HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-las

HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-lasAs verrugas genitais, também chamadas de condiloma acuminado, são uma infecção sexualmente transmissível causada por uma estirpe de HPV (vírus do papiloma humano).

Este vírus afeta a área genital tanto dos homens quanto das mulheres, se desenvolve na pele do pênis, vulva, ânus, revestimento vaginais, reto e colo do útero. Atualmente é a DST mais difundida em todo o mundo e uma grande quantidade de pessoas infectadas não apresentam sintomas, desaparecendo a condição por si mesma.

A maioria das pessoas que têm HPV não sabe. Este vírus vive nas mucosas e na pele sem causar sintomas, até que um dia pode despertar (ou não) e gerar verrugas visíveis na área genital como alterações pré-cancerosas no colo do útero, vulva, ânus ou pênis.

As verrugas genitais são geradas por estirpes virais que são considerados de baixo risco, porque não evoluem para o câncer, mas que são altamente contagiosas. Aparecem como elevações suaves ou massas úmidas, de cor rosada ou da cor da pele na área genital; podem ser planas ou elevadas, de vários tamanhos, e às vezes tomam a forma de couve-flor.

Desenvolvem-se na vulva, vagina, ânus (ou ao seu redor) como também podem aparecer no colo do útero, pênis, saco escrotal, virilha ou coxas. Aparecem semanas ou meses após a infecção (como pode ser que nunca apareçam) e são detectados por um exame visual do médico.

Forma e vias de transmissão das verrugas genitais

Espalham-se principalmente pelo contato genital de pele para pele. Na maioria dos casos não apresenta sintomas por isso que as pessoas não sabem que estão infectadas, mas podem transmitir o vírus para um parceiro sexual.

Como prevenir as verrugas genitais

O uso de preservativos ajuda a prevenir as verrugas genitais, mas não são 100%.
Existem duas vacinas contra o HPV que impedem o desenvolvimento de verrugas causadas pelos sorotipos 6 e 11. Aplica-se em três doses e tem grande eficácia, evitando infecções (não cura a doença).

Tratamento das verrugas genitais

O tratamento das verrugas por HPV é baseado na eliminação das mesmas uma vez que nelas se encontra o vírus. As verrugas visíveis são eliminadas de várias maneiras:

Medicamentos que o paciente mesmo pode aplicar

1 – Aplicação de podofilina a 5% em solução ou gel.
A própria pessoa aplica este medicamento duas vezes por dia, durante três dias, descansando quatro dias. Repete-se o tratamento até 4 ciclos (ou menos se as verrugas desaparecerem).

2 – Imiquimod a 5% (creme).
É um creme que se aplica uma vez por dia antes de dormir, três vezes por semana e durante um período de 16 semanas. É necessário lavar a área tratada 6-10 horas após a aplicação.

Tratamentos realizados pelo médico

1 – Crioterapia com nitrogênio líquido.
2 – Ácido tricloroacético ou ácido bicloroacético a 80-90%. São ácidos que se aplicam sobre as verrugas e deixa-se secar. Realiza-se uma vez por semana até que se eliminem as verrugas.
3 – Remoção cirúrgica.
4 – Injeções de interferon intralesionais.
5 – Remoção das verrugas com laser.

HPV: doença sexualmente transmissível pode causar verrugas genitais
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Verrugas: Causas e Tratamentos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as verrugas, essas protuberâncias que se desenvolvem na pele de várias partes do

Saúde da Mulher Precauções para Evitar Infecções Vaginais

Os órgãos genitais femininos são muito sensíveis e suscetíveis de contrair alguma infecção. Existem diversos tipos de infecções vaginais e

Saúde da Mulher Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

A mulher deve realizar os exames ginecológicos como forma de cuidar da sua saúde, mas a dúvida que surge é

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Saúde da Mulher Tricomoníase, Uma Doença Sexualmente Transmissível Pouco Conhecida

Existem muitos tipos de DSTs e todas nós conhecemos algumas formas de nos proteger contra estes. Mas hoje vamos falar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 27 Comentários para a Dica "HPV e Verrugas Genitais, como Tratá-las"
Atila Costa Santos

A pomada colpistatin pode ser usada no tratamento das verrugas.

Andreia

Olá, podofilina pode ser usada na parte interna da vagina ou só no lugar onde tem as verrugas?

Francielle

Qual o nome da pomada usada para combater o hpv?

Aline

O ácido tricoloacético a 60% trata verrugas genitais?

Aline

Oi, gente! eu usei a pomada imiquimode e não melhorei nada. o médico mandou usar novamente, alguém sabe me informar qual o melhor tratamento para este caso?

Ricardo

Galera usei pomada de barbartimão, é ótima! pode ser encontrada no mercado livre.

Isabela

Oi gente, tenho apenas 18 anos e fui infectada. vocês tiveram filhos normais depois do tratamento?

Luana

Procurem um médico e tentem a eletro-cauterização, é rápida e eficaz. algumas verrugas podem resistir, ai é o caso de entrar com ata a 70%. o tratamento é muito doloroso, e recomendo abster-se de qualquer relação sexual até mesmo para evitar infectar outra pessoa e também a reinfecção. essa doença é horrível, mas pensem que é melhor um hpv que é tratável do que um hiv que não tem cura.

