HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-las

HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-lasAs verrugas genitais, também chamadas de condiloma acuminado, são uma infecção sexualmente transmissível causada por uma estirpe de HPV (vírus do papiloma humano).

Este vírus afeta a área genital tanto dos homens quanto das mulheres, se desenvolve na pele do pênis, vulva, ânus, revestimento vaginais, reto e colo do útero. Atualmente é a DST mais difundida em todo o mundo e uma grande quantidade de pessoas infectadas não apresentam sintomas, desaparecendo a condição por si mesma.

A maioria das pessoas que têm HPV não sabe. Este vírus vive nas mucosas e na pele sem causar sintomas, até que um dia pode despertar (ou não) e gerar verrugas visíveis na área genital como alterações pré-cancerosas no colo do útero, vulva, ânus ou pênis.

As verrugas genitais são geradas por estirpes virais que são considerados de baixo risco, porque não evoluem para o câncer, mas que são altamente contagiosas. Aparecem como elevações suaves ou massas úmidas, de cor rosada ou da cor da pele na área genital; podem ser planas ou elevadas, de vários tamanhos, e às vezes tomam a forma de couve-flor.

Desenvolvem-se na vulva, vagina, ânus (ou ao seu redor) como também podem aparecer no colo do útero, pênis, saco escrotal, virilha ou coxas. Aparecem semanas ou meses após a infecção (como pode ser que nunca apareçam) e são detectados por um exame visual do médico.

Forma e vias de transmissão das verrugas genitais

Espalham-se principalmente pelo contato genital de pele para pele. Na maioria dos casos não apresenta sintomas por isso que as pessoas não sabem que estão infectadas, mas podem transmitir o vírus para um parceiro sexual.

Como prevenir as verrugas genitais

O uso de preservativos ajuda a prevenir as verrugas genitais, mas não são 100%.
Existem duas vacinas contra o HPV que impedem o desenvolvimento de verrugas causadas pelos sorotipos 6 e 11. Aplica-se em três doses e tem grande eficácia, evitando infecções (não cura a doença).

Tratamento das verrugas genitais

O tratamento das verrugas por HPV é baseado na eliminação das mesmas uma vez que nelas se encontra o vírus. As verrugas visíveis são eliminadas de várias maneiras:

Medicamentos que o paciente mesmo pode aplicar

1 – Aplicação de podofilina a 5% em solução ou gel.
A própria pessoa aplica este medicamento duas vezes por dia, durante três dias, descansando quatro dias. Repete-se o tratamento até 4 ciclos (ou menos se as verrugas desaparecerem).

2 – Imiquimod a 5% (creme).
É um creme que se aplica uma vez por dia antes de dormir, três vezes por semana e durante um período de 16 semanas. É necessário lavar a área tratada 6-10 horas após a aplicação.

Tratamentos realizados pelo médico

1 – Crioterapia com nitrogênio líquido.
2 – Ácido tricloroacético ou ácido bicloroacético a 80-90%. São ácidos que se aplicam sobre as verrugas e deixa-se secar. Realiza-se uma vez por semana até que se eliminem as verrugas.
3 – Remoção cirúrgica.
4 – Injeções de interferon intralesionais.
5 – Remoção das verrugas com laser.

HPV: doença sexualmente transmissível pode causar verrugas genitais
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Verrugas: Causas e Tratamentos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as verrugas, essas protuberâncias que se desenvolvem na pele de várias partes do

Saúde da Mulher Precauções para Evitar Infecções Vaginais

Os órgãos genitais femininos são muito sensíveis e suscetíveis de contrair alguma infecção. Existem diversos tipos de infecções vaginais e

Saúde da Mulher Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

A mulher deve realizar os exames ginecológicos como forma de cuidar da sua saúde, mas a dúvida que surge é

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Saúde da Mulher Tricomoníase, Uma Doença Sexualmente Transmissível Pouco Conhecida

Existem muitos tipos de DSTs e todas nós conhecemos algumas formas de nos proteger contra estes. Mas hoje vamos falar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 3 Comentários para a Dica "HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-las"
Atila Costa Santos

A pomada colpistatin pode ser usada no tratamento das verrugas.

Andreia

Olá, podofilina pode ser usada na parte interna da vagina ou só no lugar onde tem as verrugas?

Francielle

Qual o nome da pomada usada para combater o hpv?