Lentilhas: Essencial para a Saúde

Lentilhas: Essencial para a SaúdeSerá que as lentilhas são apenas conhecidas por trazer prosperidade no ano que se inicia? Isto porque tem que comê-las minutos antes de começar o novo ano. Superstições à parte, a lentilha é mais do que isso. Vamos ver:

A lentilha é rica em ferro e por isso é recomendada por nutricionistas no caso de anemia. Fornecem também proteínas, vitaminas e ácidos graxos que são benéficos e essenciais para o organismo manter-se saudável.

Outros benefícios da Lentilhas

• As lentilhas ajudam na redução dos níveis de colesterol, por causa do seu elevado teor de fibras, que facilitam sua eliminação.

• São fonte de ferro e vitamina B6 os quais são importantes na produção de glóbulos vermelhos.

• São benéficas para o coração e previnem doenças cardiovasculares devido ao fato de que ajudam na diminuição do colesterol e também contém ácido fólico, magnésio e potássio. O magnésio é muito importante para que o sistema cardiovascular funcione adequadamente, protegendo as paredes dos vasos sanguíneos, regulando a frequência cardíaca e a pressão arterial, mantendo a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir a trombose.

• Como a lentilha possui muita fibra, então ajuda na eliminação de substâncias nocivas e agentes cancerígenos contribuindo assim na prevenção do câncer de cólon.

• Elas fornecem proteínas necessárias para o crescimento, manutenção da massa muscular e formação de novas células.

• Como é rica em potássio contribui no equilíbrio dos líquidos do organismo prevenindo assim a retenção de líquidos, regulando a pressão arterial e evitando inflamações.

• Comendo lentilhas frequentemente você verá melhora na condição da pele e do cabelo.

• São benéficas para os ossos e dentes porque sendo rica em magnésio regula a ação do cálcio sobre eles.

• Como é fonte de ácido fólico, se você consumir lentinhas durante a gravidez ajudará na prevenção de defeitos congênitos como a espinha bífida e lábio leporino.

• As vitaminas do complexo B contidas nas lentilhas ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso, sendo assim uma grande aliada no combate á depressão e sensação de apatia.

• Se você acabou de ter bebê é uma ótima opção comer lentilhas, pois elas ajudam a aumentar a quantidade de leite materno. E o bebê agradecerá!

• Elas contêm zinco, que é uma substância importante para a saúde reprodutiva, bom funcionamento da próstata, fertilidade masculina e evitar a queda de cabelo.

• Já existem estudos onde é mostrado que a lentilha melhora a vida sexual, aumentando a libido e ajudando em alguns problemas de ereção.

• O nosso cérebro precisa de fósforo e este está presente na lentilha, por isso ela melhora a capacidade intelectual e aumenta a memória.

• É benéfica para as pessoas com diabetes, pois ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue. Garantem os estudiosos que o consumo de lentilhas duas ou três vezes por semana ajudaria na redução da dose de insulina.

Contraindicações do consumo de lentilhas

A lentilha possui em sua composição purinas que se transformam em ácido úrico dentro do organismo, por isso as pessoas que sofrem de gota, artrite ou tem o ácido úrico elevado devem consumir com moderação.

Falando de Saúde 106 - Série Bem Estar - Lentilha
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alguns Motivos para Consumir Chia

A semente de chia é um daqueles alimentos completos que nos proporciona diversos benefícios para a nossa saúde, além de

Saúde da Mulher Magnésio: quais os Benefícios Para a Mulher?

Magnésio, um grande aliado para a saúde em geral e principalmente para as mulheres, nos casos de TPM e gravidez.

Saúde da Mulher Sementes Mágicas Para sua Saúde

Um tipo de alimento que pode proporcionar muitos benefícios para nossa saúde são as sementes. Hoje falamos sobre algumas delas

Saúde da Mulher Benefícios do Suco de Aloe Vera

Aloe vera é uma planta bastante popular por seus benefícios e propriedades para o cuidado da beleza e especialmente da

Regimes O Segredo é Consumir Legumes se Você Quiser Emagrecer

Quando decidimos emagrecer logo pensamos nos exercícios físicos e na dieta. Quando falamos de dieta logo surge a dúvida do

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Lentilhas: Essencial para a Saúde"