Mitos e Verdades Sobre o Chocolate

Mitos e Verdades Sobre o ChocolateQuem não gosta de chocolate? Dificilmente encontraremos uma pessoa que não goste de comer um chocolate de vez em quando. O chocolate é o alimento mais apreciado e mais consumido em todo o mundo. Muitos se consideram verdadeiros “chocólatras”, não passam um dia sem se deleitar nessa maravilha. Mas será que tudo que dizem sobre o chocolate é verdade ou mito? Vejamos:

1. O chocolate deve ser retirado da deita, pois faz mal a saúde.

MITO – Se o chocolate for consumido moderadamente, traz benefícios para o nosso organismo. Contém vitaminas do complexo B; alguns minerais, como magnésio, manganês e potássio; cafeína e tiramina que são estimulantes que agem nos neurônios melhorando o raciocínio e a concentração. Contudo o chocolate é rico em gorduras e açúcar e se consumido em excesso pode causar aumento de peso e risco de doenças cardiovasculares.

2. Chocolate dá uma sensação de bem estar.

VERDADE – O chocolate possui uma substância chamada feniletilamina, que é semelhante a outras duas produzidas pelo nosso corpo: adrenalina e dopamina. Esta substância age no cérebro promovendo a sensação de calma e prazer associada com o bem estar e a felicidade.

Leia também: “Chocolate para Estimular a Inteligência”.

3. Melhor é o chocolate Diet, pois não contém açúcar e por isso não engorda.

MITO – Tanto o chocolate convencional como o diet é calórico. O segredo é saber comer com moderação. O chocolate diet não contém açúcar, contudo tem adicionada mais gordura para chegar à consistência ideal. Muitas vezes é mais calórico do que o convencional. É mais adequado para aquelas pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar, como no caso das pessoas com diabetes.

4. O chocolate preto é a melhor opção por ser mais saudável.

VERDADE – O chocolate preto tem maior quantidade de cacau e, portanto, elevado teor de flavonoides, que são antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Também possuem menos gordura, por isso a melhor escolha é o preto, mas claro, sem exageros, poderá fazer parte de uma dieta saudável.

5. Chocolate vicia.

MITO – Ainda que no chocolate tenha a teobromina e a cafeína, que são estimulantes, a quantidade destes é baixa não levando à dependência. Aquela vontade louca de comer chocolate é devido à sensação de prazer e bem estar que promove o consumo.

6. Chocolate provoca espinhas.

MITO – Não há nada que demonstre a relação de consumo de chocolate e espinhas ou outros problemas de pele.

7. Chocolate causa insônia.

MITO – O chocolate não contém cafeína suficiente para causar insônia.

8. Chocolate pode ajudar na TPM.

VERDADE – O chocolate aciona no cérebro as áreas ligadas ao prazer, melhorando assim os sintomas como tristeza, cansaço e falta de ânimo. Ao consumir chocolate, ocorre a liberação de serotonina que é o hormônio que dá a sensação de bem estar. Mas é claro que deve ser consumido sem exageros e de preferência o amargo, pois contém 70% de cacau.

9. Para prevenir Alzheimer coma chocolate.

VERDADE – O chocolate amargo é um ótimo anti-inflamatório que pode diminuir as inflamações crônicas como Alzheimer devido ao seu alto teor de flavonoides, que é um antioxidante encontrado no cacau e tem uma capacidade de combater os danos deixados pelos radicais livres. Os pesquisadores têm observado que agem até nas células que já estão lesionadas, o que dá uma esperança para reverter os danos cerebrais dos pacientes que já possuem a doença de Alzheimer, não os levando à demência.

Confira mais informações no artigo “Chocolate para prevenir a Doença de Alzheimer”.

Conheça os mitos e as verdade sobre o chocolate
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Benefícios de Comer Chocolate

Todas nós gostamos de consumir o chocolate e para muitas é um verdadeiro prazer consumi-lo, mas o chocolate vai muito

Regimes Emagrecer Comendo Chocolate

Que tal emagrecer comendo chocolate? O chocolate amargo é um grande aliado para quem quer perder peso. Confira!

Saúde da Mulher Chocolate para Prevenir a Doença de Alzheimer

Surpresa: beber dois copos de chocolate por dia pode ajudar a prevenir o Mel de Alzheimer! Isso mesmo descobriu-se que

Cuidado com a pele Tratamento de Chocolate

O chocolate não é apenas um alimento delicioso para o nosso paladar, mas atualmente tem sido muito utilizado em terapias

Saúde da Mulher Os Benefícios do Chocolate

O chocolate é o alimento preferido de muitas pessoas, especialmente as mulheres. Consumido com moderação este derivado do cacau pode

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Mitos e Verdades Sobre o Chocolate"