O Perigo do Sal Escondido na Nossa Alimentação

O Perigo do Sal Escondido na Nossa AlimentaçãoA Organização Mundial de Saúde recomenda não exceder 2.400 mg de sódio na dieta, no entanto, hoje muitos de nós excedemos este valor, colocando em risco a nossa saúde.

A principal fonte de sódio na dieta é o sal de mesa, composto por 40% de sódio, no entanto, existem muitos alimentos que, sem saber, possuem grandes quantidades de sódio, em sua composição, isto é, existe uma elevada porcentagem de sódio escondido nos alimentos que comemos todos os dias.

Por exemplo, o presunto, frios e embutidos, podem chegar a 2,5 gramas de sódio por cada 100 gramas, o que excede o consumo total recomendado de sódio por dia. Por outro lado, os queijos, molhos para saladas, manteiga ou margarina, também são excelentes fontes de sódio variando de 200mg% a 700mg% no caso da manteiga.

Na Espanha, o consumo de pão representa 19% do sódio na dieta, e são os pães que contêm mais sódio (500 a 700 mg %), no entanto, os panificadores espanhóis pretendem reduzir o teor de sal progressivamente protegendo assim a saúde de quem consome.

Se analisarmos a quantidade de sódio que consumimos nesses alimentos, assim como conservas, lanches comerciais (chips, biscoitos, etc.), somado ao sódio natural das frutas e verduras e quando adicionamos ainda o sal de mesa, é evidente que superamos amplamente as recomendações.

Por isso, é importante saber que os alimentos com maior teor de sódio são os frios embutidos, queijo duro, lanches comerciais, macarrão instantâneo, refrigerantes, caldos concentrados, peixes e carnes curadas e conservas ou enlatados, já que desta forma, moderando seu consumo, podemos alcançar a recomendação da OMS de consumirmos mais de 2,4 gramas de sódio por dia.

É claro que, se eliminarmos o sal de mesa também estaríamos dando um grande passo, pois às vezes, é mais difícil fazer isto que reduzir o consumo de alimentos com sal oculto, como os mencionados acima.

O excesso de sal está ligado a uma série de distúrbios, entre eles a hipertensão, problemas nos rins, doenças cardíacas e colesterol alto.

Os perigos do excesso de Sal no organismo
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Redução de Colesterol com Amendoim

O amendoim é um alimento muito popular no momento de realizar um lanche ou petiscar. Mas você sabia que o

Saúde da Mulher Qual a Importância das Fibras no Nosso Organismo?

O nosso organismo precisa de diversas substâncias para ter um funcionamento adequado e saudável, entre elas os nutrientes, fibras, proteínas,

Regimes Devo Eliminar por Completo a Gordura da Minha Dieta?

Quando pensamos em fazer dieta logo pensamos em eliminar toda a gordura, mas isso não é necessário e nem deve

Regimes Para um bom regime reduza gorduras, açúcares e sal

Os hábitos de vida e alimentação saudáveis são a melhor forma de cuidar do nosso organismo, além de manter a

Saúde da Mulher Leite e Derivados, Carnes e Ovos São Importantes No Seu Dia-a-Dia

Em diversas ocasiões mencionamos a importância do consumo moderado de certos alimentos, assim como o benefício de substituir uns por

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O Perigo do Sal Escondido na Nossa Alimentação"