Andreia

Usei ácido direto na pele e ficou a pele branca. o que eu faço? me ajudem! qual produto usar para que a cor da pele volte ao normal?

Diana

Estou usando o ata 80% e é muito doloroso, só que eu acho que não está servindo muito não. continua coçando muito, tenho espinhas e arde bastante nestas lesões. eu estou muito dolorida e com sérias lesões.

Salvador

Boa noite, posso remover condiloma com apenas apodofilina sem imiquimod?

Mel

Estou com manchas brancas na pele e coçam muito, que pomada posso usar para melhorar e as manchas sumirem?

Leandro Pereira

Bom dia! tenho hpv e meu médico indicou o ixium, para ser usado 3 vezes por semana, uma pomada que ativa o sistema imunológico, ou algo do tipo, porém não surtiu efeito algum, estou lendo as postagens e, verifiquei que muito se fala do ata 80% e seus benefícios e perigos. gostaria de saber se é eficaz mesmo, se eu mesmo posso aplicar, se qualquer médico pode prescrever ou não? aguardo um retorno, obrigado!

Lulu

Quando usa o ácido nas verrugas elas caem logo ou demora?

Carmen

Boa noite, estou com condilomas, fiz meu primeiro tratamento com podofilina depois de uma semana reapareceram, o que faço?

...

Olá, o ácido ata, provoca coceira, deixa a pele branca e tudo, mas garante resultados. É um pouco demorado, pois as verrugas vão secando e aí sim caem! É dolorido, mas dá para suportar.

Joana

O ata funciona sim, não é muito doloroso, qualquer médico ginecologista pode dar a receita médica, pra mim deu certo, eu tinha angioqueratoma vulvar, igual ao escrotal, funciona assim: aplique no local uma pomada anestésica, e espere 15 minutos, (compra na farmácia sem receita, é só pedir, preciso de uma pomada anestésica simples), ai você coloca luvas e com um cotonete comum, abre o pote do ata e umedece o cotonete, muito cuidado para não derramar e não espirrar em você, ai você encosta o cotonete bem em cima da lesão, e pressiona levemente por 5 segundos, e pronto, deixe o local ventilar por 3 minutos e se vista com roupa leve, dói só um pouquinho, mas passa logo, ai evite tocar no local, após 1 dia ficará preto, não se preocupe, é normal, depois de 3 dias cai a pele com a lesão, ai fica vermelho, você pode aplicar uma pomada de assadura comum, bem pouco, e depois de 6 dias está normal, apenas uma marca branca, que some, em média após 7 meses, espero ter ajudado.

Joana

Depois de tudo, fica perfeito e não volta mais.

Rds

Sim, você pode usar ata 80%, mas cuidado ele é um ácido que corrói a pele, portanto, dependendo do tamanho da verruga pode usar um cotonete umedecido e somente a ponta e com extremo cuidado, passando de leve somente na verruga ou usar palito de dente, usar duas vezes ao dia ou a critério do médico. mas consulte o seu médico, somente com receita você consegue em farmácia de manipulação. e também se você tem namorado (a) o mesmo também tem que fazer o tratamento se tiver as verrugas. e enquanto estiver fazendo o tratamento e as verrugas não desaparecerem não faça sexo.

Lan

Melhor usar o ácido ata, o melhor que existe!

Marina

Gente, eu usei a podofilina corretamente como foi informado durante os três dias, no terceiro dia na hora da segunda aplicação já havia caído quase todas as verrugas, porém ficou na carne viva. pesquisei o que eu devia passar para ajudar a melhorar a dor e a pomada mais comentada foi bepantol derma, porém não está adiantando muito, mal consigo andar, não estou conseguindo dormir por causa da dor. qual outra pomada eu posso usar e que realmente vai ajudar na cicatrização? me ajudem, gente, por favor!

Mariane

Olá, gostaria de uma ajuda, eu apliquei o ácido tricloroacético e, no dia seguinte, senti ardência e algumas das verrugas começaram a sangrar, pode ocorrer de contaminar outros lugares por causa desse ocorrido?

Carlos

Usei o ata a 90% e tive excelentes resultados, além de tudo cuidei da imunidade, após o tratamento com o ata usei a pomada de barbatimão, aparentemente sumiram todas!

Ingrid Cristina De Oliveira

Oi, fui diagnosticada com codiloma acuminado. qual pomada ou ácido devo usar? pois já estão me incomodando muito essas verruguinhas, preciso de ajuda urgentemente. me ajudem?

Josinete Ramos Dos Santos Silva

Sou estudante de enfermagem e gostaria muito de receber notificações sobre a saúde da mulher. gosto muito de assunto.

Ellen

Olá, meninas. tenho 18 anos e descobri que tinha verrugas, comecei a usar imiquimode e não adiantou nada. fui em outra médica que disse que era alergia e nada de melhorar. fui em um doutor maravilhoso que me indicou o famoso ácido "ata" e está melhorando bastante. graça a deus!!! agora só cuidar de imunidade baixa. meninas se cuidem, qualquer coisinha vão ao médico!!!

Natália

Boa noite, ata 70% é bom?