Magnésio: quais os Benefícios Para a Mulher?

Magnésio: quais os Benefícios Para a Mulher?Muitas são as substâncias benéficas para o bom funcionamento do nosso organismo, e o magnésio é uma delas. O magnésio é um mineral que age diretamente no metabolismo fazendo com que este funcione bem. No caso das mulheres ele é imprescindível, pois ajuda e muito na TPM e durante a gravidez.

No nosso corpo o magnésio varia de 21 a 28 gramas. 65% dele se concentra no esqueleto, 25% nos músculos e o resto nos tecidos moles (tecido epitelial, muscular e conjuntivo). Por isso ele é tão importante para o nosso corpo.

Importância do magnésio para a saúde

A principal função do magnésio é agir nas reações metabólicas, tais como a regeneração do tecido muscular, por isso ele é essencial para as pessoas que praticam exercícios físicos com frequência. Ajuda na prevenção da prisão de ventre, na síndrome do intestino irritável e no relaxamento muscular.

O magnésio ajuda na purificação do sangue eliminando o colesterol dos vasos sanguíneos, favorecendo a mobilização dos leucócitos como também promovendo a produção de anticorpos. É muito bom na prevenção da osteoporose, pois reforça a absorção do cálcio e também reduz a insônia.

Possui uma ação sedativa, por isso reduz a insônia, mas também intervém na produção de energia, pois dá um auxílio extra na transmissão correta dos impulsos nervosos. O que o magnésio faz é facilitar a quebra das moléculas de glicose nos músculos permitindo assim a criação de nova energia. Também é usado em tratamentos com idosos por ser um grande aliado contra a doença de Alzheimer.

Se você precisa perder peso, está aí, um grande aliado, pois ele aumenta a produção da secreção da bílis, auxiliando assim na digestão da gordura e na eliminação de toxinas.

E para a mulher? Quais os benefícios?

É um grande aliado para aliviar a dor e os sintomas da TPM, diminuindo o processo inflamatório que acompanha este período. Também combate a retenção de líquidos que é própria do período pré-menstrual como também a dor nas mamas e inchaço abdominal. Age da mesma forma na menopausa, diminuindo os sintomas.

Na gravidez, o magnésio previne as câimbras musculares, diminui a pressão arterial e as convulsões uterinas. Como ele combate a retenção de líquidos e a hipertensão, ajuda na prevenção de partos prematuros e na manutenção do relaxamento do útero.

Ele tem um importante papel no equilíbrio hormonal e ajuda a combater o estresse, principalmente nas mulheres.

O que pode ocasionar a deficiência de magnésio?

Estudos mostram que a carência de magnésio no organismo é altamente prejudicial, pois está relacionado inclusive com o aparecimento de determinados tumores. A falta deste mineral é evidente nos sintomas como cólicas; problemas de pele, unhas e cabelos; e cansaço.

É importante manter uma dieta rica em magnésio. Os alimentos que mais encontramos magnésio são: grãos integrais, levedura de cerveja, nozes, cacau, germe de trigo e leguminosas (batata, quiabo, espinafre, beterraba e couve). E em menor quantidade podemos citar o limão, peixe, leite, toranja, ameixas, carne, abacate, figo e maçã. A água também contém magnésio.

No entanto antes de utilizarmos a suplementação com magnésio é bom procurarmos um médico, pois devemos lançar mão deste tratamento somente quando a dosagem de magnésio no sangue for inferior a 1 mEq por litro de sangue. E também as pessoas que possuem insuficiência renal ou outra enfermidade devem ser supervisionadas por um médico.

Deficiência de Magnésio: Nenhum teste é necessário
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Lentilhas: Essencial para a Saúde

As lentilhas são conhecidas pela superstição de serem consumidas na passagem de ano, mas não é apenas neste momento que

Saúde da Mulher O que é Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Hashimoto?

Esta condição afeta muito mais as mulheres e deve ser tratada com medicação para que os sintomas não se agravem.

Saúde da Mulher Tratamentos mais Eficazes para Varizes

Cada caso é um caso e somente um especialista em Angiologia, poderá avaliá-la e indicar o Tratamentos mais Eficazes para

Saúde da Mulher 10 Alimentos Importantes para Viver mais Tempo

Quem não deseja viver mais tempo e com mais saúde?! Neste caso a alimentação pode ser uma grande aliada, vamos

Regimes Suco de Uvas para Emagrecer

Além de prevenir doenças você pode consumir o suco de uvas para emagrecer, porém ele deve ser natural e sem

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Magnésio: quais os Benefícios Para a Mulher?"