Fones de Ouvidos Podem Prejudicar a Saúde?

Fones de Ouvidos Podem Prejudicar a Saúde?

Seja no ônibus, nas ruas, nas escolas, no trabalho ou até mesmo em casa, estamos sempre usufruindo de uma boa música pelo nosso celular, iphone, MP3 e outros aparelhos eletrônicos. É assim que mesmo sem saber passamos horas e mais horas com fones de ouvidos.

Porém esse uso abusivo dos Fones de Ouvidos pode causar sérios danos em nossa audição. O nosso aparelho auditivo é bem sensível e está exposto a lesões que podem chegar a serem irreversíveis.

A perda auditiva dos jovens vem aumentando devido a altura excessiva em que eles colocam o aparelho e aqueles que, ainda não passaram por isso, têm grandes chances de passar por esses ou outros problemas na velhice.

Nos Estados Unidos uma universidade publicou uma pesquisa que apontava que houve um aumento de 33% dos jovens que procuraram ajuda médica apresentando distúrbios auditivos devido ao uso errôneo do fone de ouvido nos últimos 15 anos. Muita coisa né!

Para ajudar você a se prevenir e também estar de olho na saúde dos seus filhos, que são os que mais usam esse tipo de aparelho, procuramos algumas dicas para vocês e alguns sinais para você poder saber se sofre ou não de algum problema já oriundo desse nosso assunto. Fique atento então nos próximos parágrafos.

Primeiramente saiba que há dois tipos de fones de ouvidos, o Headset, que tem o formato de um arco em sua cabeça, com almofadas que aconchegam o pavilhão auricular e também serve como isolante sonoro, ou seja, por mais que você o aumente, ele não irá sair totalmente no volume em que está, pois a espuma irá encobrir uma porcentagem do som.

Mas também existem os fones simples que são os mais baratos, e mais comum de serem vistos em uso. Esse tipo de fone de ouvido é o que frequentemente causa maiores danos na audição, pois ele não oferece proteção alguma. A altura do som determinada por você irá chegar em seu aparelho auditivo.

Mais um problema apresentado por esse tipo de fone é que ele deixa passagem para sons avulsos que estão ocorrendo ao seu redor, o que acaba fazendo você aumentar ainda mais o volume e maltratar ainda mais sua audição. Eles também não apresentam nenhuma outra proteção contra a parte metálica do fone a não ser uma borracha que pode ser retirada com facilidade.

Esses fones de ouvidos devem ser usados com muita cautela e se você perceber alguma alteração auditiva ou até mesmo no produto, procure ajuda médica ou adquira outro produto.

Porém ambos tipos de fones de ouvidos podem estar alterando a sua audição se você se viciar a passar o tempo todo com eles, sem dar descanso para seu aparelho auditivo ou ainda pior ouvir suas músicas em volume muito alto. Esse é o pior dos erros que cometemos e o que pode comprometer mais ainda nossa audição, pois, ao colocar um fone de ouvido você já está retirando todo o som que iria sair para todos os lados e aprisionando ele apenas em direção ao seu ouvido, e ao elevar seu volume você poderá chegar em determinado momento que afete de tal forma seu ouvido que possa até mesmo perder a audição.

Alguns fones de ouvidos apresentam um volume muito alto ou ainda programas sonoros que devem ser administrados com cuidado, aconselhamos vocês a sempre estarem dando uma olhada em suas instruções só para prevenir. Acho que é importante lembrar que até uma altura de 85 decibéis ainda é inofensivo para o ouvido, ao elevar essa altura pode começar a acarretar problemas.

Os principais sintomas de problemas auditivos abordam os zumbidos que começam a serem ouvidos pelas pessoas, o aumento da voz na hora da fala, pois você deixa sua fala num tom em que você ache que é adequado para ser ouvido, e ainda começa a deixar rádios e televisões em altura excessiva e pede para pessoas falarem em tom mais alto. Caso você sofra ou conhece alguém que apresente essas características fique esperto.

Para encerrarmos aqui estão algumas dicas que podemos deixar para vocês:

  • Deixe o volume do seu aparelho pela metade;
  • Na hora da compra de fones de ouvidos procure adquirir aqueles que apresentam 85 decibéis;
  • Não utilize por horas e horas fones de ouvidos, dê um descanso aos seus ouvidos;
  • Evite usar esses fones muito pequenos;
  • Em qualquer caso de dúvida ou de suspeita de algo procure ajuda médica.

Lembre-se usar fones de ouvidos é muito bom e moderno, mas deve também ser usado com cautela e muita responsabilidade para no futuro não apresentar nenhum problema.

Os perigos dos fones de ouvido
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina A Música Pode Danificar Seus Ouvidos

Com o avanço das tecnologias um hábito que se tornou muito comum entre jovens e adultos é o uso dos

Saúde da Mulher Como Tratar Infecções nos Ouvidos

Uma infecção no ouvido pode ocorrer em adultos, embora seja mais comum que afete as crianças e esta pode causar

Saúde da Mulher Como Parar o Soluço?

O soluço é uma condição extremamente irritante e muitas vezes difícil de passar. Te contamos alguns segredos para tratar esse

Maternidade Como Prevenir Infecções de Ouvido no Bebê

As infecções de ouvidos são uma verdadeira dor de cabeça para os pais e causam muito desconforto e dores para

Maternidade A Musicoterapia para a Grávida e Família

Durante a gravidez existem muitos cuidados com a saúde da mãe e do bebê, mas é importante também que a

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Fones de Ouvidos Podem Prejudicar a Saúde?"