Exercícios para uma Viagem Longa de Avião

Exercícios para uma Viagem Longa de AviãoSe tiver que realizar um vôo longo (mais de três horas) deve tomar algumas precauções para tornar a viagem mais confortável e evitar que esta seja a causa de qualquer problema para a sua saúde. Entre estas precauções o importante e indispensável é a hidratação abundante, o controle da temperatura corporal, a postura correta durante o vôo e as medidas de prevenção da chamada “síndrome da classe econômica“.

A “síndrome da classe econômica” é a formação de um coágulo nas veias profundas das pernas, que posteriormente pode fragmentar e desprender-se afetando as artérias pulmonares. Isso foi observado em passageiros de vôo aéreo de longa duração e especialmente nas pessoas da classe econômica, devido à maior imobilidade que eles têm.

Felizmente a probabilidade de sofrer desta síndrome é baixa na população, mas, no entanto, sabemos que existem fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa apresentar uma trombose:

Baixo risco: se o passageiro for jovem, saudável e não tomar qualquer medicação.

Risco moderado: pessoas com mais de 40 anos que tomam contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal ou com obesidade, problemas com varizes, insuficiência cardíaca, gravidez ou são fumantes.

Alto risco: pessoa que já tenha uma história de trombose ou predisposição familiar à trombose, recente intervenção cirúrgica sob anestesia geral, traumatismo nos membros inferiores, membros inferiores imobilizados ou enfermidades oncológicas.

Nessas viagens com duração de mais de três horas recomenda-se uma série de medidas preventivas:

– Escolha lugares situados no corredor, eles permitem uma maior mobilidade.

– Não coloque nenhuma bagagem debaixo do assento dianteiro, pois diminui ainda mais a mobilidade das suas pernas.

– Se você está entre o grupo de pessoas de alto risco, use meias de compressão durante o vôo para promover a circulação.

– Se você quiser dormir durante o vôo deve fazer com as pernas retas e relaxadas.

– Viaje com roupas confortáveis e evite pontos de pressão de roupas apertadas.

– Você deve beber muita água, evitar o álcool, antes e depois do vôo, nem bebidas com cafeína, pois podem favorecer a desidratação. A desidratação é devido ao ar-condicionado do avião que deixa o ambiente muito seco.

– Evite sentar-se com as pernas cruzadas, pois dificulta o fluxo de sangue.

– Realize caminhadas curtas ao redor da cabine a cada 1 ou 2 horas.

– Faça exercícios de alongamento para o músculo da panturrilha (movimente os pés para cima e para baixo, isto é, levante os dedos para cima com o calcanhar apoiado no chão e depois levante o calcanhar apoiando os dedos no chão), pois isso fará com que o sangue circule mais rápido. Mude a posição dos pés de 10 em 10 segundos.

– Massageie as pernas do tornozelo até o joelho para estimular o fluxo sanguíneo.

– Aperte uma mão contra outra na altura do peito, com pressões intermitentes por 5 segundos. Pressione e relaxe ritmicamente.

– Coloque uma revista ou um livro entre os joelhos e pressione uma perna contra outra, aproveitando para erguer a perna para cima e para baixo com movimentos simultâneos.

– Se você tem fatores de risco de trombose, recomenda-se consultar o seu médico antes de fazer uma viagem de longa distância, já que pode ser aconselhável o uso de um remédio preventivo.

– Alongue as costas, diversa vezes.

– Exercite a cabeça suavemente para a esquerda, para a direita e para frente.

– Espreguice.

– Mude sutilmente de posição, como virar um pouco para o lado.

O importante é que você se exercite em intervalos constantes, por que isso diminuirá o risco de trombose e também de chegar ao fim da viagem com as pernas inchadas, o que pode te trazer muito incômodo.

Trombose Venosa do Viajante
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Que Tal Diminuir os Quadris?

Todas as mulheres desejam perder alguns quilos extras, no entanto algumas querem perder esses quilos de forma localizada, por exemplo,

Maternidade 10 Dicas Para Aliviar a Cólica do Bebê

O pesadelo de muitos pais com um bebê recém-nascido são as cólicas que o fazem chorar constantemente. Por isso, hoje

Saúde da Mulher O Sedentarismo Aumenta o Risco de Embolia

O sedentarismo pode ter consequências muito prejudiciais para a nossa saúde. Uma delas é a embolia que tem maiores probabilidades

Saúde da Mulher Dicas para Ficar em Forma e Estimular a Circulação

Para mantermos a forma e estimularmos a nossa circulação não são necessários grandes esforços nem frequentar uma academia. Existem algumas

Maternidade Tudo Sobre Uma Gravidez Ectópica

A gravidez ectópica é uma gravidez que se desenvolve fora do útero na cavidade abdominal. É uma condição que não

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Exercícios para uma Viagem Longa de Avião"