Mitos e Curiosidades da Dieta Vegetariana

Mitos e Curiosidades da Dieta VegetarianaO vegetarianismo tem suas divisões, mas são unânimes em não comer nenhum tipo de carne. Mas este tipo de dieta levanta muitas discussões sobre o quesito saúde. Alguns especialistas advertem pela falta de ferro e proteínas, outros acreditam que seja uma ótima opção para quem quer ter uma vida saudável e ainda pode prevenir algumas doenças.

Vamos ver os mitos e as verdades sobre a dieta vegetariana:

O que come um vegetariano?

A pessoa que opta pela dieta vegetariana come todos os alimentos, exceto carne. Mas como existem diferentes maneiras de adotar essa dieta, isto é, o consumo ou não de produtos animais, como: leite, mel, ovos e queijo, o vegetarianismo recebe diversos nomes. Vejamos:

  • Lactovegetarianismo: Não come nenhum tipo de carne. Mas consome mel e laticínios.
  • Vegetarianismo semiestrito: Consome somente o mel, que é de origem animal.
  • Ovolactovegetarianismo: Não consome carne, porém consome laticínios, mel e ovos.
  • Ovovegetarianismo: Consome apenas mel e ovos.
  • Vegetarianismo estrito: Não consome carne e nenhum produto de origem animal. É também chamado de vegetarianismo verdadeiro.

O vegetariano de um modo geral se alimenta de todo alimento do reino vegetal, como: verduras e frutas, cereais, sementes oleaginosas, legumes, vegetais ricos em amido (mandioca, batata, trigo, arroz e feijão).

Quais riscos à saúde a dieta vegetariana pode acarretar?

Se bem balanceada, nenhuma. Quando a pessoa resolve partir para esse tipo de dieta é importante que seja bem planejada. É possível em qualquer etapa da vida. Contudo se deve ter atenção especial no teor de cálcio e a vitamina B12. Logo depois do terceiro ano a administração de suplemento de vitamina B12 se faz necessária, pois não há o consumo desta vitamina.

A gravidez é normal nas mulheres vegetarianas?

Existem estudos feitos com mulheres vegetarianas que fazem uma dieta equilibrada e variada que mostram que o feto se desenvolve normalmente. O importante é que haja a suplementação com vitamina B12 e Ômega 3, pois estes nutrientes são essenciais para a formação do sistema nervoso fetal.

A carne é tão importante para que as crianças se desenvolvam normalmente?

Todos os componentes presentes na carne são encontrados nos alimentos consumidos pelos vegetarianos, então a resposta é NÃO. As dietas macrobióticas, sim, podem causar um crescimento inadequado nas crianças. Uma dieta vegetariana, seja de qual tipo for, desde que bem planejada, promove o crescimento e desenvolvimento normal das crianças.

Os vegetarianos podem praticar qualquer atividade física?

Com certeza! Desde que seja uma dieta equilibrada e que não falte nenhum dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, não traz nenhuma impossibilidade de praticar qualquer atividade física, muito pelo contrário. Alguns atletas famosos como Martina Navratilova e o medalhista olímpico, Carl Lewis são adeptos da dieta vegetariana.

Os vegetarianos são menos propensos a sofrer de doenças cardiovasculares.

Sim, esta afirmação é verdadeira. Há estudos sobre essa informação. Nenhuma dúvida sobre isso. Os resultados de todos os estudos concordam com esta observação. Por isso a Associação Americana do coração recomenda uma dieta vegetariana balanceada.

Os vegetarianos não obtém proteína suficiente?

Alguns nutricionistas de antigamente se preocupavam com o não consumo de proteína pelos vegetarianos, mas já está provado, que mesmo sem o consumo de produtos de origem animal há consumo suficiente de proteína quando a dieta é bem balanceada. Para satisfazer as necessidades proteicas basta que a dieta seja à base de cereais.

Vegetarianismo X Câncer.

Quando a pessoa opta pelo vegetarianismo, o estilo de vida também é modificado. Assim haverá a restrição ao consumo do álcool, ao tabagismo, aumento da atividade física, menos obesidade e modificação na alimentação que passará a ter mais frutas, vegetais e cereais. Vários estudos têm demonstrado menos casos de câncer em pessoas adeptas à dieta vegetariana, principalmente o câncer de próstata e o câncer de cólon.

Os vegetarianos têm problemas com a falta de ferro.

Mitos e verdades sobre o vegetarianismo parte 1
Mesmo que os produtos de origem animal sejam ricos em ferro e de fácil absorção, nos vegetais também pode ser encontrado ferro, apesar de que tenham uma absorção menor, mas são suficientes para suprir a necessidade que o organismo humano precisa. Por isso há a necessidade de ser uma dieta bem planejada para que alimentos sejam incluídos para melhorar sua absorção, por exemplo, a vitamina C e outros excluídos por atrapalhar, por exemplo, o chá preto. Já os alimentos ricos em ácido fítico, como os cereais integrais e os feijões, devem ser colocados de molho por pelo menos 12 horas, para que haja a redução deste ácido, que reduz a absorção do ferro que foi ingerido. Tanto os vegetarianos quanto os não vegetarianos podem desenvolver uma anemia por deficiência de ferro.

Faz-se necessário a suplementação de vitaminas e minerais quando se opta ser vegetariano?

O único nutriente que necessita ser complementado na dieta vegetariana é a vitamina B12, porém somente nas pessoas que não consome ovos, leite e produtos lácteos. Todos os outros nutrientes, incluindo ferro e proteínas, são facilmente obtidos na dieta.

Mitos e verdades sobre o vegetarianismo parte 2
Matérias Relacionadas
Regimes Dieta Ideal para Vegetarianos

Sempre buscamos seguir dietas saudáveis e equilibradas para nos mantermos em forma e em bom estado de saúde. Algumas de

Regimes Regime Macrobiótico

Existem regimes se baseiam na restrição de alguns tipos de alimentos e com isso podem ser prejudiciais ao longo do

Beleza da Mulher Unhas Fortes, os Melhores Alimentos para as Unhas

Para ter unhas belas e fortes uma aliada pode ser a alimentação. Incluindo alguns alimentos com frequência na sua dieta

Saúde da Mulher Os Alimentos e sua Relação com o Humor

Você sabia que as vitaminas e nutrientes que contém os alimentos podem interferir no nosso humor? Por isso é importante

Dicas para cabelos Alimentos para o Crescimento do Cabelo

Muitas mulheres desejam ter o seu cabelo longo, saudável e radiante, para isso utilizam vários tratamentos aplicados diretamente ao cabelo.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Mitos e Curiosidades da Dieta Vegetariana"