O Papel do Pelo na Transpiração

O Papel do Pelo na TranspiraçãoÉ verdade que o pelo nos dá trabalho e torna a vida mais dura. Entretanto, não podemos nos esquecer de uma coisa: A natureza é sábia e o pelo não está ali à toa.

Não Serve para nada

Falso. O pelo serve essencialmente para proteger do calor, do frio, dos raios UV (o crânio está protegido, daí há a necessidade dos calvos protegerem totalmente a cabeça), da poeira (nariz, orelhas e olhos) e assegurar a proteção das áreas frágeis. Também participam do tato desempenhando o papel de antenas. O pelo também serve para diminuir ou reter o fluxo do suor o que permite evitar que o suor desça aos olhos ou ao longo do corpo.

Faz transpirar

Falso. Só serve como meio de saída do suor. Portanto, se barbear ou se depilar não muda em nada a quantidade de produção de suor. Porém, algumas doenças como a que deixa cor sobre a pele e sobre a roupa e a que deixa depósitos brancos e amarelados ao longo do pelo estão relacionadas com a presença de bactérias que podem ser favorecidas pela presença do pelo. Para evitar o incômodo é preferível se barbear ou depilar a área afetada.

Favorece o mau odor

Falso. Os fatores que desenvolvem as bactérias responsáveis pelos maus odores são a estagnação e a maceração do suor na superfície da pele ao entrar em contato com o ar. Por esse motivo, os desodorantes contêm antissépticos.

Porém, a secreção e a saída do suor pelas glândulas podem conter um odor forte. Entretanto não tem nada a ver com a pilosidade dessas zonas. Tanto nos animais como nos homens, essas glândulas produzem feromônios, uma substância que é responsável por atrair quimicamente outra pessoa. Portanto, não é necessário se depilar ou se barbear para manter o bom odor, mas se sentes que uma forte pilosidade provoca a sensação de umidade desagradável nas axilas, pode ser mais cômodo depilar a área para obter uma superfície lisa que favorece uma boa manutenção. Além disso, basta possuir uma boa higiene diária: Lavar-se regularmente insistindo nas zonas que são suscetíveis a desenvolver as bactérias responsáveis pelos maus odores e não usar roupa suja.

SOBRE SUDORESE
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Remédios Caseiros Contra a Sudorese Excessiva

A transpiração excessiva é uma condição muito comum e muito incômoda para as mulheres. Mas é possível eliminar a sudorese

Saúde da Mulher Como Resolver o Mau Cheiro nas Axilas

O mau cheiro nas axilas é o resultado da higiene corporal inadequada e depende da formação genética de cada pessoa.

Saúde da Mulher Tipo de Enxágue Bucal Para o Mau Hálito

O mau hálito é uma condição mais comum do que se pensa e muito desconfortável, principalmente para quem convive com

Saúde da Mulher Para Que Serve o Chá Verde

Os chás são popularmente conhecidos por proporcionarem diferentes benefícios para a nossa saúde. Nesta ocasião, queremos mencionar alguns dos benefícios

Saúde da Mulher Infecção de Urina e Urina de Cor Anormal

As infecções de urina são bastante comuns e podem ocorrer por diversas causas, apresentando sintomas distintos. Neste sentido, a cor

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O Papel do Pelo na Transpiração"