Diferença entre Alergia Alimentar e Intolerância Alimentar

Diferença entre Alergia Alimentar e Intolerância AlimentarOs termos médicos são tão próximos um dos outro, mas na essência são coisas diferentes. E nós, que não somos médicos, não sabemos ao certo qual mal padecemos. Mas e aí, quais as diferenças entre alergia alimentar e intolerância alimentar? Vamos lá:

O que é alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico do nosso organismo provocado pela ingestão de um determinado alimento. Por exemplo: camarão. Quando a pessoa apresenta este quadro ela pode apresentar vários quadros: dificuldade para respirar, diarréia, urticária e vômitos. A pessoa se for altamente alérgica pode até morrer, principalmente os menores de 5 anos, pois seu sistema digestivo não é tão forte quanto ao do adulto.

Os alimentos que mais provocam alergia alimentar são: ovos; marisco; manteiga de amendoim; peixe; leite de vaca; nozes; glúten presente na cevada, aveia, trigo e centeio; tomate; frutas cítricas, canela; milho; etc. Mesmo que a maioria das crianças que passa por este problema possa superar a alergia, outras tantas não conseguem fazê-lo e podem ter episódios em sua vida adulta.

O que é intolerância alimentar?

A intolerância alimentar é uma reação adversa ao alimento que não influencia em nada o sistema imunológico do organismo. Os sintomas que as pessoas experimentam neste tipo de enfermidade são: diarréia, dores abdominais, flatulência logo após o consumo do alimento e digestão difícil.

Existem diferentes tipos de intolerância, porém os mais comuns são: intolerância à lactose e à frutose. Esta enfermidade aparece devido à carência de enzima específica que atua na digestão deste alimento ou sensibilidade aos aditivos, como por exemplo, conservantes. Também pode aparecer logo após uma cirurgia bariátrica, pois com a redução do estômago a digestão de alguns alimentos fica prejudicada. Ou devido ao estresse e fatores psicológicos. A intolerância alimentar também pode ter origem na doença celíaca ou doenças gastrintestinais.

Saber diferenciar alergia alimentar da intolerância alimentar já é um grande passo para um autodiagnóstico e assim saber prevenir. Contudo procurar um médico se faz necessário diante de dúvidas ou sintomas extremos.

ALERGIA ALIMENTAR X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Sintomas de Intolerância à Lactose

Muitas pessoas sofrem com a intolerância à lactose, mas desconhecem as informações sobre este problema. Então te contamos quais são

Regimes Porque não Podemos comer Rapidamente?

Atualmente o ritmo de vida que todos levamos prejudica em muitos aspectos a nossa saúde, pois sempre falta tempo. Hoje

Regimes Como Começar Uma Reeducação Alimentar

As dietas restritivas podem ajudar a perder algum peso, mas após o seu término é provável que você recupere o

Saúde da Mulher Alergia Alimentar

As alergias podem ser causadas por diferentes fatores, mas no caso das alergias alimentares existem alimentos que as causam com

Saúde da Mulher Enzimas a Favor da Beleza

As enzimas são proteínas que encontramos em nosso organismo naturalmente e são essenciais para diferentes processos do nosso corpo. Mas

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Diferença entre Alergia Alimentar e Intolerância Alimentar"