Dor de Cabeça nas Mulheres

Dor de Cabeça nas MulheresEstatísticas revelam que mais de 90% da população do Brasil teve ou terá cefaleia (dor de cabeça na mulher ou no homem) algum dia. Em cerca de 50% dos casos o desconforto é frequente. Os dois tipos de dor de cabeça mais comuns, entre os quase 200 existentes, são a cefaleia tensional e a enxaqueca. A primeira é uma dor de final de tarde, que vem após um período de estresse ou um longo dia. Também pode ser consequência de sobrecarga emocional ou física e costuma passar com um simples analgésico. Já a enxaqueca é caracterizada por dor de cabeça geralmente latejante, em um ou nos dos dois lados da cabeça, com náusea, surgindo também vômitos, aversão à luz e ao barulho (fotofobia e fonofobia, respectivamente). Dura de 4 a 72 horas e pode até piorar com atividades simples, como subir uma escada. Em geral, o mal obriga a pessoa a permanecer em repouso, interrompendo a rotina diária.

Existe ainda a chamada enxaqueca com aura, que apresenta as mesmas características, com o acréscimo de que antes ou durante o quadro, os pacientes descrevem fenômenos visuais (estrelinhas na vista ou sensações de perda visual) ou sensoriais (formigamentos pelo corpo, em um ou ambos os lados), que duram entre 5 e 60 minutos. O incômodo ocorre devido à sensibilidade do cérebro. O paciente com enxaqueca herda dos seus pais (de um deles ou dos dois), através dos seus genes, distúrbios neurológicos que levam há algumas alterações na química cerebral. Ou seja, seus neurotransmissores não são normais como os das outras pessoas. Eles propiciam uma instabilidade em seu funcionamento.

Apesar de homens e mulheres apresentarem a mesma causa para o distúrbio, estudos comprovam que de cada 100 representantes do sexo feminino, 16 sofrem de enxaqueca, contra 4 em cada 100 do sexo masculino. A culpa seria da oscilação hormonal que acontece durante o ciclo menstrual – especialmente pela ação do hormônio estrogênio. Quando ele cai no sangue ou aumenta rápida e abruptamente pode desencadear a enxaqueca. Mas se independente da quantidade, muita ou pouca, os níveis não oscilam, o desconforto não é desencadeado, explica o médico. Na prática acontece assim: próximo à menstruação o estrogênio cai rapidamente (levando a um quadro de dor de cabeça); na gravidez ele aumenta, mas fica estável durante todo o período (portanto, não acontece o quadro); na menopausa o hormônio cai e fica estável em níveis baixos (novamente nada de incômodo).

O primeiro passo é entender que se trata de uma doença crônica, porém com tratamento eficaz. É preciso procurar atendimento médico especializado para ter acesso às diversas formas de orientações cabíveis, a fim de se reduzir essas taxas que na atualidade chegam a assustar, mas que em um futuro próximo poderão ser reduzidas.

dor de cabeça mulheres
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Tratamento contra Enxaquecas

As dores de cabeça constantes conhecidas como enxaquecas não têm cura e podem acompanhar uma pessoa por boa parte da

Maternidade Evitar a Retenção de Líquidos Durante a Gravidez

Durante a gravidez o nosso corpo sofre diversos tipos de mudanças, sejam elas físicas ou internas no nosso organismo. Uma

Maternidade Remédios Caseiros para Dores de Cabeça na Gravidez

Durante a gravidez você pode experimentar novas dores e desconfortos, então saiba quais as práticas e remédios caseiros que podem

Intimidade Feminina A Sexualidade Feminina na Menopausa

A menopausa é uma etapa da vida das mulheres em que ocorrem diversas mudanças, uma delas é em relação a

Saúde da Mulher Terapias para Dor

Existem vários tipos de dor que nos causa incômodo, algumas crônicas e outras causadas por lesões, mas além do uso

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 3 Comentários para a Dica "Dor de Cabeça nas Mulheres"
Alancardeck Bezerra Caraciolo

Olá eu gostaria de saber porque quando eu lavo a cabeça no outro dia começa doer e não passa só tomando remédio, e minha mulher é a mesma coisa, eu gosto de pesquisar porque temos informações mais esclarecidas. parabéns pelo trabalho que vocês fazem, continuem esse trabalho, é muito importante para povo que mais precisa. no mais muito obrigado.

Silvana Rego

Gostaria de saber porque minha cabeça dói quando lavo.

Silvana Rego

Gastrite crônica tem cura?