exercícios físicos, natação etc. Abaixo o sedentarismo!

• Use roupas folgadas, tecidos de algodão, evite sintéticos.

• Beba bastante água durante o dia.

• Não use medicações sem orientação do seu ginecologista.

• Procure relaxar e fazer massagens.

• Ingerir substâncias que contenham magnésio, cálcio, vitamina C.

• Não fume, pois o cigarro é vaso constritor, intensifica as ondas de calor e faz a circulação sanguínea ficar mais lenta.

• Evite bebidas alcoólicas, café, etc.

• Observe se existem problemas digestivos, prisão de ventre, gases, ressecamento, etc. Estes podem ser controlados com mudança de hábitos alimentares.

• Evite comer carnes vermelhas ou brancas, derivados do leite cuja procedência seja desconhecida ou duvidosa, porque eles contêm hormônios artificiais que irão desequilibrar o corpo.

• Fazer refeições leves, em horários estabelecidos, ricas em saladas, principalmente cruas, frutas e cereais integrais.

• Evitar frituras ou qualquer tipo de gordura saturada.

• Evite a obesidade.

• Diminua radicalmente o sal.

• Fazer uso de alimentos que contenham vitaminas como E, C e B e minerais como o magnésio e o cálcio.

• Evite o estresse.

• Faça hidroterapia – vai te acalmar, estimular o metabolismo e a circulação sanguínea. Além disso, vai eliminar toxinas do corpo.

• Banhos alternados – são feitos no chuveiro, quentes (três minutos) e frios (um minuto e meio) – cinco alternâncias. Não molhe a cabeça. Use roupas aquecidas no final.

• E não se esqueça: ame muito. Com certeza o melhor remédio é um amor verdadeiro. E viva esse amor intensamente.

Vantagens da reposição hormonal na menopausa / climatério
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Colesterol na Mulher

Mais do que nos homens o colesterol na mulher traz mais malefícios, já que está relacionado à taxa de hormônios

Saúde da Mulher Sobre a Menopausa: Reposição Hormonal

A menopausa é uma fase da vida que todas as mulheres vão passar e que provoca mudanças no organismo, por

Saúde da Mulher Dicas para Lidar com a Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida da mulher na qual ocorrem muitas mudanças físicas e psicológicas. Mas muitas se

Saúde da Mulher Menopausa Precoce: Sintomas

A menopausa é uma etapa da vida pela qual todas as mulheres vão passar na vida, mas quando ocorre de

Regimes Dieta Para Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida da mulher em que ocorrer alterações no seu organismo que podem causar muitos

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O que é a Reposição Hormonal Durante a Menopausa?"