Hiperdrosis ou Transpiração Excessiva, Tratamentos com Cloreto de Alumínio, Iontoforese e Laser

Hiperdrosis ou Transpiração Excessiva, Tratamentos com Cloreto de Alumínio, Iontoforese e LaserA sudorese excessiva em qualquer área do corpo é muito desconfortável para qualquer pessoa, inclusive social ou esteticamente. Existem muitas causas fisiológicas que a provocam e podem até mesmo ser um indicador de doença. Padecem pelo menos 2 ou 3% da população do mundo e ao longo dos anos estão encontrando mais e melhores remédios para solucioná-la definitivamente ou pelo menos reduzi-la. Neste artigo nos concentramos em três tratamentos para diferentes graus de hiperdrosis que devem ser orientados por um profissional de saúde.

As pessoas que sofrem com hiperidrose têm glândulas sudoríparas muito ativas, às vezes tanto, que a transpiração torna-se incontrolável e leva a um desconforto significativo, tanto a nível físico como emocional.

Se afeta as mãos, pés e axilas, áreas de suor, se denomina hiperidose primária ou focal e muitas vezes não se encontra uma causa, mas os remédios.
No entanto a sudorese secundária vem de outras condições médicas e pode ocorrer em todo o corpo ou localizada em uma área. São causas, por exemplo: ansiedade, câncer, medicamentos e substâncias abusivas, doença cardíaca, hipertiroidismo, doença pulmonar, menopausa, Parkinson e a tuberculose. Aqui, os tratamentos para combatê-la são muito diferentes.

Para saber que tipo de hiperdrosis você sofre, o médico examina a olho nu a transpiração, mas também pode realizar testes, tais como:
– Teste com amido e iodo. Aplica-se uma solução de iodo na área que apresenta a sudoração e, após secar, o amido é aspergido sobre a área. A combinação de amido e iodo faz com que qualquer parte que apresente excesso de suor torne-se de cor azul escuro.

– Teste de papel. Coloca-se um papel especial sobre a área afetada para absorver o suor, e depois se pesa. Quanto mais peso tiver, maior quantidade de suor se acumulou.

Mediante uma série de perguntas também é possível avaliar se essa condição é uma consequência de outra ou é a clássica hiperdrosis das mãos, pés, axilas ou rosto. Em qualquer caso, se este problema não for tratado, existem muitas possibilidades de gerar irritações da derme ou fungos. Portanto, avaliando o grau e o tipo de problema, o médico aconselhará qual é o tratamento mais eficaz.

Três soluções para a transpiração excessiva

Laser: técnica que serve para eliminar de uma forma simples, rápida e segura, quase de forma completa (75%) e definitiva, a transpiração excessiva da pele. Realiza-se anestesiando a área a ser tratada de forma local e introduzindo muito superficialmente (incisão mínima de 1,5 mm, aproveitando um vinco ou uma linha natural da axila) uma sonda laser cânula de fibra óptica de 1 milímetro que chega às glândulas sudoríparas (que causam o suor excessivo) e as elimina pelo calor. Além de eliminar o excesso de transpiração, se consegue também dissolver a gordura superficial localizada próxima da pele. O laser induz a contração do colágeno do tecido subcutâneo, de forma que a pele não ceda e, ao mesmo tempo impede que os vasos sanguíneos sangrem, já que os coagula imediatamente.

Assim, tanto o inchaço como os hematomas são mínimos, contribuindo para que a recuperação seja extra rápida. Em um máximo de 48 horas é possível retomar a atividade diária.

Este é um procedimento ambulatorial e dura aproximadamente meia hora. O melhor é que não deixa cicatriz.

Após a intervenção apenas se dá um pequeno ponto (as cicatrizes são invisíveis ou praticamente imperceptíveis) e é preciso usar uma faixa compressiva durante 10 dias.

Não existem contra-indicações (serve para as pessoas de 15 até 85 anos) e não afeta os tecidos circundantes da área. Ao contrário do botox que dura 6 a 8 meses ou a operação, esta técnica é muito menos invasiva e não requer repetição.

A lipólise laser é aprovada pela FDA como um procedimento altamente seguro e de resultados imediatos.

Iontoforese: procedimento que utiliza eletricidade para desligar temporariamente a glândula sudorípara e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés do que os medicamentos ou cremes.

Serve para as mãos ou pés que são colocados na água e, em seguida, se passa uma leve corrente elétrica através deles. A eletricidade vai aumentando gradualmente até que o paciente sente uma leve sensação de formigamento.

O tratamento dura aproximadamente de 10 a 20 minutos e requer várias sessões (de 6 a 10) e se repete a cada semestre.
Este procedimento é aprovado pela FDA, é muito rápido e não gera problemas de nenhum tipo.

Em casos leves, antitranspirantes: são mais fortes do que o desodorante habitual e o seu trabalho é obstruir os dutos sudoríparos. A chave aqui é que esses produtos contêm de 10 a 15% de hexahidrato de cloreto de alumínio ou um pouco mais de quantidade, por exemplo, para usar somente durante a noite.

Apenas tome cuidado para que o produto químico não danifique as roupas ou cause irritação na pele.

No início, o paciente vai precisar usá-lo de 3 a 7 vezes por semana, mas depois de normalizar a transpiração, a dose baixa uma vez a cada três semanas.

Alguns sintomas a serem considerados para consultar o médico associados à sudorese também incluem: dor, perda de peso, transpiração extrema durante a noite, febre, dor no peito, dificuldade para respirar ou batidas cardíacas mais rápidas e fortes. Qualquer um destes sintomas pode indicar que o problema é outro e requer um tratamento médico diferente.

Transpiração excessiva
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Sudorese (Transpiração) Excessiva, Causas e Tratamentos

O problema de sudorese excessiva é muito comum e causa muito desconforto e sofrimento para a pessoa que sofre. O

Saúde da Mulher Remédios Caseiros Contra a Sudorese Excessiva

A transpiração excessiva é uma condição muito comum e muito incômoda para as mulheres. Mas é possível eliminar a sudorese

Saúde da Mulher Como Resolver o Mau Cheiro nas Axilas

O mau cheiro nas axilas é o resultado da higiene corporal inadequada e depende da formação genética de cada pessoa.

Beleza da Mulher Como Remover Estrias com Laser

As estrias aparecem quando ocorre um rompimento na pele devido ao alongamento excessivo e afeta tanto homens quanto mulheres. Uma

Beleza da Mulher Laser Zerona: Novo Tratamento Para Reduzir Gordura Localizada

O desejo de muitas mulheres é eliminar a gordura localizada e isso muitas vezes não é possível apenas com uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Hiperdrosis ou Transpiração Excessiva, Tratamentos com Cloreto de Alumínio, Iontoforese e Laser"